sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores mais discutidos em todo o mundo

A preocupação com o meio ambiente é um dos fatores mais discutidos em todo o mundo. Recentemente, 55 países se reuniram na Conferência do Clima em Kopenhagen, na Dinamarca, para discutir todos os problemas que afetam o meio ambiente, possíveis formas de prevenção contra a poluição ambiental, e também medidas para diminuir a emissão de gases poluentes e outros resíduos na atmosfera terrestre, bem como nos oceanos e mares.
Uma das soluções para todas essas dificuldades enfrentadas pela população mundial pode ser o controle ambiental, por intermédio de programas que visem à redução da emissão de gases poluentes, os causadores do chamado efeito estufa.
Todas as ações de controle ambiental são voltadas para as grandes indústrias, mas é preciso ter em mente que algumas ações de menor porte também podem ser adotadas em casa. As medidas domésticas com relação ao controle de poluição do meio ambiente podem trazer resultados muito positivos se tomarmos atitudes simples, mas que trarão bons frutos no futuro.
Por exemplo, escolhendo aparelhos de ar condicionado ou purificadores de ar que tenham o selo do Inmetro, atestando que aquele produto, além de economizar energia, também não prejudica o meio ambiente. O mesmo vale para outros eletrodomésticos, como refrigeradores, que devem ser reciclados para não comprometer o meio ambiente com os gases que emitem para a atmosfera.
Para reduzir os efeitos de agressão ao meio ambiente é comum que muitas empresas utilizem equipamentos de descontaminação, como já acontece com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb. O órgão é responsável pelo controle, monitoramento, fiscalização e licenciamento de todas as atividades geradoras de poluição, seja na água, no solo ou no ar.
Sistema de purificação para despoluição do ar ambiente.
Sistema de purificação para despoluição do ar ambiente.
Com o uso de equipamentos adequados de descontaminação, como aspiradores e produtos químicos, a Cetesb realiza todas as ações de descontaminação do ambiente, sempre contando com os serviços de profissionais qualificados e bastante experientes no assunto.
Métodos de controle de poluição
Os sistemas de controle de poluição do ar ajudam a manter o ambiente limpo. A fim de reduzir a quantidade de poluição atmosférica que é permitida escapar para o ambiente, várias medidas devem ser levadas em conta por indivíduos e indústrias afins. Embora existam diferentes tipos de métodos de controle e monitoramento da poluição do ar, do solo e da água, entender as principais diferenças entre esses métodos pode ser confuso. As melhores técnicas muitas vezes dependem de como os indivíduos ou a indústria vão aplicá-las.
O carbono ativado é uma das mais populares técnicas de retenção da poluição do ar. Este tipo de processo envolve a utilização de um filtro de poluição, de carbono, para reduzir a quantidade de poluentes que são permitidos para a atmosfera. Quando em uso, esses filtros absorvem os poluentes, ajudando a limpar o ar de quaisquer possíveis toxinas.
A biofiltração é outro tipo de método eficaz para reduzir a poluição ambiental. Ela usa microorganismos, muitas vezes, bactérias e fungos, para dissolver os poluentes. Indústrias que utilizam sistemas de biofiltração incluem as indústrias de alimentos e resíduos vegetais, empresas farmacêuticas e instalações de gestão de águas residuais.
Embora este método de monitoramento ambiental funcione muito bem, um grande espaço é necessário para operar um sistema de filtragem biológica. Muitas indústrias não têm esse espaço disponível, de modo que este método é muitas vezes ignorado.
A emissão de poluentes por carros é preocupante para as autoridades.
A emissão de poluentes por carros é preocupante para as autoridades.
Pelo fato de que os motores de automóveis são responsáveis por grande parte das emissões e da poluição do ar, várias medidas devem ser tomadas a fim de reduzir essas emissões. Muitas vezes, oxidantes catalíticos são colocados dentro de sistemas de exaustão do carro. Esses oxidantes ajudam a reduzir a quantidade de poluentes emitidos por um automóvel. No entanto, os oxidantes não reduzem completamente a poluição do ar causada por automóveis.
Em relação às emissões produzidas pelos carros, as indústrias automobilísticas apostam nos carros híbridos, que utilizam bateria, para amenizar o impacto negativo gerado pela queima de combustíveis fósseis, como o petróleo.
A fim de reduzir a poluição atmosférica global, muitas especialistas ambientais acreditam que todos os países do mundo deveriam ter os mesmos padrões de emissões. Dessa forma, a poluição do ar, das águas e do solo podem ser gerenciados em um nível global. Atualmente, a norma de emissões em todo o mundo não foi estabelecida, pois apenas alguns países adotam medidas deste tipo, embora muitos estejam esperançosos de que isso vai mudar num futuro próximo.
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário