sábado, 24 de novembro de 2012

Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia


  • Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia

Todos os projetos coordenados pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides) têm como missão promover a mobilização produtiva do tecido social, unindo Sociedade Civil, Poder Público e Iniciativa Privada. Atualmente, seu foco está na promoção do Etnodesenvolvimento e do Turismo Sustentável no Baixo Sul da Bahia.

Formação e capacitação com o envolvimento da comunidade, acesso à cultura, recuperação e revitalização do patrimônio regional são as ações que o Ides está executando na busca pela consolidação na região do Agroecoturismo – um modelo de turismo agrícola, ecológico e sustentável. 

Em parceria com a Agência de Ativa Rafting e Aventuras, o Instituto está estruturando o Roteiro de Turismo Ecoétnico. A ideia é fortalecer o protagonismo comunitário e aproximar os visitantes da cultura local, com o desenvolvimento de uma consciência que traz como base estruturante a sociobiodiversidade. E ainda proporcionar uma renda complementar para a unidade-família local. 

O Ides firmou parcerias com o Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) viabilizando a aquisição de recursos para restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo. Importante patrimônio arquitetônico e histórico-cultural brasileiro, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Fortaleza do Morro de São Paulo está localizada na Ilha de Tinharé, no município-arquipélago de Cairu, e é um importante destino turístico da “Costa do Dendê” na Bahia. 

Depois de recuperado, o espaço será destinado à visitação pública e utilizado para a apresentação de manifestações culturais da região, com ênfase para o etnodesenvolvimento, em face das dezenas de comunidades quilombolas aí existentes. Estará também exposto o rico artesanato de piaçava, cujos produtos estão certificados com o “Selo Quilombola”. Essa conquista foi articulada pelo Ides em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal.
 
Saiba mais: www.ides.org.br