quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Relatório aponta crescimento no Mercado de e-Waste europeu




 
 
Enquanto a economia europeia patinava, o setor de e-Waste (reciclagem de eletrônicos) cresce em ritmo acelerado. Pelo menos é o que afirma o relatório da consultoria especializada Frost&Sullivan. Segundo o relatório, chamado "Oportunidades Globais em Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos”, o volume de recursos alcançou 1,42 bilhões de euros em 2011. A estimativa é que o crescimento continue às taxas de 4% anuais até 2017, alcançando 1,87 bilhões de euros até 2017. Tudo isso mesmo com as quedas nos preços do aço e do plástico que acabaram por tornar menos atrativa a atividade de reciclagem desses materiais. Parte desse desempenho se deve à diretiva europeia que determina que todos os países membros recuperem 45 toneladas de resíduos eletrônicos a cada 100 toneladas produzidas em 2016. A meta sobe para 65% em 2019 e 85% em 2021.


Secretaria municipal do Meio Ambiente


Um Exemplo de Ação Humana, Parabens Feirra de Santana
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, tem investido na realização de ações de conscientização ambiental em unidades de ensino de Feira de Santana. Nesta segunda-feira (23) as atividades foram realizadas na Escola Municipal Dr. Cícero Barbosa de Carvalho.
A escola participa ativamente do Projeto Meio Ambiente In Foco, com a promoção de oficinas de reciclagens e preservação da natureza para todas as turmas.Os alunos do 4º ano participaram da oficina de reciclagem aprendendo a confeccionar objetos decorativos com jornais e garrafas de vidros.
A atividade foi coordenada pela bióloga da Semmam Ivamara Bastos e resultou na produção de jarros coloridos e enfeites de parede, como mandalas. A estudante Paula Ludmila, de 9 anos, aprovou a iniciativa. “Vou aproveitar e fazer logo um presente para o meu pai, daí não vamos mais precisar gastar dinheiro para comprar”, afirmou.
Durante a ação a professora Eunice Araújo também aproveitou galões de tinta vazios e caixas de sapato para confeccionar recipientes para coleta seletiva do lixo. “Os alunos aprendem tanto a separar como a reciclar o lixo, além de contribuir com a conservação de meio ambiente”, afirma a professora.