sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Carrapato, um problema comum em todas as partes do Brasil

Carrapato, um problema comum em todas as partes do Brasil. Um bichinho que incomoda e aterroriza muitos donos de cães. E para acabar com eles? Que dor de cabeça não?! Muitos mitos são ditos sobre como os cães pegam carrapatos e como podemos acabar com as infestações.
Primeiramente, o carrapato do cão, conhecido como Rhipicephalus sanguineus é comum e aparece somente em cães. Por isso o primeiro mito que tem que sumir é quando culpam pombos e pardais que ficam nos quintais pela infestação de carrapatos no cão. Também não devemos colocar a culpa no rato que visita sua casa, porque ele também não tem carrapato. Esse bichinho é exclusivo do cão.
O carrapato do cão é urbano e odeia matas. Não encontramos esse araquinideo em matas, nem mesmo no terreno baldio do lado de sua casa. Muitas pessoas afirmam que não conseguem controlar a infestação do carrapato, porque moram ao lado de terrenos baldios, ou pastos, ou chácaras. Esses pequenos meliantes não vivem no solo, na grama, não suportam estar perto do chão, pois a umidade na grama acaba com os carrapatos.
Estes animais estão na sua casa, escondidos em locais onde o microclima os favoreça, como muros, frestas, atrás de quadros, máquinas e eletrodomésticos, buracos nas paredes, vãos de madeira, etc…
Pois é, quebrando paradigmas, é mais fácil uma infestação em um quintal de cimento, com muro chapiscado, do que em um quintal todo gramado.
Muita gente não leva o animal para passear no parque, pois “lá tem muito carrapato”. É mais provável que ele pegue do muro de uma casa com infestação, do que no parque, cheio de grama.
Para acabar com o carrapato, fiquem atentos a algumas dicas:
  1. O carrapato fica 5% no animal e 95% no ambiente.
  2. O carrapato prefere locais altos e frestas.
  3. Quebre o ciclo do carrapato fazendo a desinfecção do ambiente por pelo menos 4 semanas.
  4. O carrapato cai do cão, assim como os ovos, no ambiente em 90% dos casos no periodo da noite.
  5. Procurem o foco próximo onde seu animalzinho dorme.
  6. A prevenção é mais barata que o tratamento, portanto coloque coleira anti carrapato ou um dos diversos produtos existentes no mercado.
  7. Em uma infestação, faça a desinfecção nos muros, frestas, quadros, móveis.
  8. Casas geminadas precisam ter entendimento entre os vizinhos e todos colaborarem.
  9. Mudando para uma casa nova, faça a limpeza, o período de incubação destes araquinideos pode variar, portanto não corra riscos.
  10. Em uma infestação, fique atento se seu melhor amigo comecar a ficar sem fome, depressivo, quietinho, leve ao médico veterinário.
Este carrapato do cão tem estes hábitos urbanos e não existe chance de seu amigo pegar alguns deles em áreas de matas, terrenos baldios, praças, só se pegar de outro cão que esteja na mesma praça etc.
Existem outros tipos de carrapatos que podem viver bem em áreas gramadas, terrenos e matas, principalmente próximos a fluxos de água, como o carrapato estrela. O que muita gente não sabe, é que esta espécie de carrapato, transmissor da febre maculosa para os seres humanos, pode transmitir também para o cão.
A febre maculosa canina causada pelo carrapato estrela, tem os mesmos sintomas que a erliquiose, causada pelo carrapato do cão, mas como normalmente em um hemograma que apresenta trombocitopenia, baixa de plaquetas, e mais os sintomas clínicos que são muito parecidos, o animal é tratado como se estivesse com erliquiose. O tratamento é o mesmo para as duas doenças, porém é bom ficar atento aos habitos do seu cão e fazer o exame específico para descobrir, pois a febre maculosa é um caso sério de saúde pública e pode estar colocando sua família em um sério risco.
Veja abaixo as difetentes características entre os dois carraptos:
CARRAPATO DO CÃO
CARRAPATO ESTRELA
Portanto, quebrando diversos paradigmas, vocês podem agir de outra maneira e criar novos habitos de prevenção e tratamento do seu animal.
Fonte: PlaneTvet

Nenhum comentário:

Postar um comentário