quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DESENVOLVENDO DA PISICULTURA RURAL SUSTENTÁVEL


OBJETIVO GERAL:

Fortalecer desenvolvimento da piscicultura rural sustentável fortalecendo a agricultura familiar neste município. 
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·         Fortalecer a agricultura familiar;
·         Fortalecer a piscicultura na comunidade e no município;
·         Melhoria da qualidade de vida da comunidade;
·          Capacitação e conscientização sobre a fauna e flora e os impactos ambientais;
·         Orientação de manejo;
·         Cultivo de ração

     A produção de organismos aquáticos, como a criação de peixeis, para uso do homem refere-se especificamente a aquicultura marinha, enquanto a piscicultura refere-se ao cultivo de peixes principalmente de água  doce. As associação quilombolas do brejo brande, associação unidos venceremos, associação alto da bela vista, associação da nova vista do km 20 e associação da capoeira estão necessitado de atenção básica da melhoria da qualidade de vida.
     Esta atividade é praticada há muito tempo, existindo registros de que os chineses já a cultivavam vários séculos antes de nossa era e de que os egípcios já criavam a tilápia(Sarotherodon niloticus)
    Atualmente, a proporção do pescado cultivado em viveiros para o total da produção mundial é da ordem de 10%, com tendência a aumentar. Estima-se a produção mundial.   Partino deste principio a comunidade de ituberá necesita de investimento para fomentar a melhoria da qualidade de vidas nestas comunidades. O desenvolvimento da piscicultura brasileira teve por base as espécies exóticas que se reproduzem em tanques e permitem o cultivo controlado. É o caso da tilápia comum, tilápia-do-nilo, entre outros. A migração da base de produção para as espécies de piracema é relativamente recente, sendo posterior.
     As tilápias e as carpas são as espécies mais adequadas para criação em represas e açudes das propriedades rurais, devido à sua rusticidade  devem ser utilizadas apenas como auxiliares no controle do excesso de reprodução das tilápias, não se recomendando sua criação isolada. A inserção de espécies carnívoras é benéfica para melhorar a qualidade do peixe obtido, que cresce mais em menos tempo. No entanto, a inserção deve ser feita com muito cuidado, pois pode causar sérios problemas ecológicos.
      A adubação das águas é um dos aspectos mais importantes da criação de peixes em cativeiro, representando o enriquecimento das águas. Pode ser feito de várias maneiras. Se for possível, as águas usadas para lavar estábulos e pocilgas devem ser levadas para os açudes, desde que não causem poluição do meio aquático por excesso de volume. Sua presença em pequenas quantidades propiciará o incremento da produção natural de plânton. Além de fertilizarem a água, os estercos são também diretamente ingeridos pelos peixes. De uma maneira geral, pode usar-se o esterco de curral na proporção de duas toneladas por hectare, duas vezes ao ano.Os adubos químicos também podem ser utilizados, embora não apresentem resultados tão bons quanto os orgânicos, preferencialmente associados ao esterco para a obtenção de melhores resultados.
As áreas de florestas devastadas em vários lugares e provocando desequilíbrio ecológico, afetando a biologia do planeta, e até região da APA e diretamente nestas comunidades, e é explorada sem manejo florestal, retirada de espécies nativas da fauna e da flora e as queimadas que vem degradando a camada de ozônio a emissões de (C02), essa realidade afetam a biota e o equilíbrio dos ecossistemas, provocando a extinção de espécies raras. Com o aumento da temperatura do planeta provocado pelas emissões de (C02), vaias espécimes estão desaparecendo e assim com a casada e a pesca predatória em nossos rios sem nenhuma fiscalização aumenta mais a cada dia degradação ambiental.
    A nossa sociedade sofre com o aumentado dos custos ambientais, os produtos da pesca, e outras culturas por conta da falta de incentivos, e ai ficou caro a sobrevivência do pequeno produtor, as pessoas mais necessitados, fica difícil não agredir o meio ambiente, causado por vários problemas, como, ex. venda e o trafico de animais Sivestre, e até planta como bromélias, orquídeas e outras etc. Como vamos resolver estes graves problemas ambientais, sem recursos.
       Primeiro vamos fazer palestras, cursos, capacitar os moradores das comunidades e sensibilizá-los para cada situação especifica, a assim vamos transformar leigos em sábios e homens em cidadão ecologicamente correto. Assim podemos fazer algumas mudanças de intervenção na sua realidade neste atual paradigma que é sistematizado por vários agravantes. Como vamos fazer? Fazendo projetos em parceria com comunidade e o poder público, e empresas privadas, para captação de recursos. Sendo assim a chave do objetivo e o elo entre ser humano e desenvolvimento, é focar na grande questão que é a qualidade de vida das pessoas, renda, moradia, bem estar social, e saúde e engajamento, sendo que não é muito diferente no meio ambiente que é a casa de todos nós.
      Então afirmo sem medo de errar que a união das pessoas e das organizações no final produz grandes resultado, todos devem pensar globais e agir local. Todavia pensar em resultados, termo que utilizar colaboradores de diversas áreas, e a união para enfrentar a questões diversas, devemos utilizar a base constitucional, as normas que ampara e legítima este desenvolvimento, pautado sempre na sabedoria coletiva do bem estar ambiental e social que sejam norteados pela a lei da política nacional de meio ambiente. N° 6.938/81.
     Na região costa do dendê principalmente na cierádade de ituItuberá temos o modelo e tecnologia para o cutivo deste alevido, a empresa aqua vale situada na fazenda do senhor Noberto 0debhecht a melhor forma de manejo. Portanto, as propriedades agrícolas providas de açudes apresentam um potencial bastante grande para a produção perene de peixe de alta qualidade e a custos baixos.