sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Classificação dos inimigos naturais



Uma visão geral sobre os principais inimigos naturais de pragas do citros, organismos benéficos que habitam os pomares e devem ser preservados

Inimigo natural de pragas

É todo organismo que para sobreviver e se reproduzir necessita coletar nutrientes atacando outro organismo que pode ser inseto ou ácaro fitófago. Os Inimigos naturais das pragas dos citros se dividem em 3 grandes grupos: os predadores, os parasitóides e os fungos benéficos, os quais atacam os insetos e ácaros nocivos reduzindo suas populações. Quando estão em abundância ou são eficazes no consumo das pragas eles podem ajudar o citricultor a evitar danos pelas pragas. Mas se são destruídos por inseticidas de larga faixa de ação ou se são ineficazes, podem não dar conta do controle natural das pragas.



1. Classificação dos inimigos naturais



1.1. Predadores

Os predadores englobam os insetos e os araquinídeos. Entre eles, existem os que mastigam as suas presas, os que sugam e os que carregam:
• mastigadores são as joaninhas, tesourinhas, carabídeos, etc. Nos citros predam, cochonilhas, Moscas Brancas, Pulgões, Psilídeo Diaforina, larvas de Furão em trânsito após nascimento sobre a fruta, no chão para encasular e de Mosca-das-Frutas no chão, etc.

sugadores, são os crisopídeos (Bicho Lixeiro), os percevejos predadores, os tripés predadores, ácaros predadores, as aranhas, etc. Nos citros predam Moscas Brancas, cochonilhas, Pulgões, lagartinhas recém nascidas, ácaros fitófagos, tripes fitófagos, etc.
carregadores, correspondem aos que caçam suas presas e as levam para os ninhos onde estão os filhotes, reis e rainhas. Pertencem às formigas da família Formicidae (não incluem as cortadeiras), vespas (família Vespidae) e algumas aranhas. Nos citros predam lagartinhas recém nascidas, cigarrinhas, Psilídeo Diaforina e Larva Minadora.
Os principais inimigos naturais dos ácaros pragas são os ácaros predadores, que no geral são maiores e caminham mais rapidamente. Na cultura dos citros, os mais comuns no Brasil são: um de coloração esbranquiçada, transparente, em forma de “pêra”, do gênero Euseius (A) e outro de coloração vermelhaamarronzada com formato de uma bolinha “maçã” e brilhante (B). Os principais predadores das cochonilhas de carapaça são as joaninhas. As mais importantes são a Microjoaninha (cerca de 1 mm de corpo), “Coccidófilus”, que é preta, ligeiramente alongada, cuja larva é dsprovida de cera branca mas repleta de pelos sobre o corpo pardacento (C). A “Pentília” (D) que é um pouco maior (cerca de 2 mm de diâmetro), é arredondada, hemisférica e de cor preta brilhante. A larva é achatada, cinzenta e recoberta de fios de cera brancos dispostos uniformemente pelo corpo (fotos pág. 24). A joaninha predadora de Ortézia chamase “Ázia” (E). Ela é cinza, com duas manchas pretas redondas nas costas. Mede cerca de 4 mm de diâmetro e sua larva também é recoberta de fios de cera branca, mas dispostos irregularmente pelo corpo (fotos pág. 24). Outro importante inimigo natural é o “Bicho Lixeiro”, que na fase de larva ataca cochonilhas de carapaça e sem carapaça, Pulgão, Mosca Branca, ácaros e outros. Carrega o resto dos insetos predados nas costas. O adulto parece uma “libélula” verde, com asas transparentes, olhos grandes dourados a pretos e longas antenas. O ovo é colocado sobre as folhas em um fio produzido pela fêmea. Esse comportamento é pelo fato dele ser agressivo contra si mesmo e o ovo, estando no alto, escapa de ser consumido pelo próprio predador. Outro fato importante é que ao contrário das joaninhas que tanto os adultos, quanto as larvas alimentam-se das pragas, o adulto do “Bicho-Lixeiro” alimenta-se somente do pólen e néctar, daí o significado positivo da existência de vegetações na entre rua dos pomares que apresentem flores, a fim de atrair não só os adultos do “Bicho-Lixeiro” para efetuarem suas posturas nas plantas cítricas, como também atrai os ácaros predadores que além de consumir os ácaros pragas, também alimentam-se do pólen vegetal.
1.2. Parasitóides
São insetos parecidos com pequenas vespas (vespinhas), de coloração amarela a preta em variados tamanhos, dependendo da espécie, que depositam seus ovos sobre ou dentro de ovos, larvas, lagartas, pupas ou adultos de outras pragas. Atualmente destacam-se na cultura dos citros os parasitóides Ageniaspis citricola Logvinovskaya (Insecta: Hymenoptera: Encyrtidae) e Tamarixia radiata (Waterston) (Hymenoptera: Eulophidae), parasitóides específicos da Lagarta Minadora dos citros e do Psilídeo Diaforina. O primeiro é uma pequena vespinha de coloração preta que deposita seus ovos no interior dos ovos ou lagartas de primeiro ínstar da minadora, alimenta- se do interior da lagarta durante o seu ciclo de vida e no instante que a praga inicia seu período de pupa, o Ageniaspis mata a minadora e empupa na câmara pupal construída pela praga, de onde poderá nascer de 1 a 10 novos adultos do parasitóide. O segundo também é um diminuta vespinha preta que coloca o seu ovo na “barriga” da ninfa do psilídeo diaforina, sugando-a até a morte, antes da praga se tornar adulta. Assim como a Minadora e o Psilídeo, inú- meras outras pragas como: cochonilhas, cigarrinhas, Mosca-das-Frutas, etc apresentam vespinhas que as controlam naturalmente. As vespinhas se classificam em internas e externas conforme atacam por dentro ou por fora do seus hospedeiros:

internos (endoparasitóides), botam os ovos introduzindo o ovipositor na praga, em alguma das suas fases: ovo, larva, pupa ou adulto (mais raro). Ex.: Ageniaspis citricola que introduz o seu ovo no ovo da Minadora Phyllocnistis citrella que resulta nas 3 pupas da foto saídas de dentro da Larva da Minadora.


externos (ectoparasitóides), Ovipositam os ovos ao lado dos hospedeiros, e quando a larva nasce ela o ataca, sugando-o. A pupa se forma também do lado de fora. Ex.: Galeopsomyia fausta cuja larva branca, identificada pelo círculo amarelo está ao lado da pupa da Minadora (de cor marrom).








1.3. Doenças benéficas (ou “fungos benéficos”)
Não há só doenças ruins no pomar. Há doenças que só ocorrem em pragas. O Ácaro da ferrugem, quando se torna marrom escuro é indício de que está atacado por um fungo (Hirsutella). Isso pode ocorrer quando chove ou orvalha bastante e tiver alta densidade de ácaros nas folhas e frutos. As cochonilhas, quando estão doentes, exibem uma espécie de goma amarela nas laterais da carapaça inicialmente, ou cor marrom posteriormente. Isso ocorre após as chuvas do final de verão. A Mosca-das-Frutas e as larvas do “Pantomorus” quando estão no chão, podem ser atacadas por fungos do solo como “Metarrizium” ou “Bovéria”. A cochonilha Pardinha também pode ser atacada por um fungo chamado “Asquersonia” que é amarelo/dourado ou por um preto que é conhecido como “Egerita”. As doenças benéficas são exclusivamente inimigas de pragas como insetos e ácaros, e habitam os pomares dos citros. São de três tipos primordiais: • fungos são patógenos que ocorrem causando epizootias em várias pragas dos citros e dependem muito da alta umidade, alta densidade da praga e de temperatura adequada. Ex.: Aschersonia sp. atacando Mosca Branca dos citros Dialeurodes citri. • vírus ocorrem geralmente em lagartas de cereais e por isso são raros em citros. O único exemplo é o vírus do Ácaro Purpúreo que ocorre na Califórnia, EUA. • bactérias dificilmente são vistas diretamente no campo. A única bactéria que existe para ajudar o citricultor é o Bacillus thuringiensis que age eficientemente contra lagartas de lepidópteros

Nenhum comentário:

Postar um comentário