sexta-feira, 16 de março de 2012

Eventos da Agricultura Familiar Em Valença Bahia



Na próxima segunda-feira, dia 19/03, a DIREC-05 será a primeira a receber a comitiva de entidades parceiras da Agricultura Familiar. Será no Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus, no distrito de Bonfim, em Valença, às 9 da manhã, o café da manhã com os atores do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.



O encontro foi inspirado na Feira da Agricultura Familiar, realizada em 2011, no Colégio Gentil Paraíso Martins, em Valença, promovida pela DIREC-05 em parceria com a Prefeitura de Valença, EBDA, CAR, Banco do Nordeste, ASCOOB, CUT / FETRAF, SEBRAE, STTR VALENÇA, AMUBS e demais organizações de fomento ao desenvolvimento da agricultura familiar no Baixo Sul da Bahia. A articulação entre as entidades, escolas e organizações públicas foi a fórmula encontrada para possibilitar o envolvimento de todos para cumprir a Lei 11.947/09, que determina que 30% dos recursos destinados a alimentação escolar sejam investidos em produtos da agricultura familiar. 



Agora, o projeto se expande para toda a Bahia, objetivando realizar eventos promocionais dos Produtos da Agricultura Familiar nos 31 principais municípios do Interior do Estado, além da região metropolitana de Salvador, objetivando a inserção dos mesmos no Cardápio Escolar da Rede Publica de Ensino do Estado e Municípios conforme determina a Lei Federal 11.947 de 16 de junho de 2009.



A articulação entre várias entidades tem sido um aprendizado importante, pois nos deixou uma grande lição: precisamos fazer parcerias positivas como essa e conseguiremos o sucesso do PNAE que tanto almejamos. Faremos a roda social girar no Baixo Sul na medida em que nos unirmos. Estamos fazendo isso desde a sanção da Lei e temos bons resultados de lá pra cá. Cada um tem muito a contribuir. Liliam Vieira - Coordenadora de Educação da AMUBS - Associação dos Municípios do Baixo Sul.



No formato de café da manha, a EBDA, PGE, SEC / DIREC-05, CEPLAC, SEAGRI, UNICAFES, Banco do Nordeste, diretores das escolas estaduais e Prefeitos se encontrarão para degustar os produtos da agricultura familiar, trocar experiências, planejar as compras e entender mais sobre o credenciamento - a nova modalidade de aquisição de produtos do Estado. Na oportunidade, haverá um novo encontro entre Educação e Agricultura, marcando o esforço coletivo entre as entidades fornecedoras, executoras, instituições de crédito, de assistência técnica e Secretarias de Governo, sob a supervisão fundamental da Procuradoria Geral do Estado da Bahia.



"Considero a ideia dos cafés da manhã já um sucesso e tenho certeza que, com a experiência, vamos avançar ainda mais. Em 2011, chamamos a atenção com a realização da Feira da Agricultura Familiar, mostramos um pouquinho do que somos capazes quando existe vontade política e articulação. Provamos que pessoas e instituições podem muito quando se juntam. Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos". Flordolina Angélica - diretora da DIREC-05.