sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AFINAL, O QUE É LIXO?

 
DEFINIÇÃO
 
Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora. Os dicionários de língua portuguesa definem a palavra como sendo: coisas inúteis, imprestáveis, velhas, sem valor; aquilo que se varre para tornar limpa uma casa ou uma cidade; entulho; qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.
Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas?
Ué, mas se serve pra outras pessoas então não é lixo!
É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!
Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado pelo homem”?
Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo ser humano passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!
Por exemplo: aquela famosa poltrona feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa PET em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem.

COMPOSTAGEM DE MATÉRIA ORGÂNICA

MÉTODOS DE COMPOSTAGEM.

LEIRAS:
A leira é um monte em formato de pirâmide que não deve ultrapassar 1,5m de altura. Pode ter até 2m de largura na base e 5m de comprimento, sem no entanto ser muito menor do que isso. Segundo Eigenheer, é a forma mais simples e barata de se produzir composto de boa qualidade sendo que seu processo de maturação e cura pode durar de três meses a dois anos, dependendo do material, com temperatura equivalente à do meio ambiente.
dsc00765_640x480No caso específico das leiras, existem algumas dicas para sua construção:
  • À medida que se eleva, a leira deve ir diminuindo em sua largura, tomando a forma de uma tenda, em cujas paredes a água da chuva poderá escorrer;
  • Revire a leira, de 3 em 3 dias durante 15 dias (nesse período a temperatura pode chegar a 70°C), depois de 2 em 2 semanas do 16º dia até o quarto mês e por fim, uma vez no 5º e outra no 6º mês.
Dicas importantes:
- Após alguns dias, observar se o núcleo da leira está aquecido, caso contrário ela pode estar muito molhada ou seca, compactada demais ou muito pequena;
- Jamais revolva a leira enquanto estiver muito aquecida e ao mesmo tempo exalando cheiro ácido.
COMPOSTEIRAS
A composteira é um reservatório que pode ter diferentes formas: barril, tonel ou algum recipiente confeccionado de tijolo, de madeira, tela de arame, etc. Este reservatório geralmente é aberto no fundo e pode ser tampado em cima para proteger o composto do excesso de chuva (umidade). As composteiras são utilizadas em caso de pouco espaço disponível ou quando a quantidade de material é insuficiente para a formação de uma leira. As composteiras podem ser de diversos tamanhos e formas, mas o importante é que permitam a circulação de ar e comportem um volume de resíduos não inferior a um metro cúbico.
Existem algumas experiências realizadas em áreas cimentadas, mas recomenda-se certo cuidado pois pode haver produção de chorume provocando cheiro ruim e atração de insetos e roedores. Segundo Ana Branco (PUC-RIO), o importante é equilibrar a quantidade de matéria seca com a umidade dos resíduos, o que evita a produção de chorume.
DIFICULDADES MAIS COMUNS NOS CASOS DE LEIRA E COMPOSTEIRA
Exemplos Motivos Soluções
Cheiro ruim
Falta de oxigênio devido à compactação
Revolver
Falta de oxigênio devido ao excesso de água
Adicione palha, folhas ou serragem (ricos em carbono)
Se o cheiro for de amônia
Cor branco-acinzentada
Falta de água e presença de fungos
Revolver e umedecer
O composto não aquece
Falta de nitrogênio ou de microorganismos
Adicione podas frescas de grama, esterco fresco ou restos de verduras
Pouca umidade
Adicione água ao revolver
O monte precisa ser revolvido
Levar o material das bordas para o centro
Pode estar pronto
Verifique a maturidade do composto
O composto está muito quente (acima de 70º)
Monte muito grande
Reduza o tamanho
Excesso de umidade
Excesso de água
Evitar a incidência de água ou materiais muito úmidos
ATERRAMENTO
O aterramento consiste em abrir um buraco de no máximo 30cm de profundidade no solo sendo uma prática comum em áreas onde não há recolhimento de lixo. Nesse método, recomenda-se o recobrimento com camadas finas de terra retiradas da própria escavação para evitar a atração de moscas e outros animais. É um processo mais lento do que os anteriores e o material não precisa ser revolvido.
IMPORTÂNCIA DA COMPOSTAGEM:
    • Reduz a quantidade de lixo nos depósitos;
    • Enriquece a terra em nutrientes para as plantas;
    • Evita as queimadas que poluem o ar e incomodam a vizinhança;
    • Auxilia na agregação do solo melhorando a sua estrutura;
    • Ajuda na aeração e na habilidade de reter água e nutrientes, e soltá-los lentamente para uso das plantas ao seu redor;
    • Melhora a drenagem nos solos argilosos e a retenção da água nos solos arenosos;
    • Reduz a necessidade de usar herbicidas e pesticidas.