segunda-feira, 28 de maio de 2012

Após revelação de Xuxa, Disque 100 recebe 285 mil ligações

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República informou nesta quarta-feira (23) que o Disque 100 – serviço que recebe e dá orientações em casos de violação dos direitos humanos – recebeu 285.051 ligações somente na última segunda (21) e na terça-feira (22).
Representa um crescimento de 30% em relação ao total de ligações do mesmo período na semana passada. O número inclui ligações sobre qualquer tipo de violação, não apenas relacionadas a abuso e exploração sexual de crianças.

O pico de ligações ocorreu na sequência da entrevista da apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, veiculada no último domingo (20) no "Fantástico", em que revelou ter sofrido abuso sexual até os 13 anos de idade. Na semana anterior, o ministério fez ampla divulgação do serviço por causa do Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio.
Segundo a pasta, dados históricos indicam que somente em dezembro 2011 foi registrado aumento semelhante no número de ligações. Na época, em um único dia foram recebidas 198.592 ligações, após uma campanha campanha nacional de divulgação na TV.

Em informe, a Secretaria prevê, a partir do depoimento de Xuxa, "um grande aumento" no registro de denúncias, especialmente relacionadas à violência sexual de crianças e adolescentes. Para isso, o Departamento de Ouvidoria, informou a pasta, já trabalha na capacitação de mais 90 teleatendentes, prontos para receber ligações a partir da primeira semana de junho.
Disque 100
O Disque 100 recebe ligações 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, de demandas relativas a violações de direitos humanos, especialmente relacionadas a grupos sociais vulneráveis. As ligações são gratuitas e as denúncias ou pedidos de informação podem ser feitos de forma anônima.
Até abril deste ano, informa a SDH, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 recebeu 34.142 denúncias, como de abuso ou exploração sexual, que representa 71% de aumento em relação aos primeiros quatro meses de 2011.

Gestão das Unidades de Conservação da Mata Atlântica em debate

Os gestores das Unidades de Conservação (Ucs) estaduais, federais e das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPRN), que integram o Corredor Central da Mata Atlântica, estarão reunidos a partir desta quarta-feira (23), até sábado (26), na Associação Cultural Tribo do Porto, em Itacaré, no Sul da Bahia. Na ocasião, serão discutidas as ações realizadas no bioma e elaborado um planejamento para os próximos ano.

A iniciativa do encontro é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do projeto Corredores Ecológicos, que atua nas áreas do Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA), região Sul da Bahia, e em todo estado do Espírito Santo, por meio de uma parceria entre órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Os Corredores Ecológicos atua na redução e prevenção do processo de fragmentação das florestas Amazônica e Mata Atlântica, além da proteção da biodiversidade presente nos biomas.

Para o coordenador Executivo do Projeto Corredores Ecológicos pela Sema, Ricardo Guedes, o encontro visa, principalmente, elaborar um planejamento das atividades para o Corredor Central da Mata Atlântica, sem depender da doação de recursos internacionais. “Vamos discutir sobre a sustentabilidade da rede de gestores, para que eles sejam auto suficientes na gestão das UCs, mesmo sem o apoio financeiro do projeto”, destacou.

Programação – Durante os quatro dias do encontro, serão realizadas palestras, discussões, troca de experiências e apresentação de práticas ambientais sustentáveis realizadas nas UCs. Além dos gestores das 35 UCs estaduais, 28 federais, e RPPNs, o encontro contará com a participação dos secretários estaduais do Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, e do Espírito Santo, Aladim Fernando Cerqueira.