segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Plano de bacias, uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável

Nossa região o baixo sul da Bahia, o Brasil  são Todas as  cidades, pois  é a mesma característica, sendo que  aglomeração de pessoas em locais irregulares, nas pequenas e grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais (industriais, comerciais e residenciais).
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.
A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
A atual situação do planeta é decadente, a crise não é só ambiental e social é uma crise no centro do sistema capitalista.
Esta doença está atingindo o mundo todo, a crise é no sistema mundial. O problema da poluição urbana ocorre de vários séculos, no início da revolução industrial teve sua forma acentuada, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse mundo se encontra com uma população de mais ou menos 7 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição em todo canto, a todo vapor, somos maquina geradora  de lixos. 
O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, um exemplo, é o Brasil que produzem cerca de 200 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis. Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo é aplicando medidas para amenizar e reduzir, o consumo, reutilizando e reciclando produtos.
Os lixões são grandes depósitos de lixo a céu aberto, são problemas ambientes com grande probabilidade de contração de doenças, o mau cheiro chega a ser insuportável, por causa do estágio de decomposição dos elementos ali depositados, além de produzir chorume, que é um líquido resultante do lixo, esse possui coloração escura e é bastante ácido.
A poluição do ar é proveniente da emissão de gases no ar (monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de carbono). Esses gases comprometem a composição original da atmosfera provocando uma diminuição da qualidade do ar que os moradores vão respirar, levando as pessoas a contrair doenças respiratórias.
Os agentes poluidores do ar são: as indústrias, a queima de combustíveis fósseis e as usinas termoelétricas e outros
As enchentes são comuns nos grandes núcleos urbanos, principalmente no período chuvoso, pelo fato das cidades serem construídas com concretos e asfaltos, o que diminui drasticamente a impermeabilização do solo, como a água não consegue infiltrar, ela se armazena nas ruas provocando vários inconvenientes e transtornos, como a invasão da água em empresas e residências, trazendo prejuízos financeiros e provocando até mortes. As enchentes também são decorrentes de lixo nas galerias fluviais e construções próximas a rios que transbordam aumentando o agravante.
Contudo Geramos em Ituberá hoje em torno de 400 toneladas de resíduos mensais em média, 20 toneladas por dia, e é despejada nos nossos rios em torno de mais 14 toneladas de resíduos fisiológicos de nossas necessidades mais comuns que são: fezes e urinas e outras. Cada pessoa contribui para poluição em média é 0,5 kg por pessoas diariamente, não podemos jogar a culpas nos outros, somo-nos mesmo, que poluímos, e depois vamos se banhar nos rios com o que sujamos na sua jusante. Cada um tem o dever de fiscalizar e também de contribuir e não só de cobrar do poder público, ao menos se separamos o lixo, para não dar muito trabalho para a reciclagem, mais nem mesmo fazemos coletas seletivas dentro de nossas casas. 
Os lixões agradecem a todos, e ele diz exalado mau cheiro, Ele fala por si só, eu não aguento mais, gente me ajude, vou explodir a qualquer momento e isso realmente aconteceu! Se todos separasse o lixo em casa teriam menos trabalho  com maior eficiência, e assim colocar nos seus devidos lugares.
É bem verdade que não temos um sistema de saneamento básico eficiente, mais o  lixo é o melhor, a  localização que é irregular, mais para atender tão realidade, é preciso que toda a cidade do nosso pais, tivesse uma conscientização de educação ambiental, não temos ao menos educação de berço, se nos tivermos este tipo conscientização e nossa infância, com certeza teríamos  mais respeito à natureza, não ser educado, não é ter formação, são coisas bem diferentes, esta é a visão do povão, pois temos doutores, ainda que são  piores  que os  analfabetos, este sim, frequentou o banco da ciência, mas eles fazem tudo pelo dinheiro não se importa de poluir, faz tudo pelo poder e pelo dinheiro
É triste essa realidade, é um agravante para saúde pública, ainda que invista 20 ou 40 bilhões de Reais até 2020 no saneamento, não acaba esta mazela, o governo federal deve articular políticas ambientais para  que sejam  efetivamente resolvidos tais problemas com  o tão sonhado plano de resíduos sólidos. 
A regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, com adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir sua sustentabilidade operacional e financeira, observada a Lei nº 11.445, de 2007
Portanto não vai resolver, são muitos morcegos no sistema, o  Brasil precisa de educação no sentido mais amplo, precisa de novas perspectivas e ideias inovadas no sistema político,  devemos ter pessoas capacitada para implementar as políticas que está dentro das leis, tanto ambientais como as políticas sociais e culturais. Este é o Brasil que buscam o homem ou uma mulher para governar, ou um grupo que se preocupe com o futuro de nossas crianças e de nossas riquezas e de toda biodiversidade.