segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Itacaré a maior promesa de desenvolvimento sustentável na cadeia do turísmo pode sofrer grandes mudanças socio economica em sua matriz empresarial

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITABUNA DEBATE PORTO SUL .

Itabuna será o terceiro município sul-baiano a debater o projeto Porto Sul na série de audiências públicas regionais. O evento começará às 18h, na AABB, localizada no Bairro São Judas. São esperadas duas mil pessoas para a audiência itabunense, quando serão apresentados relatórios de impacto ambiental e o projeto que prevê investimentos público e privados da ordem de R$ 2,4 bilhões.
O Porto Sul será construído em Aritaguá, na zona norte de Ilhéus, e terá ainda terminal de uso privativo da Bahia Mineração (Bamin). O porto terá capacidade para movimentar mais de 70 milhões de toneladas por ano. Já o terminal da Bamin, 25 milhões de toneladas de minério de ferro extraído de Caetité, no sudoeste baiano.
O porto também servirá para escoar a produção de minérios e grãos da Bahia e das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. A produção das outras duas regiões brasileiras chegará ao porto através da Ferrovia Oeste-Leste. A outra “ponta” da ferrovia será no Tocantins.
ITACARÉ
Ontem, a audiência foi realizada em Itacaré, onde mais de 100 pessoas puderam se inscrever e apresentar questionamentos relativos ao projeto dos governos baiano, federal e da Bamin. Grupos de estudantes e ambientalistas ligados à Natura, Txai Resort e Floresta Viva fizeram protestos, mas nada que, conforme a organização, tumultuasse a reunião de trabalho.
O prefeito de Itacaré, Tonho de Anízio (PCdoB), disse que o município é favorável ao projeto por entender que vai gerar empregos sem prejudicar o turismo. O município que virou uma das febres do turismo nacional e internacional está na área de influência direta do Porto Sul e por isso recebeu a audiência. Haverá ainda audiências em Coaraci (dia 31º), Itajuípe (1º de junho) e Barro Preto (d
Audiência lotou ginásio Manoel Castro, em Itacaré, ontem (Foto Carla Ornelas).
ia 2).