sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novas regras agilizam regularização ambiental em assentamentos da Bahia

03/10/2013 03:09


Novas regras agilizam regularização ambiental em assentamentos da Bahia

Foto: Regina Santos/MDA

Representantes do Incra Sede e das regionais na Bahia e em Sergipe estiveram reunidos na última semana, em Salvador, com o Secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, para definir novas medidas para a regularização ambiental de áreas de reforma agrária implantadas no estado.
O encontro, realizado na sede da Secretaria do Meio Ambiente, estabeleceu mudanças importantes nos procedimentos de regularização ambiental, que, agora, passarão a ter como base a resolução nº 458/13 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
“É uma mudança importante, porque simplifica procedimentos e nos permite uma regularização ambiental mais rápida para áreas obtidas há meses”, afirmou André Bomfim Ferreira, chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra/SE.
Os novos assentamentos a serem criados em território baiano deverão ser inscritos no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais. A medida favorecerá o controle sobre as atividades desenvolvidas nos assentamentos, visando assegurar a preservação ambiental nessas áreas.
“O trabalho realizado pelo Incra e a sensibilidade do governo da Bahia nos conduziram a mais uma conquista crucial para o desenvolvimento da reforma agrária. A partir do que foi definido nesse encontro, será possível acelerar o processo de criação dos nossos assentamentos, sem qualquer prejuízo à conservação do meio ambiente. Um avanço que traduz na prática uma proposta de promoção de um desenvolvimento social aliado à sustentabilidade”, analisou o superintendente regional do Incra/SE, Leonardo Góes.
A partir da definição dos novos procedimentos para a regularização ambiental de áreas de reforma agrária, o Incra/SE deverá criar nos próximos dias nove novos assentamentos no estado da Bahia.
Os novos projetos de reforma agrária, localizados na área de atuação do Incra/SE, compreendida por 16 municípios baianos que fazem divisa com Sergipe, irão abrigar, no total, cerca de 200 famílias de agricultores sem terra.
Fonte: