sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Construção Sustentável


Definição de planos de ação, a partir das possibilidades que surgem pensando no ciclo de vida do edifício:
- Planejamento: política da empresa, governança, bem como planejamento da edificação em si;
- Design: desenhos dos projetos de arquitetura, visando o melhor aproveitamento dos recursos naturais, geografia, materiais locais, condições de clima, luz e vento.
- Construção: canteiro de obras sustentável, controle de documentos e licenças, otimização do uso de água e energia, gerenciamento de resíduos, controle de emissões atmosféricas e ruídos, procedimento de emergência, saúde e segurança, ações com a população do entorno, ações educacionais com o foco em cidadania em geral.
Desenvolvimento de estratégias e critérios de avaliação de sustentabilidade via ferramenta em software especializado. Determinação de formas de controle e monitoramento, busca de equipe complementar, desenvolvimento de indicadores.

Diretrizes de Eco-Eficiência para construção - certificação



Elaboração de diretrizes de eco-eficiência visando atendes aos requisitos das certificações sustentáveis existentes no Brasil.
Desenvolvimento de:
• Plano de Controle de Erosão e Sedimentação
• Plano Diretor de Resíduos e Efluentes
• Plano de Gestão da Qualidade do Ar Interno
• Programa de Redução dos Desperdícios
• Plano de Controle da Procedência dos Materiais
Atendimento visando atender às normas de certificação existentes no mercado brasileiro. LEED, AQUA, BREEAM.

Evento Sustentável



Curadoria para a sustentabilidade em eventos, inserindo ações para minimização de impactos ambientais e sociais. Dentre as ações, destacam-se:
  • curadoria para cenografia e materiais sustentáveis;
  • desenvolvimento de hotsite com dicas para a sustentabilidade e indicação de produtos e fornecedores mais sustentáveis;
  • capacitação e sensibilização de toda equipe de organização do evento e terceiros envolvidos na organização;
  • organização de workshops e debates sobre sustentabilidade e sua interface com o tema proposto no evento;
  • desenvolvimento de prêmio e regulamentação;
  • gerenciamento de resíduos de montagem e desmontagem, bem como coleta seletiva durante o evento;
  • interface com stakeholders, como ONGs participantes, associação de moradores e órgãos públicos ambientais;
  • elaboração de conteúdo para uso de marketing e imprensa;
  • parcerias com ONGs e comunidades locais;
  • campanhas e ações educacionais com envolvimento do público, engajamento de parceiros e comunidades vizinhas;
  • tecnologias para diminuição do uso da água e energia;
  • controle das emissões de carbono: inventário e neutralização de carbono.

Manual de práticas sustentáveis



Inserção de boas práticas entre os stakeholders.
O foco pode se dar:
- nos colaboradores internos da organização, pensando nos procedimentos operacionais;
- nos clientes e parceiros, pensando também na política organizacional, princípios e valores;
- no consumidor final, pensando no uso, na durabilidade, no descarte, nas opções de re-inserção do produto no ciclo produtivo novamente, nas informações que podem conter no rótulo para que o consumidor saiba o que está comprando;
- na comunidade do entorno pensando na aproximação e criação de valores, bem como criar espaço para oportunidade de elaboração de projetos sociais.

Sustentabilidade como cultura empresarial


Diagnóstico de práticas socioambientais existentes. Verificação das necessidades da empresa. Conhecimento das intenções. Entendimento das lacunas e oportunidades. Proposição de plano de ação, cronograma e investimentos.
Implementação de política empresarial. Elaboração e acompanhamento de comitê de sustentabilidade, envolvendo os principais departamentos da empresa. Elaboração de programas e ações. Elaboração de Manual de Boas Práticas. Criação de indicadores e monitoramento. Estratégias de comunicação.
Uso dos indicadores Ethos e GRI, podendo ser elaborados e publicados os respectivos relatórios de sustentabilidade.

Educação para sustentabilidade nas escolas

Educação para sustentabilidade é um processo que, por meio do compartilhamento de informações, percepções e sentimentos, desperta e desenvolve potencialidades, apresenta instrumentos e propicia a construção conjunta de conhecimentos e ações sobre o estar na comunidade e no mundo de forma sustentável, com respeito à vida e às futuras gerações.
Nosso Projeto de Educação para Sustentabilidade abrange toda a comunidade escolar (alunos / professores / coordenação / funcionários).
Intercalamos encontros teóricos e oficinas práticas de capacitação.
Oficinas práticas: Feira orgânica, teatro, arte produtos feito com resíduos, culinária com aproveitamento de alimentos, horta comunitária, compostagem, jornal comunitário, jardinagem, sabão feito com óleo de cozinha, forno solar, painel solar, entre outras.
Objetivamos:
Sensibilizar e instrumentalizar alunos, educadores e coordenação no que tange as questões relacionadas à sustentabilidade, visando a realização de intervenções sustentáveis na área da escola.
Desenvolver agentes multiplicadores, que manterão o programa e continuarão desenvolvendo os conceitos e práticas apreendidos.

Educação para Sustentabilidade

 
A área de educação para sustentabilidade vem atuando de forma a permear todas as estruturas e projetos, estudando e desenvolvendo metodologias de sensibilização e capacitação, propondo novas formas de comunicação com stakeholders, e criando interfaces inovadoras para tratar do tema sustentabilidade.
Serviços realizados para Projetos de Responsabilidade Social que podem ser aplicados em escolas, bairros, departamentos de empresas e ONGs, comunidade em geral.
Desenvolvemos e implantamos projetos de educação ambiental, por meio do conceito de ensino-aprendizagem, gestão participativa e desenvolvimento de cidadãos pró-ativos e questionadores, capazes de atuar como multiplicadores de ações em busca da melhoria da qualidade de vida e minimização de impactos sociais e ambientais.
Envolvimento de ONGs parceiras e entidades que propiciem maior aprendizado e vivencia dos conceitos debatidos.
Desenvolvimento de projetos de educação ambiental com focos em temas como água, energia, resíduos, transporte, áreas verdes, entre outros. Encontros com alunos, professores, cidadãos em geral e funcionários, visando a reflexão sobre como podemos atuar com responsabilidade.

Gerenciamento de Resíduos


Diagnóstico de atual geração de resíduos, fazendo uma relação com o consumo de produtos e matérias-primas, objetivando a redução.
Capacitação para manuseio e armazenagem adequada.
Identificação de alternativas de destinação, visando redução de custos.
Controle documental e solicitação de autorização de transporte e destinação (Certidões, Autorizações, Fichas de Emergência, Manisfestos de Transporte, Sinalizações, Licenças e CADRI).
Programas de coleta seletiva de resíduos urbanos (papel, plástico, vidro, metal, pilhas, bateriais, lâmpadas).
Programa de logística reversa, visando a reutilização ou reciclagem, bem como atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Plano de Gerenciamento de resíduos especialmente para a construção civil.

Licenciamento Ambiental e Conformidade Legal



Licenciamento ambiental, autorizações e alvarás para atendimento aos requisitos solicitados pelas secretarias estaduais ou municipais de meio ambiente (ex: CETESB e SVMA em SP), sendo realizadas as seguintes atividades:
- Análise e organização de todas as informações e documentos atualmente existentes na empresa.
- Levantamento de legislação aplicável no âmbito federal, estadual e municipal.
- Levantamento de cartografias oficiais e fotos aéreas.
- Visitas técnicas no terreno.
- Visitas nos órgãos públicos pertinentes.
- Identificação de restrições legais de acordo com os aspectos ambientais da região, bem como verificação das possibilidades de uso e ocupação do solo local.
- Avaliação de possibilidades de construção, ampliação, plantio, intervenções em áreas verdes (Área de Preservação Permanente _APP e Reserva Legal).
- Assessoria junto ao arquiteto, indicando possíveis adequações de projeto para facilitar o licenciamento.
- Solicitação de licenças e autorizações e acompanhamento até a obtenção.
Software on-line de implantação e controle de sistema de gestão ambiental, bem como controle de legislação ambiental. O gerenciador desenvolvido pela Sistema Ambiental (SGA_LEG) possibilita uma gestão eficiente de projetos, dando ao cliente controle total do processo, com a possibilidade de acompanhamento on-line e geração de relatórios por projeto, por tema (ex: gerenciamento de resíduos, licenciamento, plantio de áreas verdes) ou por ações desenvolvidas.
A ferramenta controla também as licenças e processos de licenciamento do cliente em diversos órgãos, apresentando legislação ambiental aplicável atualizada. Levantamento de legislação municipal, estadual e federal aplicável as aspectos e impactos; análise da legislação apontando itens legais aplicáveis e ações a serem realizadas.
Pela ferramenta há também o controle dessas ações, espaço para comunicação entre a Sistema Ambiental e o cliente, bem como elaboração de relatórios.

Sistema de Gestão Ambiental - SGA


Um sistema de gestão ambiental oferece otimização de gastos com recursos naturais e, consequentemente, de recursos financeiros. Pode ser realizado para prestadores de serviço, como também para indústrias, com ou sem a busca pela certificação ISO 14001.
Metodologia:
Levantamento de aspectos e impactos ambientais e assessoria para implantação de ações visando melhoria de desempenho. Foco em água, energia, resíduos, produtos, embalagens, fornecedores, conformidade legal, controle de documentação e licenças, fontes de emissão de CO2, entre outros.
Desenvolvimento de planos de ação, elaboração de procedimentos para cada departamento ou funções, busca por produção mais limpa e monitoramento através de indicadores.
Proposição de ações de melhoria socioambiental e redução de impactos.
Ferramenta on line onde ocorre o monitoramento de todo o andamento do projeto de gestão ambiental. O cliente tem controle remoto, 24 horas, de seus aspectos ambientais, impactos e medidas de minimização, assim como controle de licenças, legislações aplicáveis e comunicação com os órgãos ambientais.
Preparação para a certificação ambiental ISO 14001 e acompanhamento até a obtenção da certificação.

EVA - Estudo de Viabilidade Ambiental



Desenvolvimento de estudos para avaliação de restrições ambientais em áreas, identificando possíveis passivos, levantando as possibilidades de uso e ocupação do solo.
Levantamento e análise documentas como matrícula do imóvel, levantamento planialtimétrico, estudos anteriores, plantas do terreno.
Visita preliminar para laudo fotográfico, coordenadas e entrevistas (dados históricos).
Obtenção de cartografia oficial (IGC/EMPLASA) digitalizada.
Levantamento de modelos (mapas) de escoamento superficial, identificação das “bacias de drenagem”, visando orientação e seleção de local para construções (planejamento).
Identificação da legislação federal, estadual e municipal aplicável, identificando possíveis restrições ou entraves legais. Levantamento baseado também em dados encontrados, como geografia local, expansão urbana, etc.
Interface com órgãos públicos e ambientais municipais, estaduais e federais, obtendo documentos relativos às restrições da área objeto de estudo (maior garantia).
Georeferenciamento da área por meio de mapas e imagens, de forma a subsidiar o planejamento para aquisição e incorporação de terrenos e empreendimentos, indicando zoneamento, relevo, declividade, vegetação e cobertura do solo e mapa preliminar de APP e Reserva Legal.
Elaboração de relatório apresentando objetivo, metodologia, resultados, histórico da área, laudo fotográfico e apresentação de todos os mapas, imagens e figuras utilizados, tabelas de áreas indicando áreas de baixa, média ou alta restrição, conclusões e recomendações para encaminhamento.
Planejamento socioambiental de ocupação de áreas.