sexta-feira, 2 de março de 2012

RICARDO PEREIRA


CURICULUM


RICARDO PEREIRA








Ricardo Conceição Pereira

Brasileiro, convívio estável, 29 anos Rua; loteamento Santo André Numero. 398

Bairro – união, Cidade – Ituberá, Estado - BA,Telefone: 73 - 81438129 / 99418190








objetivo:





Contribuir para implantar o Desenvolvimento empresarial sustentável do município e região implementar nas empresas bem como implantar as novas diretrizes para adequar a nova legislação ambiental e fomentar a gestão e a educação ambiental no âmbito sócio econômico e cultural nas comunidade.







CARGO PRETEDIDO:



Coordenador técnico de meio ambiente;

Analista ambiental;

Auxiliar técnico de meio ambiente;







1.    FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Graduado em Biologia 2008 - FTC



Cursando pós-graduação  pericia e auditoria ambiental FACINT

1.    Cursos extas: educação ambiental, Direto Ambiental, planejamento estratégico, crimes ambientais, medotologia de projetos, Planejamento Ambiental Estadual e Municipal e gestão pública Municipal.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

· Período ano 2000 Empresa – Ambial Cargo: auxiliar em fabricação de alimentos

· Período ano 2008 professor estagiário Colégio estadual Idelzito Eloy de Abreu

· Período ano 2007 professor estagiário EMEF – Sonia Maria



Período 2001 – Empresa- Ebal – cesta do povo Cargo: auxiliar principais atividade: caixa, balaço, e almoxarifado.



Período 2001 a 2011 – Empresa- prefeitura Municipal de ituberá Cargo: funcionário público Principais atividades: motorista de ambulância em motorista da educação com viagens para toda Bahia.



Período 2005 a 2011 – Empresa- DIGITAL – Empresa de serviços e consultoria



Cargo:consultor Principais atividade: Preparação de cursos, palestrante, formatação de projetos ambientais: plano de cosevaçaõ ambiental, conservação da mata atlântica, recuperação de mata ciliares, plano de manejo, supervisão de território, análise de impacto, reflorestamento, recuperação de área degradada, educação ambiental, diagnostico ambiental, cadastro propriedades, mapeamento.



ATUALMENTE MUNICIPAL DE ITUBERÁ -cargo- superintendente de meio Ambiente.



QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS:



· Curso em crimes ambientais 60 horas CENASP, conclusão 12/05/2008 ).



·Curso em emegêcista pre-hospitalar 60 horas SENASP , conclusão em 02/10/2007.



· Monitor do Curso em educação ambiental 30 horas Instituto Casas das letras 30-03-2008



·Monitor do curso desenvolvimento sustentável 30 horas parcerias com Jequitibá, Casas das Letras e a Digital – 30 de 03 de 2008.



· Curso de cultivo de alevino do camarão 10 horas – maricultura 30 - 09 - 2006



· Curso de melhoramento genético da seringueira- Michelin 08 horas 30 -10-2008



· Curso- Atualização da língua portuguesa instituição FTC - carga 24 horas 04-08-2006



· Responsável e monitor do Curso de extensão de endemias para agentes de saúde empresa -Digital carga 16 horas 18-04-2008



· Curso de gestão pública 100 horas fundação ulysses Guimarães 2011- janeiro

INFORMAÇÕES ADICIONAIS







· Disponibilidade para mudança de cidade, estado ou País

· Posso trabalhar como pessoa física ou jurídica


A leishmaniose na Região Costa do Dendê



A leishmaniose é uma doença crônica, de manifestação cutânea ou visceral pode-se falar de leishmanioses, no plural, causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania, da família dos Trypanosomatidae. O calazar leishmaniose visceral e a úlcera de Bauru leishmaniose tegumentar americana são formas da doença.  É uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, que compreendem o gênero Lutzomyia chamados de "mosquito palha" ou birigui e Phlebotomus.

No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos.

Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram 523.975 casos autóctones, a sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Em Portugal existe principalmente a leishmaniose visceral e alguns casos muito raros de leishmaniose cutânea. Esta raridade é relativa, visto que na realidade o que ocorre é uma subnotificação dos casos de leishmaniose cutânea. Uma razão para esta subnotificação é o fato de a maioria dos casos de leishmaniose cutânea humana serem autolimitados, embora possam demorar até vários meses a resolverem-se.
As leishmania são transmitidas pelos insetos fêmeas dos gêneros Phlebotomus Velho Mundo) ou Lutzomyia
No início do século XX o médico paraense Gaspar Viana iniciou estudos sobre a leishmaniose, e a ele atribui-se a descoberta dos primeiros tratamentos para a doença. A doença também pode afetar o cão ou a raposa, que são considerados os reservatórios da doença, conforme referido pelo médico sanitarista.


 Imformação:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Leishmaniose
http://www.proanima.org.br/arquivos/folheto-informativo-leishmaniose-visceral/view

AMBIENTAL APA DO PRATIGÍ: Mitsubishi Corporation

AMBIENTAL APA DO PRATIGÍ: Mitsubishi Corporation

CURSO DE MANIPULÇÃO DA LAVOURA DO GUARANÁ








Foi realizado no ultimo dia 28 de fevereiro o 5º dia de campo, sobre a cultura do guaraná bem como os seus aspectos físico, químicos, e biológicos e fitossanitários.

O curso foi realizado na Fazenda Karina de propriedade da empresa Guaran´apis.

O dia de campo contou com a parceria da secretaria de agricultura do município de Ituberá Sr. Ronaldo Jose dos santos
Responsavél técnico, e  EBDA,  representantes da Casa Familiar Rural de Igrapiúna e a Secretaria  Municipal de Meio Ambiente do municipio de Ituberá acopanhando pelo Sr. Ricardo Pereira Biólogo superitedente do meio ambiente do município.

O evento também contou com a participação de agricultores da região, interessados no aprendizado bem como no Desenvolvimento de uma lavoura Rural Sustentável, sendo dado enfoque à produção e produtividade da cultura do Guaraná.
A colheita é manual, retirando-se os frutos maduros (abertos) ou os cachos. Após a colheita, os frutos devem ser amontoados num galpão por dois a três dias, para uma leve fermentação. Em seguida, são despolpados, manualmente ou por meio de máquinas despolpadeiras  sendo feito a linpezas do mesmo, em seguida é levadopara o secador burareiro.
 A secagem  deve lenta e durar em torno 12  horas até atingir em torno 1.8 a 2.3% de umidade . Temos, assim, o grão de guaraná torrado sem nenhum risco para saude humana e a contaminação de bactérias
O dia de Campo foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Rafael de Araújo Ferraz responsável técnico pelo departamento agrícola da empresa. Rafael ficou muito satisfeito com a presença e entusiasmo de todos, salientando que as portas  da fazenda estarão sempre abertas a grupos de agricultores e alunos interessados na cultura, e que parcerias como essa deveriam ser mais frequentes.
Foi fomentado capacitação do guaranazeiro (Paullinia cupana, variedade sorbilis (Martius) Duke) é uma planta nativa da Amazônia, produz o fruto conhecido como guaraná. É uma espécie vegetal arbustiva e trepadeira da família das sapindáceas, cujo nome provém do termo indígena "varana", que significa árvore que sobe apoiada em outra. Cultivado inicialmente, na Amazônia pelos índios maués.


Na Bahia é cultivado no baixo sul , tornando o estado o maior produtor do país. O cultivo é de grande importância sócio-econômica para a região em virtude de ser explorado por pequenas propriedades e por ser uma atividade típica de agricultura familiar. A área cultivada na Bahia é de 8.000 há com produção de 2.600 toneladas e uma produtividade média superior a 500 kg/há contra menos de 300kg/há da região produtoras da Amazônia.
 A produtividade dos plantios da Bahia é muito superior, visto que a região reúne condições mais propícias ao desenvolvimento da planta, com boa distribuição de chuvas ao longo do ano, solos de maior fertilidade e baixa incidência de doenças como a antracnose, além de usar tecnologias diferenciadas.
Existe um grande  mercado bastante significativos, a Guaran’apis é pioneira em diversos segmentos.
Foi a primeira, por exemplo, a lançar no mercado extrato de guaraná em flaconetes, adequados para o consumo de um público diverso, sobretudo interessado nos efeitos orgânicos do guaraná, especialmente o aumento da disposição, vitalidade e energia.