domingo, 14 de julho de 2013

Bahia conta com banco de dados de projetos socioambientais

Notícias


09.07.2013 – O primeiro passo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para a elaboração de um diagnóstico de Educação Ambiental (EA) do Estado – por meio do sistema para mapeamento de experiências socioambientais – instrumento da Política Lei nº 12.056/2011, foi apresentado aos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea) nesta segunda e terça-feira (8 e 9). Os conselheiros discutiram também sobre a inserção da EA nos planos de bacias da Bahia, além da construção das estratégias de Comunicação de Educação Ambiental para as Unidades de Conservação.
O banco de dados foi desenvolvido pela Sema em parceria com as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), e já está acessível às duas universidades conveniadas. De acordo a coordenadora de Territórios da Diretoria de Educação Ambiental (Dieas) da Sema, Michele Rios, o mapeamento pretende dar visibilidade às ações socioambientais que acontecem nos territórios, além de divulgar os impactos e o potencial pedagógico, contribuindo como a aprendizagem e fortalecendo a troca de experiências entre as comunidades.
Segundo Michelle, a Sema pretende ampliar os convênios com outras universidades para que possam contribuir com o registro das atividades socioambientais no sistema. Ela diz, ainda, que em breve a plataforma será disponibilizada no Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), para que a sociedade também possa ter acesso e inserir outras experiências ambientais.
Gestão dos Recursos Hídricos – A técnica da coordenação de Recursos Hídricos da Diretoria de Águas do Inema, Maria Do Carmo Pereira, fez uma exposição sobre a elaboração dos sete planos de bacias que estão sendo desenvolvido no Estado, entre eles o da Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA) dos rios Grande e Corrente, nas bacias do Leste, rio das Contas, Bacias do Recôncavo Sul e Norte e Inhambupe, e RPGA do Rio Paraguaçu.  A previsão é que eles sejam concluídos até junho de 2014.
Para a representante do Instituto Mata de Cipó, de Vitória da Conquista, e participante da Câmera técnica de Águas e Saneamento, Lucimeire Passos, há dois anos o grupo discute a inserção da EA nos planos de bacia. “A elaboração desses planos representa um avanço, pois através deles os comitês e o órgão gestor estadual terá subsídios para desenvolver uma agenda voltada para a oferta de água, redução da poluição, conservação da mata ciliar, entre outras ações”, pontuou.
EA nas UCs – Outro ponto tratado foi a elaboração do Plano de Estratégias de Comunicação de Educação Ambiental para as UCs. Pautado no modelo nacional desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o documento segue as mesmas referências, porém, tem a preocupação de atender as necessidades locais.
De acordo com a coordenadora da Diretoria de Educação Ambiental da Sema, Iara Morena, o documento traz um detalhamento de como desenvolver ações de EA nas UCs, metodologia,  levantamento de ações de EA nas UCs estaduais, além de indicadores para o monitoramento e avaliação.
Iara informou também que a elaboração do Plano será por meio de consultoria, e a empresa contratada desenvolverá o documento acompanhada pela Sema. O processo de construção seguirá uma metodologia participativa, que se dará por meio de oficinas para receber contribuições dos gestores das UCs, representantes dos conselhos e comunidade. Ao final do trabalho, será realizado um encontro estadual de EA e Comunicação nas UCs para validação do documento.
Segundo o representante da Bioeste e integrante da Câmara Técnica de Unidades de Conservação e Povos Tradicionais, Daniel Melo Barreto, é importante o Estado se voltar para desenvolver este plano, que irá atender as necessidades locais. “Esta demanda foi uma das nossas diretrizes traçadas para este ano pelos integrantes desta Câmara no âmbito da Ciea. Estas estratégias irão ajudar os gestores na divulgação dos trabalhos que acontecem nas UCs estaduais”, finalizou.
Fonte: Ascom/Sema