sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Praia do pratigí mais bonita e mais limpa


 


Em Ituberá – Bahia, foi reciclado Cerca de 150 kg de lixo, foram coletadas hoje (09), de novembro de  2012  a  Limpeza da Praias do pratigí . Organizada pela empresa de serviços e consultoria e os alunos do colégio estadual Idelzito Eloy de Abreu, a turma do terceiro e quarto ano do curso de agroecologia, a iniciativa contou com 14 voluntários em vários pontos da praia.

De acordo com os organizadores da ação, RICARDO PEREIRA Biólogo, responsável do projeto educando para a sustentabilidade, um dos objetivos do projeto da campanha é identificar e reciclar vários tipos de lixo ou resíduos mais descartados na areia. A quantidade de restos de cigarros, garrafa pete, saco plástico, copos descartáveis garrafas de vidros sendo que é o pior  dos resíduos porque corta as pessoas e só é possível catar manualmente”, explicou. Em seguida, estão canudinhos e restos de papel.

O objetivo e que o novo governo de maior atenção a este problema, a secretaria municipal do meio ambiente tem a meta é desenvolver campanhas de conscientização, o material também será separado e destinado à reciclagem.

A ação contou com a ajuda da agro industrial, Sr. Jan Pril vice-prefeito, ações com a ajuda do empresário de Itacaré, a partir de 2013 devemos contar com  canoagem, de mergulhadores, pescadores e alunos da Escola Municipais e além de voluntários. “a ideia é envolver pedestres, banhistas, quem está trabalhando ou fazendo esporte. A ideia é conscientizar o povo na praia para mantê-la limpa. É uma ação de conscientização”,.

O secretario Municipal de Ambiente, Carlos Aragão, concorda que uma mudança de hábito é urgente. “Pessoas continuam descartando seu lixo em qualquer lugar”. Ao observar crianças colaborando na coleta, disse que a atitude delas “é uma tapa de pelica reciclada na cara de adultos com mentalidade predatória”.

Em outras ações no município de Ituberá  deveria envolver as Empresas com Asseio da Conservação do município em busca do desenvolvimento sustentável certamente  deverá em 2013 juntar a escoteiros e a estudantes para um mutirão de limpeza, atividades de lazer e culturais, que terminam no fim da tarde, no pratigí ou pancada grande ou na Barra de seriarem ou em outro lugar.

A limpeza de praias, do pratigí constantemente  fez a coleta de lixo,  onde o total recolhido está sendo contabilizado. Outras cidades brasileiras também fizeram mutirões integrados ao movimento Clean Up the World, que ocorre em 125 países.