A ACIFLORA – Associação de Recuperação Florestal e Ecológica da Região de Bauru – é uma entidade civil sem fins lucrativos, formada por consumidores de matéria – prima florestal. Esta Associação tem por objetivo a implantação de reflorestamentos próximos às fontes consumidoras. Constituída em 04/03/1989, a ACIFLORA atua hoje em 30 municípios na região de Bauru, recolhendo as contribuições dos consumidores dos produtos florestais e com estes recursos vem produzindo mudas de qualidade que são oferecidas gratuitamente aos pequenos e médios agricultores.
Estudos demonstram que os reflorestamentos são capazes de proteger os solos da erosão, evitar o assoreamento dos rios e propiciar um ambiente para a fauna silvestre. Além do mais, os reflorestamentos fornecem a madeira necessária aos consumidores, o que evita a procura desta madeira nas florestas naturais, que são deste modo, indiretamente protegidas. A ACIFLORA é devidamente reconhecida, aprovada e credenciada pelo órgão competente da SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE O ESTADO DE SÃO PAULO para executar o Programa de Reposição Florestal no Estado de São Paulo.
Objetivos:
- Promover o cumprimento da Reposição Florestal de seus associados;
- Aumentar a oferta de matéria-prima florestal na região, reduzindo desta forma a pressão sobre as florestas nativas;
- Aumento da geração de empregos e renda no meio rural;
- Desenvolvimento de práticas que visam a recuperação de áreas degradadas e de Preservação Permanente;
- Promover a educação ambiental na região atendida pela Associação.
Trabalhos Desenvolvidos
A ACIFLORA efetua o recolhimento anual do valor da Reposição Florestal pago pelos consumidores associados e repassa gratuitamente esta verba na forma de mudas produzidas em viveiro próprio, juntamente com a assistência técnica adequada.
Recuperação de Áreas Degradadas
Parte dos recursos captados pela ACIFLORA são destinados à produção de mudas de espécies nativas, que por sua vez são utilizadas na implantação de projetos de reflorestamento em Áreas de Preservação Permanente Degradadas, cujo objetivo é promover a recuperação da vegetação nativa, favorecendo a melhora na qualidade dos recursos hídricos.
Implantação de Reflorestamentos
Os proprietários rurais responsabilizam-se pela implantação e manutenção dos plantios, já que todo lucro obtido por ocasião da comercialização dos produtos originários dos reflorestamentos pertence ao produtor. Até hoje a ACIFLORA plantou mais de 14.000.000 árvores nos 30 municípios atendidos.
Educação Ambiental
A ACIFLORA desenvolve atividades de Educação Ambiental junto à comunidade de Bauru e Região, aprimorando processos de interação entre a população em busca da conscientização, frente a necessidade da participação da sociedade na resolução dos problemas ambientais que nos cercam, assim como proteção e conservação do nosso patrimônio natural para as gerações presentes e futuras.
Comitês de Bacias Hidrográficas
A ACIFLORA tem hoje presença efetiva como membro titular nos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Tietê – Batalha e Tietê – Jacaré, que têm a finalidade de analisar, aprovar e acompanhar projetos que visam a recuperação dos recursos hídricos, financiados através de recursos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.