sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Projeto Agroecológico: um outro olhar para a sustentabilidade

Produzir de forma socialmente justa, economicamente duradoura e ecologicamente sustentável é o lema da Agroecologia. Para isso os técnicos e agricultores familiares do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores e COOPASUB – Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia, utilizam a ciência e o saber popular na criação de mudas em viveiros dentro do conceito da Agroecologia.
O Projeto, realizado em parceira com o Governo do Estado, objetiva produzir mudas de árvores nativas e em extinção, e plantas frutíferas que se adaptam ao território. Com o reflorestamento, além do combate à desertificação, os agricultores poderão comercializar e até mesmo utilizar a lenha das árvores nas casas de farinha, como diz o Diretor Financeiro da COOPASUB, Joaquim Rocha “é um projeto de sustentabilidade que envolve as comunidades, pois incentiva a parar com as derrubadas das árvores e futuramente essas lenhas possam ser utilizadas como lenha em casas de farinha para não retirarem da mata nativa”.
Cinco cidades da região Sudoeste estão inseridas no programa: Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Aracatu e Tremedal e em torno de 63 famílias estão envolvidas. As técnicas, sem utilização de agrotóxicos e uso de defensivos naturais, são aplicadas nos viveiros e demonstradas às famílias e só depois distribuídas, sendo que na Barra do Choça já foram disseminadas 600 mudas de plantas para serem cultivadas nas comunidades próximas, no espaço de um ano. “No início foi trabalhoso, mas depois, quando ganhamos confiança na comunidade as famílias começaram a aceitar bem” ,diz Edson Rocha, técnico MPA. Os técnicos realizam cursos com as famílias, nesse momento há uma troca de saber, para que futuramente os participantes possam colocar em prática na própria comunidade.
Seu Diacísio Ribeiro, Cooperado da COOPASUB e Coordenador do MPA, defende que com o reflorestamento: diminui a erosão, preserva a mata e a saúde humana e complementa “esse projeto agroecológico é importante não só para os agricultores, mas também para toda a comunidade, porque garantimos um produto agroecológico, combatendo o uso de produtos químicos e defendendo a saúde humana”.

Curso de Logística Solidária à distância

Curso de Logística Solidária à distância

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFIL) estão oferecendo o Curso de Logística Solidária a distância, a ser realizado a partir do mês de março, através da internet, em ambiente virtual de aprendizagem (Moodle).
O curso de capacitação tem como objetivos compreender a história da economia solidária; diagnosticar fluxos econômicos, em um território ou rede de economia solidária, partindo de mapeamentos e demandas relacionadas às atividades de consumo e produção; utilizar as funções das ferramentas de TI (Tecnologia da Informação) apresentadas pelo portal solidarius.net, para projetar empreendimentos e redes colaborativas, integrando iniciativas para gerar um plano de sustentabilidade de rede; compreender o funcionamento e os elementos básicos da comercialização e dos sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários; e abordar planos territoriais sobre o enfoque da logística solidária.
Os temas abordados no curso serão:
Economia Solidária
- História, concepção, situação atual e solidária – Fluxos econômicos e produção sob demanda;
- Diagnóstico de necessidades e demandas econômicas partindo do consumo das famílias, governos e empresas; e
- Projetação de empreendimentos econômicos solidários com detalhamentos para organização de redes colaborativas e soluções de logística solidária considerando os fluxos econômicos dos territórios.
- Ferramentas de TI para Economia Solidária – Planos de Viabilidade, Diagnósticos e Comercialização
- Como elaborar planos de sustentabilidade de empreendimentos econômicos usando ferramentas de TI do solidarius.net;
- Como projetar a rede colaborativa de economia solidária usando Ferramentas de TI do solidarius.net;
- Como monitorar e otimizar fluxos econômicos em redes solidárias usando ferramentas de TI do solidarius.net;
- Sistemas locais e internacionais de intercâmbios econômicos solidários;
- O Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) e a comercialização solidária de produtos e serviços;
- Logística de redes colaborativas solidárias;
- Gestão de empreendimentos econômicos solidários; e
- Planos territoriais e a logística das cadeias produtivas.
A duração do curso é de, aproximadamente, 60 horas (20 dias úteis x 2 horas online = 40 horas + 20 horas de atividades fora da plataforma Moodle), para coleta de dados, planejamento dos projetos e atividades complementares. O prazo para conclusão do curso é de dois meses, a partir de sua data de início, prevista para o mês de março.
A seleção de candidatos respeitará critérios de: territorialidade, vínculos com cooperativas, associações ou Bases de Serviços, ou ainda estar enquadrado como público especial do Plano Brasil sem Miséria (PBSM). As vagas são limitadas.