Desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental
Um dos principais
desafios na consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº
9.985/00) é estimular a mobilização e participação da população em geral, das
comunidades residentes e do entorno nos processos de criação, implementação e
gestão das unidades de conservação. A
educação ambiental no contexto das unidades de conservação se apresenta como um
importante instrumento na disponibilização de informações qualificadas,
compartilhamento de compreensões e estabelecimento de ações para aprimorar a
participação social e a conservação da sociobiodiversidade. Nesse sentido a
DIEAS pretende desenvolver programas de educação ambiental nas Unidades de
Conservação(Ucs) baianas.
Objetivo
Desenvolver e implementar ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação dos Estado da Bahia, por meio de programas de Educação Ambiental junto ás Unidades de Conservação, em consonância com a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental - ENCEA e a Política Estadual de Educação Ambiental , a partir de processo participativo envolvendo os conselhos gestores das UCs através da criação de câmaras técnicas de educação ambiental – CT EA e as comunidades do entorno.
Desenvolver e implementar ações de educação ambiental nas Unidades de Conservação dos Estado da Bahia, por meio de programas de Educação Ambiental junto ás Unidades de Conservação, em consonância com a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental - ENCEA e a Política Estadual de Educação Ambiental , a partir de processo participativo envolvendo os conselhos gestores das UCs através da criação de câmaras técnicas de educação ambiental – CT EA e as comunidades do entorno.
·
Nos
Comitês de Bacia Hidrográfica
A educação
ambiental no âmbito dos comitês de bacia hidrográfica se estabelece na medida em
que é incorporada de maneira estrutural em cada um dos comitês. Isso significa
criar espaços institucionalmente reconhecidos (câmaras técnicas) para planejar a
inserção da educação ambiental nos planos de bacia e na relação com os demais
instrumentos da política de recursos hídricos. Um plano de bacia é formado por
estratégias de implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos
somadas a programas, projetos e ações a serem desenvolvidos. Nesse conjunto de
conteúdos os programas de educação ambiental surgem enquanto estratégias
apoiadoras da gestão.
ObjetivoDesenvolver
programas de educação ambiental nos comitês de bacia hidrográfica a partir da
criação de câmaras técnicas de educação ambiental reconhecidas regimentalmente
pelos comitês apoiando a gestão local dos recursos hídricos.
·
Nos
municípios
Os Programas de
Educação Ambiental (PEA) deverão orientar o diagnóstico socioambiental, os
objetivos da educação ambiental em um espaço definido, as diretrizes, as
estratégias, as prioridades de ação e as responsabilidades quanto ao seu
desenvolvimento. Trata-se de conteúdos negociados entre diferentes partes e
seguimentos e que deverão ser permanentemente avaliados e atualizados. Um
programa municipal de educação ambiental deve ser a carta de navegação de um
conjunto de atores que coordenam, desenvolvem e avaliam a educação ambiental no
município. Para tanto se faz necessário assegurar coerência entre a estratégia a
ser proposta e a problemática socioambiental da região, visando precisar o papel
da EA, alinhada com suas diretrizes às ações a serem viabilizadas.
ObjetivoApoiar os
municípios reconhecidos pelo Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) na
construção da Política e Programa Municipal de Educação Ambiental.
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