ESTUDOS

Topografia e Georreferenciamento de Imóveis Rurais




georreferenciamento consiste na descrição do imóvel rural em suas características, limites e confrontações, realizando o levantamento das coordenadas dos vértices definidores dos imóveis rurais, georreferenciados ao sistema geodésico brasileiro, com precisão posicional fixada pelo INCRA.
O trabalho de georreferenciamento envolve, além do levantamento de dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos, em consonância com o disposto na legislação federal e na norma técnica do INCRA. O trabalho possui estreita relação com o processo gerencial da propriedade, pois é através deste que o proprietário atualiza a situação cartorial e cadastral da propriedade. Além disso, é com base nestes dados que o proprietário irá unificar e gerenciar de forma mais eficiente às informações da propriedade no que diz respeito INCRA, Receita Federal e cartório.  

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais



O PPRA tem como objetivo o RECONHECIMENTO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DOS RISCOS AMBIENTAIS existentes nos ambientes de trabalho, visando à preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Este documento deve ser renovado anualmente cabendo à direção da empresa mantê-lo disponível à fiscalização e peritos (ação judicial) por um período mínimo de 20 anos.
RISCOS AMBIENTAIS:

Os riscos ambientais são os agentes existentes nos locais de trabalho que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

1. AGENTES FÍSICOS (ruído, temperaturas extremas, radiação, vibração).

2. AGENTES QUÍMICOS (substâncias que possam penetrar no organismo pela via respiratória nas formas de poeira, fumos, névoas, gases ou vapores ou possam ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão).

3. AGENTES BIOLÓGICOS (bactérias, fungos, vírus).

PEA - Plano de Emergência Ambiental




O que é:
É um plano que contempla a identificação dos cenários emergenciais (situação crítica, acontecimento perigoso ou incidente) capazes de desencadear processos emergenciais e a proposição de ações/procedimentos para contingenciar/mitigar o incidente.

Onde se aplica:
A todos os empreendimentos industriais que desejam estar preparados para enfrentar uma emergência ambiental e reduzir os danos ambientais/materiais.

Por que fazer:
•    Para estabelecer procedimentos formais a serem adotados em situações emergenciais e que estes sejam seguidos pelos funcionários;
•    Para que os funcionários tenham conhecimento dos danos ambientais que suas tarefas possam desencadear;
•    Para prevenir danos materiais e, principalmente, danos ambientais;

São estabelecidos procedimentos de respostas específicos para cada cenário identificado, bem como procedimentos para mitigação de acidentes, que envolve o acionamento de outros órgãos, limpeza de áreas externas atingidas, materiais e recursos necessários, coleta e disposição do material derramado, etc.

PRAD - Plano de Recuperação de Áreas Degradadas




Esse é um estudo caracteristicamente familiar aos empreendimentos de mineração. Porém, a exemplo de outros estudos citados, não há impedimento para que o órgão ambiental licenciador solicite a apresentação de um PRAD para a recuperação de área degradada decorrente, por exemplo, da implantação de um canteiro para construção de uma usina hidrelétrica. O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas - PRAD - é elaborado de acordo com as diretrizes fixadas pela NBR 13030, da ABNT, e outras normas pertinentes.
As principais atividades que consolidam um plano de reabilitação ou recuperação de área degradada podem ser sumarizadas da seguinte forma:
•    Caracterização e avaliação da degradação ambiental;
•    Definição dos objetivos e análise das alternativas de recuperação;
•    Definição e implementação das medidas de recuperação: revegetação (estabilização biológica), geotécnica (estabilização física), e remediação ou tratamento (estabilização química).
•    Proposições para monitoramento e manutenção das medidas corretivas implementadas.

ASSESSORIA

 

Diagnostico Ambiental Municipal.

Plano de Ação Ambiental.

Assessoria ambiental

Regularização Fundiária

Assessoria e Consultoria ambientais

Plano de conscientização ambiental

Elaboração de planejamento Estratégico Ambiental.

Plano de Ação Ambiental.

Diagnostico Ambiental Municipal.

QUARTA-FEIRA, 3 DE SETEMBRO DE 2014

Geo tecnologias aplicada a pesquisas ambientais




A Trimble mais uma vez vem revolucionar o mercado na área de mapeamento com o lançamento do Trimble Juno Série 5, este agora possui o formato de um smartphone o que o torna familiar e extremamente fácil de usar, este formidável equipamento ainda permite com sua tela grande e legível trabalhar durante o dia podendo visualizar imagens e os pontos coletados em campo sem qualquer dificuldade, sem dizer ainda da sua robustez que possui para que possa enfrentar todas as condições severas encontradas no campo.
A Trimble mais uma vez vem revolucionar o mercado na área de mapeamento com o lançamento do Trimble Juno Série 5, este agora possui o formato de um smartphone o que o torna familiar e extremamente fácil de usar, este formidável equipamento ainda permite com sua tela grande e legível trabalhar durante o dia podendo visualizar imagens e os pontos coletados em campo sem qualquer dificuldade, sem dizer ainda da sua robustez que possui para que possa enfrentar todas as condições sereras encontradas no campo. 
O Juno 5 é a solução inteligente em que a sua equipe pode confiar para padronizar inspeções e gestão de ativos, é perfeito para o gerenciamento de ativos e projetos de manutenção de dados. 
Tudo é integrado em um robusto pacote: GPS de alta sensibilidade, sistema operacional Windows® Embedded Handheld, aplicações office, câmera de 8MP, conectividade celular integrada (modelo 5D). 
Mantenha-se flexível e conectado com os sistemas integrados de comunicação para enviar e receber chamadas e dados em tempo real, mantendo a sua equipe muito mais produtiva, perdendo muito menos tempo entre o processamento e a coleta de dados, seu cliente irá ficar impressionado com tanta agilidade.
 O Juno 5 continua trabalhando com o poderoso software de coleta de campo TerraSync (Trimble), podendo visualizar imagens de fundo com inúmeras extensões (TS Pro), trabalhar com dicionários de dados, coletar feições como linha, ponto e área, inserir waypoints, fazer medições em sua tela, verificar os pontos coletados sobrepondo a imagem e mas outras muitas funções e posteriormente processar os dados no software Pathfinder Office o qual poderá verificar toda a qualidade do seu levantamento, venha conhecer.

onsultoria Ambiental

17/07/2013 10:51
  • Assessoria a Financiamento a Projetos do Governo.
  • Assessoria a Projetos em Câmaras Municipais.
  • Consultoria em secretaria municípais.
  • Consultoria em Municípios.
  • Assessoria as Associações Cooperativa.
  • Assessoria a Fundações e Institutos.
  • Assessoria na Gestão Pública Municípal.
  • Diagnósticos Ambientais
  • Relatórios de Impacto Ambiental
  • Investigação de Solos e Aqüíferos
  • Projetos de Remediação Ambiental
  • Revitalização de Áreas Contaminadas
  • Gerenciamento de Projetos e Obras
  • Auditorias Ambientais, Análises de Riscos
  • Tratamento de Efluentes Líquidos
  • Gestão Integrada de Recursos e Passivos Ambientais
  • Estudos de Viabilidade Econômica
  • Projetos de Energia Renovável
  • Eco-Balanços
  • Pesquisa Geológica e Exploração Mineral Projetos
  • Análises físico-químicas e ambientais
  • Análises de solo para investigações de áreas contaminadas
  • Elaboração e acompanhamento de projetos
  • Estudos de viabilidade técnico-econômica e ambiental
  • Operação e manutenção de sistemas de gestão
  • Pesquisa e desenvolvimento de tecnologia aplicada a gestão

Etiquetas:

SEGUNDA-FEIRA, 1 DE SETEMBRO DE 2014

O Plano de bacias, uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável


Nossa região o baixo sul da Bahia, o Brasil  são Todas as  cidades, pois  é a mesma característica, sendo que  aglomeração de pessoas em locais irregulares, nas pequenas e grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais (industriais, comerciais e residenciais).
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais. Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de planejamento urbano) e o esgoto doméstico é jogado diretamente nos rios sem receber o devido tratamento. Este esgoto é um dos principais causadores da morte de peixes nos rios. Este tipo de poluição também causa o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.
Os produtos químicos que muitas indústrias despejam na rede de esgoto e nos rios também provocam a morte de peixes e de outros tipos de vida que costumam habitar as águas dos rios. Embora esta prática seja crime ambiental no Brasil, ainda é muito comum, principalmente, em locais onde a fiscalização do poder público não existe ou é ineficiente.
A poluição dos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do rio. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades.
A atual situação do planeta é decadente, a crise não é só ambiental e social é uma crise no centro do sistema capitalista.
Esta doença está atingindo o mundo todo, a crise é no sistema mundial. O problema da poluição urbana ocorre de vários séculos, no início da revolução industrial teve sua forma acentuada, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse mundo se encontra com uma população de mais ou menos 7 bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição em todo canto, a todo vapor, somos maquina geradora  de lixos. 
O lixo é um dos principais problemas nos grandes centros urbanos, principalmente nos países de primeiro mundo, um exemplo, é o Brasil que produzem cerca de 200 bilhões de toneladas de lixo sólido ao ano, um dos principais agentes poluidores são as embalagens descartáveis. Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo é aplicando medidas para amenizar e reduzir, o consumo, reutilizando e reciclando produtos.
Os lixões são grandes depósitos de lixo a céu aberto, são problemas ambientes com grande probabilidade de contração de doenças, o mau cheiro chega a ser insuportável, por causa do estágio de decomposição dos elementos ali depositados, além de produzir chorume, que é um líquido resultante do lixo, esse possui coloração escura e é bastante ácido.
A poluição do ar é proveniente da emissão de gases no ar (monóxido de carbono, dióxido de enxofre e dióxido de carbono). Esses gases comprometem a composição original da atmosfera provocando uma diminuição da qualidade do ar que os moradores vão respirar, levando as pessoas a contrair doenças respiratórias.
Os agentes poluidores do ar são: as indústrias, a queima de combustíveis fósseis e as usinas termoelétricas e outros
As enchentes são comuns nos grandes núcleos urbanos, principalmente no período chuvoso, pelo fato das cidades serem construídas com concretos e asfaltos, o que diminui drasticamente a impermeabilização do solo, como a água não consegue infiltrar, ela se armazena nas ruas provocando vários inconvenientes e transtornos, como a invasão da água em empresas e residências, trazendo prejuízos financeiros e provocando até mortes. As enchentes também são decorrentes de lixo nas galerias fluviais e construções próximas a rios que transbordam aumentando o agravante.
Contudo Geramos em Ituberá hoje em torno de 400 toneladas de resíduos mensais em média, 20 toneladas por dia, e é despejada nos nossos rios em torno de mais 14 toneladas de resíduos fisiológicos de nossas necessidades mais comuns que são: fezes e urinas e outras. Cada pessoa contribui para poluição em média é 0,5 kg por pessoas diariamente, não podemos jogar a culpas nos outros, somo-nos mesmo, que poluímos, e depois vamos se banhar nos rios com o que sujamos na sua jusante. Cada um tem o dever de fiscalizar e também de contribuir e não só de cobrar do poder público, ao menos se separamos o lixo, para não dar muito trabalho para a reciclagem, mais nem mesmo fazemos coletas seletivas dentro de nossas casas. 
Os lixões agradecem a todos, e ele diz exalado mau cheiro, Ele fala por si só, eu não aguento mais, gente me ajude, vou explodir a qualquer momento e isso realmente aconteceu! Se todos separasse o lixo em casa teriam menos trabalho  com maior eficiência, e assim colocar nos seus devidos lugares.
É bem verdade que não temos um sistema de saneamento básico eficiente, mais o  lixo é o melhor, a  localização que é irregular, mais para atender tão realidade, é preciso que toda a cidade do nosso pais, tivesse uma conscientização de educação ambiental, não temos ao menos educação de berço, se nos tivermos este tipo conscientização e nossa infância, com certeza teríamos  mais respeito à natureza, não ser educado, não é ter formação, são coisas bem diferentes, esta é a visão do povão, pois temos doutores, ainda que são  piores  que os  analfabetos, este sim, frequentou o banco da ciência, mas eles fazem tudo pelo dinheiro não se importa de poluir, faz tudo pelo poder e pelo dinheiro
É triste essa realidade, é um agravante para saúde pública, ainda que invista 20 ou 40 bilhões de Reais até 2020 no saneamento, não acaba esta mazela, o governo federal deve articular políticas ambientais para  que sejam  efetivamente resolvidos tais problemas com  o tão sonhado plano de resíduos sólidos. 
A regularidade, continuidade, funcionalidade e universalização da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, com adoção de mecanismos gerenciais e econômicos que assegurem a recuperação dos custos dos serviços prestados, como forma de garantir sua sustentabilidade operacional e financeira, observada a Lei nº 11.445, de 2007
Portanto não vai resolver, são muitos morcegos no sistema, o  Brasil precisa de educação no sentido mais amplo, precisa de novas perspectivas e ideias inovadas no sistema político,  devemos ter pessoas capacitada para implementar as políticas que está dentro das leis, tanto ambientais como as políticas sociais e culturais. Este é o Brasil que buscam o homem ou uma mulher para governar, ou um grupo que se preocupe com o futuro de nossas crianças e de nossas riquezas e de toda biodiversidade. 

Gestão Ambiental Municipal

16/07/2013 09:03
Objetivo: Proporcionar a servidores municipais e legisladores o conhecimento sobre aspectos básicos necessários para a gestão ambiental municipal e orientar a exercerem suas funções de maneira ambientalmente correta. Público alvo: gestores, servidores municipais, legisladores e pessoas...

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL COM ÊMFASE EM LAUDOS AMBIENTAIS

16/07/2013 09:00
      CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA...   Sejam mais um, e utilize seus conhecimentos e faça os seus projetos, pois o mercado de trabalho é para estes profissionais que estão bem...


Leia mais: http://www.servicoseconsultoria.com.br/cursos-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário