sexta-feira, 18 de maio de 2012

Programa de rádio sobre educação ambiental pode ser lançando em Ituberá


Programa de rádio sobre educação ambiental pode ser lançado em Ituberá, precisamos de apoio de empresarios da cidade, poder público local Governo do estado, Governo Federal.

Pode ser  lançado progama de educação ambiental em ituberá o programa de rádio inovador “ "Gente que faz”.
O programa que visa orientar a comunidade sobre o cuidado com o meio ambiente, está sendo construído  pelo Sr. Biólogo Ricardo Pereira, o proprietário dá radio local, Lucas Mendes, a rádio Sintonia serviços de alto falantes e Internet para todo o Brasil no e o mundo pelo a web, temos alguns empresários que mostraram interesse.                                    Estúdio da rádio cintonia
 Vai ser uma transformação na postura do cidadão Ituberaense, convido os participantes de Oficinas de educação, professores, médicos, advogados, vereadores, prefeitos que queria fazer parte da comunicação ambiental da costa do dendê.
A veiculação pode ocorrer em carro de som, possibilitando que a população possa apreciar o trabalho e se conscientizar a respeito dos problemas ambientais.
Também pode ser distribuídos em jornais, CDs, o cidade poder adquiri com um valor de R$ 1.50 Os exemplares do Jornal Expresso, que está     sendo discutido com o proprietário do Jornal local E DA REGIÃO “Não para por aí... existe proposta que poder revolucionar vários problemas, a previsão é de levar o programa de rádio e distribuição em jornal, Blog, em escolas, em comunidades, pode resolver principalmente a questão de urgência, que é a da reciclagem, e a mistura de resíduos nos lixões em nossas cidade em todo nosso Brasil. 
Estamos articulando, para levar o programa através de novas estratégia, a divulgando vai ser construída pelo grupo de agentes ambientais,  a questão ambiental e de todos, nos não é só das prefeitura, ou do poder publico, os agentes ambienais, eles vão  ter alguns benefícios: fazer curso grátis pelo governo  Federal e atavés de OSIPs, através de plataforma ead, os candidatos deve procurar Sr.Ricardo pereira ir  na Secretaria do Meio Ambiente e solicitar a inscrição de diversos cursos e se comprometer com a causa Ambiental, onde ser solicitado do canidato ações e compromisso, pode ir até a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Ituberá sendo do próprio município.
Um dos criterios reside na cidade de ituberá, isso é um trabalho proativo estratégico de toda equipe da SMMA através do Seu superitendente  de educação ambiental no o que Desrespeita a competencia das as ações da secretaria do meio ambiente. contudo  e vai ser realizado pelo grupo  de trabalho do Projeto em parceiras com vários órgão municípais, atraves de ação de educação ambiental, fiscalização, coodenação, tudo isso  são açoes de projetos dentro do plano de ação.   o  Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ituberá - CODEMA orgão fundamental para construção de uma cidade melhor.
portanto o curso  basta as pessoas interessada preocupar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente  atenção vagas limitadas até dia 30-05-2012 ou mês de agosto  para fazer os cursos tanto para agricultura como meio ambiente  deve procurar a secretaria?


Contatos para o projeto:
Lucas Mendes
Ricardo Pereira

Telefone: 73- 81438129
                       
Rádio sintonia-73 3256-1554

Serviço de Informação ao Cidadão-ituberá-pratigí

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) começa a funcionar na ENAP

16/05/12 - A ENAP inaugurou nessa quarta-feira (16) seu Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e sua página de transparência ativa, em cumprimento aos critérios da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011). No primeiro dia de vigência da nova Lei, as iniciativas foram apresentadas em solenidade na qual também foi aberta exposição temática “Acesso à Informação no Brasil”, que ficará disponível à visitação pública até 8 de junho.

O advento da nova Lei insere o Brasil no grupo de 91 países que adotam instrumentos jurídicos de acesso a informações governamentais. Para o presidente da ENAP, Paulo Carvalho, esse dia histórico marca uma mudança de cultura no país. “Tornar o acesso efetivo é um desafio posto a todos nós”, observou. Ele explicou o caráter transformador da nova Lei, que vem colocar fim à cultura do sigilo, destacando que a LAI é resultado do interesse genuíno do governo em criar condições para a transparência no país ser mais efetiva. “Esse é um dia para se lembrar no futuro”, arrematou.

O espaço dedicado ao novo serviço é situado no hall de entrada do edifício sede da Escola, ao lado da Biblioteca – local de fácil acesso, atendendo, assim, aos critérios legais estabelecidos. De acordo com a LAI, por meio do SIC, os cidadãos devem acessar, com facilidade, informações contidas em arquivos públicos, planos de governo, auditorias, prestações de conta, entre outras. Além do atendimento presencial, o SIC atenderá pelo e-mail e-sic@enap.gov.br.

A cerimônia foi presidida por Paulo Carvalho, e contou com a participação da diretora de Comunicação e Pesquisa e autoridade da LAI na Escola, Enid Rocha. Estiveram presentes a diretora de Gestão Interna, Aíla Cançado, e cerca de 50 servidores. O presidente apresentou a sala onde ficará localizado o SIC, bem como as equipes responsáveis pela implementação e exercício da LAI: o coordenador do Grupo de Trabalho da LAI, Marcelo Kawatoko (assessor do gabinete da presidência da ENAP); o chefe de Gabinete e presidente da Comissão de Classificação, Handemba Mutana; e as atendentes do SIC na Escola, Andrea Cacilda Melo da Silva e Carolina Sólia Nasser.

Também, nesta quarta-feira, entrou no ar a página da transparência ativa, com as informações institucionais, as ações, os programas etc. da Escola: enap.gov.br/acessoainformacao. Desenvolvida segundo critérios da Lei, o site foi idealizado para atender aos requisitos técnicos, de informação, usabilidade e acessibilidade, seguindo as orientações constantes de cartilha divulgada pelo Ministério do Planejamento (MP) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). A nova página foi apresentada durante o evento, prestigiado pela CGU, com a presença de Renata Figueiredo, analista de finanças da Coordenação-Geral de Promoção da Ética, Transparência e Integridade, vinculada à Diretoria de Prevenção da Corrupção, daquele órgão.

O acesso à informação recomendado pela LAI, como explicou a diretora Enid Rocha, tem dois dispositivos – o da transparência ativa, proporcionado pelo site da Escola, em conformidade com os parâmetros legais; e o da transparência passiva, concretizado pelo SIC. “Cumprimos o início da tarefa. E uma nova etapa desafiadora se inicia hoje para o trabalho efetivo de implementação da Lei de Acesso à Informação. Do envolvimento de todos depende o sucesso da Lei. Fico bastante orgulhosa de fazer parte desse momento”, reiterou a diretora.

Exposição

Outro destaque da solenidade de implementação da LAI na ENAP foi a abertura da exposição temática “Acesso à informação no Brasil”. A mostra reúne uma seleção de publicações dedicadas ao tema, desde 1986, pertencentes ao acervo da Biblioteca Graciliano Ramos/ENAP, organizadora da iniciativa. O objetivo é divulgar obras que auxiliem servidores públicos na compreensão dos princípios da nova Lei e na mudança da cultura do sigilo, ainda presente na gestão da informação pública. A exposição fica aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, até o dia 8 de junho.

A LAI na ENAP

A inauguração do SIC e o lançamento da página da transparência ativa marcaram o fim da fase inicial de implementação da Lei, em que a Escola realizou uma série de eventos em prol da nova cultura de acesso à informação. Como escola de governo comprometida com a prospecção e difusão do conhecimento sobre gestão pública, a ENAP promoveu a oficina de intercâmbio sobre a Lei de Acesso à Informação, realizada em 29 de março, que reuniu mais de 120 representantes de 25 ministérios.

Desafios, oportunidades e soluções já levantadas por órgãos do governo foram temas tratados na oficina realizada, conjuntamente, pela ENAP e pelo MP, com apoio da Controladoria CGU e da Casa Civil da Presidência da República.

Em 13 de abril, a ENAP realizou ainda o Café com Debate sobre a LAI, que teve como tema: “Lei de Acesso à Informação no Brasil: Um passo para o aprofundamento da democracia e os desafios para sua implementação”. O encontro contou com cerca de 250 convidados e teve a participação dos secretários executivos da Casa Civil, Beto Vasconcelos; da CGU, Luiz Navarro; e do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez – moderados pela secretária executiva do Ministério do Planejamento, Eva Maria Chiavon.

Ainda no escopo do acesso à informação, a ENAP organizou um Café com Debate acerca do novo Portal Brasileiro de Dados Abertos em 4 de maio. O evento abordou “como os dados abertos vão transformar as práticas do governo e gerar oportunidades para a sociedade”. O objetivo foi tratar do novo Portal, da participação efetiva da sociedade civil em sua concepção e da maneira como essa ferramenta será usada para a promoção da transparência.