quarta-feira, 25 de abril de 2012

CURSO DE EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL A DISTANCIA


Realização






 PÚBLICO ALVO:

ALUNOS DE FACULDADE QUE QUEREM FAZER O CURSO DE

COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORARIA:

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CURSO DE 30 HORAS - PREÇO R$ 50.00 + material


CURSO DE 60 HORAS R$ 80.00 + material



CURSO DE 100 HORAS R$150,00+ Material

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Exigência:

 * Prova final 20 questões 

  *Apresentação do - TCC - serão disponibilizado dez temas diferentes.



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AULAS EM:

* VÍDEOS 60 AULAS

*EM ÁUDIO 30 AULAS


CD- ROM- COM CONTÉDUO ESCRITO.




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 Material Didático em lista:

 http://digitalaassesoria.blogspot.com.br/2012/03/apostilas-para-concurso-publico.html

contatos
esc-digital@hotmail.com

73-81438129/73 81438129


Pronaf Florestal

Pronaf Florestal


A Secretaria do Meio Ambiente presta assistência técnica e extensão florestal aos agricultores enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que objetivam a implantação de áreas de silvicultura ou sistemas agroflorestais em suas propriedades. Hoje, são mais de 170 famílias de produtores rurais que estão participando do programa nos municípios de Ubaíra, Wenceslau Guimarães, Jequié, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho e Ubatã.

Pronaf Florestal em UbatãOs produtores recebem toda assistência para produção das mudas, plantio e condução das florestas. Também são realizados cursos sobre “produção de mudas” e “silvicultura”, para que os agricultores tenham as noções básicas das atividades referente à implantação de florestas. Os agricultores são orientados na adequação ambiental de suas propriedades, recebendo mudas de espécies florestais nativas para recuperação de áreas de Mata Ciliar e áreas de Reserva Legal.

Leia o Informativo do Pronaf Florestal.

Clique aqui e veja a cartilha sobre o Pronaf Florestal.

Superintendência de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade - SFC
Diretoria de Florestas - DAF

Conferência do Meio Ambiente mobiliza 44 municípios baianos na etapa territorial

Conferência do Meio Ambiente mobiliza 44 municípios baianos na etapa territorial
Os municípios de Bom Jesus da Lapa e Brumado recebem, nesta terça (24) e quinta-feira (26), respectivamente, a etapa territorial da 3ª Conferência do Meio Ambiente, promovida pela Secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema). Nos dois encontros serão representados os Territórios de Identidade do Velho Chico, do Sertão Produtivo e da Bacia do Paramirim, que abrangem um total de 44 municípios, com o intuito de debater aspectos ligados a Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Florestas, Descentralização e Desconcentração da Gestão Ambiental e Regulação e Qualidade Ambiental.
As Conferências Territoriais consistem num espaço voltado à participação da sociedade, no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. De acordo com a coordenadora da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, Mariana Mascarenhas, este é um momento de articulação das ações em cada um dos Territórios. Já foram realizadas cinco etapas territoriais envolvendo os municípios de sete Territórios de Identidade: Portal do Sertão, Piemonte Norte do Itapicurú, Piemonte da Diamantina, Sisal, Bacia do Jacuípe, Recôncavo e Piemonte do Paraguaçu.
Com o tema “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente é uma oportunidade de diálogo entre os governos e a sociedade civil. Os temas que serão abordados nos encontros foram escolhidos a partir de diferentes momentos de escuta pública, a exemplo de conferências anteriores, encontros de colegiados ambientais e do Plano Plurianual Participativo (PPA-P), que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade na sua construção. As etapas Territoriais acontecem em 20 cidades-pólo, dos 27 Territórios de Identidade do Estado, até maio de 2012.
Municipais – As conferências municipais são de responsabilidade de cada município e devem ocorrer até um dia antes da etapa territorial. Nesta etapa, também são eleitos os delegados para a etapa estadual. Para a realização da fase municipal, a Sema disponibilizou algumas sugestões, incluindo orientação para a organização desta etapa e modelos do Decreto para Convocação e Relatório da Conferência, que servirá para a elaboração das propostas de cada um dos municípios. Essas informações estão disponíveis no hotsite da 3ª Conferência (www.conferenciaestadualdomeioambiente.ba.gov.br).

Importância da APA do Pratigi

Importância da APA do Pratigi


Proteger as restingas e manguezais característicos do ecossistema da Mata Atlântica, até as áreas de estuários do município de Igrapiúna e a foz do Rio Pinaré, além dos remanescentes de Floresta Ombrófila Densa e da Bacia Hidrográfica do Rio Juliana, exuberante complexo hídrico, que contribui para a estabilidade do sistema hidrográfico micro-regional, incluindo a Cachoeira da Pancada Grande, importante atrativo turístico da região.

Localização e área


A APA do Piratigi está localizada no litoral sul da Bahia, nos municípios de Igrapiúna Ituberá, Nilo Peçanha, Ibirapitanga e Piraí do Norte.
A APA tem uma área total de 85.686 ha.

Atributos Naturais


A APA do Pratigi constitui-se em uma faixa territorial de relevante interesse ambiental por apresentar remanescentes de Floresta Atlântica e seus ecossistemas associados: restingas e manguezais. Em toda a sua extensão, a APA do Pratigi apresenta espécies endêmicas da fauna e flora, como o macaco-prego-de-peito-amarelo, os ouriços, o jupará e a jataipeba, e algumas espécies ameaçadas de extinção, como a preguiça e o jacaré-de-papo-amarelo.

Aspectos Relevantes


Cachoeira da Pancada Grande
Praia do Pratigi em Ituberá
Barra dos Carvalhos e Cachoeira do Oco em Nilo Peçanha
Ilhas de Contrato, Âmbar e Ponta do Santo em Igrapiúna
Em Ibirapitanga e Piraí do Norte, destacam-se as nascentes da Bacia do Rio Juliana, cuja foz é o Rio Serinhaém.

Principais Conflitos Ambientais


Aterro de manguezais
Desmatamento
Uso indiscriminado de agrotóxicos
Captura e caça de animais silvestres
Pesca predatória
Ausência de saneamento básico

Atualmente há 10 comitês estaduais de Bacias Hidrográficas


Moradores, prefeitos, empresários e cidadãos em geral de cerca de 80 municípios baianos têm até o próximo dia 14 de maio (sexta-feira) para se inscrever e, assim, participar do processo de criação dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Recôncavo Sul, dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, e também dos Rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio. As inscrições para eleições de representantes da sociedade civil, usuários de águas e prefeituras foram iniciadas no dia 3 de março e estão acontecendo na unidade regional do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) em Eunápolis e Jequié, e também nas unidades municipais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Atualmente há 10 comitês estaduais de Bacias Hidrográficas em funcionamento em todo o Estado. Cada comitê é formado por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, da sociedade civil e dos usuários da água, que inclui os setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca. O objetivo da formação dos comitês é promover a gestão participativa das águas.
“Nossa legislação que trata da gestão das águas determina uma postura democrática e participativa. As principais decisões sobre a gestão das bacias hidrográficas devem ser tomadas nos comitês, que garantem o mesmo espaço para sociedade civil, poder público e usuários. O comitê trata de questões que têm relação direta com a vida das pessoas. Da qualidade das bacias depende a saúde pública, as atividades econômicas e até a cultura e o lazer”, destaca o titular da diretoria socioambiental participativa do Ingá, José Augusto Tosato.
A coordenadora de gestão participativa, Milene Maia, chama a atenção para a participação das prefeituras. “É fundamental a participação efetiva da prefeitura na figura do prefeito, pelo fato de que diversas ações são deflagradas pelo município ou são de responsabilidade dele, como, por exemplo, o saneamento básico. Vale lembrar que a ausência de saneamento básico corresponde a mais de 98% da poluição hídrica do País. A participação do prefeito também contribui bastante para a construção das ações que deverão ser tomadas e implementadas pelo comitê”, afirma.
BACIA HIDROGRÁFICA DO RECÔNCAVO SUL
Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Valença, Brejões, Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Aratuípe, Conceição do Almeida, Laje, Wenceslau Guimarães, Mutuípe, Jiquiriçá, Gandu, Nova Ibiá, São Miguel das Matas, Amargosa, São Felipe, Dom Macedo Costa, Itamari, Elísio Medrado, Santa Inês, Ubaíra, Presidente Tancredo Neves, Teolândia, Piraí do Norte, Irajuba, Muniz Ferreira, Cravolândia, Itaquara, Jaguaripe, Cairu, Vera Cruz, Itiruçu, Maraú,Taperoá,Igrapiúna, Nova Itarana, Camamu, Jaguaquara, Planaltino, Milagres, Sapeaçu, Salinas das Margaridas, Nazaré, Apuarema, Lajedo do Tabocal, Castro Alves, Maracás, Iaçu, Itatim, Santa Terezinha, Cruz das Almas, Maragogipe, Ibirataia, Itatim, Lafayete Coutinho e São Felix.
BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS PERUÍPE, ITANHÉM E JUCURUÇU
Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Ibirapoã, Caravelas, Jucuruçu, Nova Viçosa, Itamarajú , Prado, Mucuri e Nova Viçosa.

BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS FRADES, BURANHÉM E SANTO ANTÔNIO

Porto Seguro, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Santa Cruz de Cabrália, Belmonte, Itagimirim, Itamaraju, Prado.
Mais informações pelo e-mail cogep@inga.ba.gov.br, ou pelo telefone (71) 3116-3238.
Site do Ingá: www.inga.ba.gov.br