terça-feira, 24 de abril de 2012

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador-geral do Canadá, David Johnston

Segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 18:12
Ao lado das alunas Iracely e Maria Selma e do governador-geral do Canadá, o ministro Aloizio Mercadante fez previsões otimistas para o programa (Foto: Fabiana Carvalho)O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o governador-geral do Canadá, David Johnston, estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 23, na sede do Ministério da Educação, em Brasília, para compartilhar os resultados do programa Mulheres Mil no Brasil. A metodologia utilizada hoje pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia para desenvolver o Mulheres Mil em todo o País tem origem no Canadá.

No encontro, o governador-geral e os demais membros da delegação canadense puderam conhecer os resultados do programa que chegou ao Brasil em 2007, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e instituições de ensino canadenses. Na época, foram implantados 13 projetos-piloto nas regiões Norte e Nordeste que beneficiaram 1.191 brasileiras entre 2007 e 2010.

“O Canadá já tinha esta tecnologia social desenvolvida. Consideramos a experiência brasileira extremamente exitosa. Tanto que amanhã divulgaremos o resultado do último edital para expandir o programa”, destacou Mercadante. Nesta terça-feira, 25, serão divulgados os próximos 102 campi de institutos federais onde a política será implantada.

O Mulheres Mil já está presente em 112 unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e beneficia 10 mil brasileiras. Para este ano, estão previstas mais 20 mil vagas e até o final de 2014 a meta é beneficiar 100 mil brasileiras, por meio da política pública que se tornou programa do Governo Federal, integrante do Brasil Sem Miséria, no ano passado.

O ministro ainda se mostrou confiante com relação à continuidade do programa, voltado para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio da formação profissional aliada à elevação de escolaridade. “O programa com certeza dará um salto ainda maior”, afirmou.

Mercadante ainda lembrou que o Canadá é um dos parceiros estratégicos do programa Ciência Sem Fronteiras, que até o final de 2014 possibilitará o intercâmbio de 100 mil estudantes brasileiros com instituições de ensino estrangeiro. “O Brasil tem uma longa caminhada e interesse nesta parceria com o Canadá. Inclusive, para atrair pesquisadores canadenses que poderão dar sua contribuição ao nosso país”, disse.

Para David Johnston, as histórias de vida das alunas beneficiárias do programa no Brasil “são lindíssimas”. Ele se mostrou um entusiasta da política pública, cujos relatos das brasileiras atendidas nos institutos federais são muito parecidas com as mulheres canadenses beneficiadas com ações similares. “Estamos vendo os melhores frutos de uma cooperação bilateral”, ressaltou ele.

O evento também contou com a participação de duas ex-alunas do programa, que deram depoimentos a respeito da experiência de voltar às salas de aula depois de anos afastadas da escola e já estarem empregadas. “O projeto foi uma porta aberta para começar uma nova vida”, afirmou a cearense Maria Selma da Silva.

Maria Selma atualmente trabalha como camareira em um hotel de Fortaleza. A beneficiária estudou até a quinta série do ensino fundamental e aproveitou o programa para fazer cursos e avançar nos estudos até concluir o ensino médio. “Enxerguei que podia, sim, mudar, pensar mais em mim e me valorizar. Foi muito difícil passar tanto tempo fora da escola e voltar a estudar”, conta.

Iracely Garcia dos Anjos Coelho, também mãe e aluna do Mulheres Mil, é natural de Alcântara, no Maranhão. Ela conta que a participação proporcionou-lhe mais qualidade de vida, assim como às três filhas. “O projeto trouxe maravilhas em minha vida. Eu era diarista e hoje tenho meu emprego, trabalho em uma franquia de restaurante e recebo muitas propostas de trabalho”, afirma. A maranhense sonha cursar gastronomia, mas ressalta, como um de seus principais objetivos: “Gostaria de alguma forma participar do programa para auxiliar outras mulheres.”

As beneficiárias do programa entregaram ao governador-geral do Canadá, David Johnston, o livro Mulheres Mil – do sonho à realidade. A publicação traz o início da trajetória do programa no Brasil, narrada por 27 mulheres que participaram do projeto-piloto implantado nas regiões Norte e Nordeste.

Base Ambiental da Costa do Dendê- AMBIENTAL

Base Ambiental da Costa do Dendê

Em Novembro de 2009, foi inugurada em Valença a Base Ambiental da Costa do Dendê, resultado de uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA), o Ministério Público baiano e a Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs). O projeto visa com aproximar as entidades ambientais da região do Baixo Sul Baiano, propiciando a realização de ações integradas preventivas e fiscalizatórias para a defesa do meio ambiente, especialmente do bioma Mata Atlântica.

A estrutura administrativa da base se encontra inserida ao Sistema de Proteção Legal da Mata Atlântica (SPLMA) e atenderá, além do município de Jaguaripe na região do Recôncavo, a todos os municípios do Baixo Sul da Bahia: Valença, Barra do Rocha, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Ituberá, Gandu, Piraí do Norte, Itamari, Nova Ibiá, Ubatã, Ibirapitanga, Camamu e Maraú,
A Base Ambiental da Costa do Dendê é a segunda de cinco bases ambientais na Bahia propostas pelo Núcleo Mata Atlântica (Numa), Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do projeto Corredores Ecológicos. A primeira base está situada em Amargosa, na região Recôncavo Sul. A terceira,a Base Ambiental da Costa das Baleias, inaugurada em março de 2010, se encontra em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia e conta com o apoio da a Cooperação Brasil-Alemanha e KFW Entwicklungsbank.

PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA - AMBIENTAL

PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA

O município de Presidente Tancredo Neves, antes conhecido como Tabuleiro de Liberina (1940), teve início com uma barraca de palha que ficava às margens da estrada que ligava as propriedades rurais à cidade de Valença, Nazaré e Aratuípe. Esta barraca, primeiro ponto comercial, pertencia a uma Senhora de nome Liberina, onde ali vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas em lombo de animais para as cidades acima citadas.
Nesta mesma época iniciou-se a construção manual da BA 002, surgindo outros comerciantes entre eles Israel, Oseas Araújo Borges (Cabloquinho), Adolfo Araújo Borges, Gracilíano José de Andrade, este último, proprietário da primeira pensão, localizada na Praça São Roque, com isso atraindo outros moradores. Estes comerciantes vendiam produtos alimentícios e vestuários e compravam agrícolas (farinha de mandioca e cacau).
Posteriormente o senhor José Pereira, proprietário da Fazenda Paraíso, passou a morar no povoado dando-lhe nome de Itabaína, nome de origem indígena que conforme antigos, provem de uma mistura de ramas com pedras (Ita significa pedra e baína rama), a história conta que naquela época as ramas se estendiam sobre as pedras, características acentuadas da região.
Com o surgimento da BR 101 por volta de 1957, o povoado começou a desenvolver-se com rapidez, em função da maior facilidade no transporte de cargas, por caminhões. Logo após, em 1968, a BR 101 foi asfaltada, dando um impulso progressivo para a região.
Itabaina localizava-se na Região do Distrito de Guerém que pertencia ao município de Valença. Esta dependência administrativa só durou até o ano de 1989.
No ano de 1988 realizou-se um plebiscito onde os eleitores decidiram pela emancipação do povoado. A emancipação política tornou-se realidade em 24 de fevereiro de 1989, aprovada pela Lei Estadual n° 4.836, e publicado no Diário Oficial no dia 25 de fevereiro de 1989.

APA da Baía de Camamu- AMBIENTAL - INEMA

APA da Baía de Camamu
Decreto de criação:
Decreto Estadual nº 8.175 de 27 de fevereiro de 2002
Importância da APA Baia de Camamu
Preservar os manguezais, assegurando a diversidade genética da fauna e flora nativa e seus processos evolutivos, em especial a avifauna migratória; proteger as águas doces, salobras e salinas; disciplinar o uso e ocupação do solo; promover o desenvolvimento de atividades sócio-econômicas compatíveis com o limite aceitável de câmbio (LAC); combater a pesca predatória; proteger os remanescentes de floresta ombrófila.
Localização e área
A APA Baía de Camamu com 118.000 ha abrange os municípios de Camamu, Maraú e Itacaré, envolvendo as terras, as águas e o conjunto de ilhas e recifes inseridos em sua poligonal.
Atributos Naturais
A Baía de Camamu descortina-se em uma área de aproximadamente 24 km de largura e 43 km de fundo, na região conhecida como Costa do Dendê. É a terceira maior Baía brasileira onde se destacam sua beleza cênica e importância ecológica, tais como: a lagoa do Cassange, com 8 km de extensão, permeada em parte por restinga ainda preservada; extensos manguezais, resquícios de Mata Atlântica em bom estado de regeneração; cachoeiras e seqüências de praias com enseadas e piscinas naturais.
Aspectos Relevantes
Povoado de Barra Grande
Cidade histórica de Camamu
Povoado e cachoeiras de Tremembé
Ponta do Mutá
Ilhas
Piscinas naturais
Lagoa do Cassange
Praia de Saquaíra
Praia de Algodões
Principais Conflitos Ambientais
Desmatamento de manguezais
Invasão de áreas de preservação permanente
Drenagem de áreas alagadas para implantação de condomínios
Ocupação desordenada do solo
Substituição da vegetação nativa de Mata Atlântica, restinga e manguezais por monoculturas de coco.

Prefeito de Cairú poderá ser preso por crime ambiental


morro33
O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.
Todos nós desejamos que a Ilha de Tinharé possua um Desenvolvimento Sustentável para que nossos filhos e netos desfrutem da beleza natural das suas praias, com sua fauna e flora devidamente preservada. Ninguém questiona o desejo dos gestores municipais em promover o desenvolvimento da sua cidade ou da sua região, mas fazer construções sem respeitar a legislação ambiental é crime com penas gravíssimas.


CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE VALENÇA - AMBIENTAL

Com participação de diversos seguimentos da sociedade, a Secretaria de Meio Ambiente de Valença realizou na última quarta-feira (18), no CEMEP, ao lado da Igreja Matriz, a sua 3ª Conferência Municipal, com o tema: INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. A abertura do evento contou com a participação do Prefeito Ramiro Queiroz que fez um contundente pronunciamento, ressaltando as riquezas naturais existentes no município. O prefeito relembrou que possuímos APAs, como a do Guaibim e anunciou que estará mandando para a Câmara, projeto de lei criando uma nova APA, a do Orobó. Sobre educação ambiental, Ramiro cobrou ações cidadãs. “A consciência ambiental começa na casa de cada um, com o cuidado de separar o lixo. Precisamos do empenho de professores que são também responsáveis em estar no dia-a-dia exercitando com alunos essa consciência”, disse. Outro ponto destacado, foi a efetivação da Acácia mangium, árvore que vem sendo largamente introduzida na região, com grande valor agregado e servindo de instrumento para o equilíbrio ambiental. Mais adiante, o Prefeito ressaltou a importante participação do Ministério Público e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), na fiscalização e orientação das questões ambientais. “Valença é privilegiada, pois possui instituições e uma Prefeitura determinadas na preservação ambiental”.

A Secretária de Meio Ambiente de Valença, Ana Paula Sousa Pereira, destacou a participação da comunidade no evento e enalteceu a realização da Conferência. “Aqui também buscamos propostas para soluções dos problemas ambientais. O nosso trabalho visa frear as ações devastadoras, tanto na sede, quanto na zona rural”, disse.

Para Jucélia Nascimento, Secretária de Promoção Social, a realização da Conferência é um importante momento para o município. A Secretária citou as conquistas relacionadas ao meio ambiente. “Quero parabenizar o SAAE pela qualidade dos serviços e da água que consumimos”. Jucélia também ressaltou a importância da equipe do Prefeito Ramiro Queiroz, em especial, as mulheres. “parabenizo o Prefeito em acreditar no trabalho da mulher”, disse, se referindo a cargos importantes da administração municipal, comandados por pessoas do sexo feminino.

CONFERÊNCIA - A 3ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Valença é parte preparatória para a 3ª Conferência Estadual que será realizada em Junho próximo. O evento contou com participação de diversas instituições e grupos representativos da sociedade, além de secretários municipais, diretores e colaboradores.

Pela manhã, a advogada Juliana Freitas, falou sobre a “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”. À tarde, aconteceu a formação de grupos que discutiram e elaboraram temas que serão inseridos dentro das ações a serem levadas para a Conferência Estadual e implementadas no município.

A Conferência priorizou a integração de políticas públicas na área socioambiental, além de criar uma oportunidade de diálogo entre governos e a sociedade civil. De acordo com o entendimento dos palestrantes, a Conferência consiste num espaço voltado à participação da sociedade no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. Cerca de 300 pessoas foram mobilizadas para a etapa municipal, entre representantes do poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes e fóruns, entidades de apoio, colegiados e conselho de meio ambiente.

Uma das propostas da Conferência é estimular a participação coletiva, envolvendo representantes da sociedade civil, dos setores social e econômico, e do poder público, nas três esferas de governo. Também foram eleitos os delegados que participarão das conferências territorial e Estadual.

Participaram da Conferência: Bertolino de Jesus, presidente da Câmara de Vereadores de Valença, a vereadora Maria Helena; Claudia Santos, representando o CODEMA; os secretários, José Alexandre (Saúde), Edvaldo Borges (Pesca), Juliana Rodrigues (Juventude), Washington Luís (Planejamento), Agostinho Santana (Agricultura), Patrícia dos Santos (representando a Secretaria de Educação), Wamilson Fahning (Ind. E Comércio), Michel Meireles (Dep. Agricultura Familiar), Edna Xavier (Cultura), Viviane Oliveira (Diretora do SAAE), Carlos Magalhães (Procurador do Município) e Marildes Nascimento (Coordenadora do Centro de Referência da Mulher). (Fonte: Prefeitura de Valença)