sexta-feira, 15 de junho de 2012

A discussão sobre desenvolvimento sustentável está longe de ser uma simples partida de futebol. Mas a verdade é que a bola do gol da vitória da Rio+20 está com o Brasil. O País assume esta noite a presidência da conferência e tem a missão de buscar um acordo que o comitê preparatório está longe de conseguir. O otimismo existe por parte da ONU, mas os impasses persistem, principalmente entre o G-77, grupo dos países em desenvolvimento, que ontem deixou as negociações sobre economia verde, para pressionar os países ricos.
"É difícil prever o que vai acontecer, mas o tempo é nosso maior inimigo neste momento, mas esperamos que tudo esteja definido até o dia 19, antes da chegada dos chefes de Estado", afirmou Nikhil Seth, chefe do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da ONU, durante a entrevista coletiva sobre as negociações do documento final do evento.
O diplomata afirma que 28% dos trabalhos estavam concluídos até a manhã desta sexta-feira, mas que esse número não o assusta, porque há vários acordos sendo fechados por pacotes entre as mesas de negociação, o que deve, segundo ele, elevar essa porcentagem até as 22h de hoje, quando o Brasil assume a presidência de maneira formal.
"Há 20 anos foram adotados vários princípios para os países desenvolvidos e os países com economias em transição, e o que se quer é que esses princípios sejam reafirmados aqui. Mas provavelmente isso só vai ser discutido em níveis mais altos¿ explicou Seth, afirmando que não existe um plano B para um fracasso nas negociações e negou que se esteja pensando em fazer outra conferência complementar em 2013 para tentar chegar a acordos que a Rio+20 provavelmente não vá alcançar.
As maiores divergências seguem sendo entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento sobre a forma de financiamento. O Brasil assume a negociação com a função de, junto aos mediadores que já estão trabalhando, buscar fórmulas e acordos de forma mais concreta. "O importante é não perdermos mais terreno com o que está avançado. Não podemos retroceder", disse Nikhil Chandavarkar, chefe de comunicação da Rio+20. E como para avançar às vezes é preciso dar um passo atrás, existe até a possibilidade de que, em alguns casos, um ou outro texto em discussão seja totalmente modificado ainda hoje, de forma a que se chegue a um consenso.
"O moderador que está examinando as metas de desenvolvimento sustentável achou melhor rediscutir o conceito e tentar chegar a um texto mais próximo de um acordo, por isso o otimismo existe, mas é cauteloso", disse Nikhil Seth. Ainda há tempo, mas os times parecem estar dispostos a esperar a prorrogação acabar e o nosso árbitro, no caso o Brasil, decidir, em que lado do campo, os pênaltis vão ser cobrados. A torcida espera não por um vencedor, mas a garantia de que o jogo no planeta ainda vai seguir por muito tempo.
Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.
Composta por três momentos, a Rio+20 vai até o dia 15 com foco principal na discussão entre representantes governamentais sobre os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. A partir do dia 16 e até 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.
Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

Curos aproveite e Matricule-se Agora

+ de 200 Cursos em um único pagamento de 17,90.
Aproveite e Matricule-se Agora!!

Esta é sua chance de fazer cursos na Internet a preço baixo com a liberdade total de escolha. Você compra o acesso ao site por 30 dias e tem acesso a todos os cursos sem restrição. Pode mudar de curso a qualquer momento. Ver todos os materiais disponíveis. Baixar os textos que desejar. Você não compra um curso, mas o pacote completo de acesso a todos. Aproveite esta promoção. Se gostar pode comprar mais 30 dias, até que seja suprida sua necessidade de qualificação profissional. Aindamelhor é que disponibilizamos a oportunidade de você receber um certificado final, que é reconhecido pelo mercado de trabalho e lhe ajudará na busca de um futuro melhor.

Cursos Gratuito

Educação à Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem, em que o participante e o tutor estão separados espacial e temporalmente. Nela, o participante determina seu próprio local e tempo de dedicação ao estudo, que não precisa ser necessariamente, o mesmo do tutor, permitindo-se uma independência e autonomia maior do que ocorre na modalidade de educação presencial.


Como participar de um curso?

LINK
http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br/

Curso à Distância Grátis

Curso à Distância Grátis SENAC


O SENAC oferece através de seu portal de educação à distância, cursos à distância grátis SENAC, cursos gratuitos para todo o território brasileiro, que vão da formação inicial e continuada de trabalhadores até a educação superior e cursos de pós graduação.

O SENAC possui um site onde são divulgados todos os cursos à distância grátis SENAC disponíveis em todo Brasil. Nesse site você além de você navegar por todos os cursos à distância grátis SENAC, você pode ter as informações de duração dos cursos, os recursos utilizados, e o contato com as unidades que oferecem o curso à distância grátis SENAC, a chamada rede SENAC de educação à distância, onde anualmente, mais de 148 cursos são realizados.


http://www.kersaber.com/curso-a-distancia-gratis-senac