segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ricardo Young — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.


Texto final da ISO 26000 é aprovado

A norma de responsabilidade social ISO 26000 é lançada no Brasil
O documento obteve 93% de aprovação: 72 votos a favor, 5 contra e 11 abstenções. Para se chegar ao texto FDIS, última etapa antes de a nova norma de responsabilidade social ser publicada, houve a participação de cerca de 450 especialistas de 99 países associados à ISO e de 210 observadores. A publicação oficial deverá ser realizada até o final de outubro.


O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/iso26000/noticias#ixzz1sv1uf8kf
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Postado em Eventos e Campanhas em 23/04/2012 às 19h15
por Redação EcoD

Entre abril e junho de 2012, o TED realiza eventos especiais em 14 cidades de seis continentes, em busca de novos talentos - "de novas vozes que o mundo precisa escutar". Serão escolhidos 50 candidatos. A seleção no Brasil será no dia 12 de junho.
Postado em EcoD TV em 23/04/2012 às 17h30
por Redação EcoD

Com a aproximação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho deste ano, a Carta da Terra lançou uma campanha para conscientizar os cidadãos de todo o mundo sobre a importância da busca de soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável.
Postado em Ciência e Tecnologia em 23/04/2012 às 17h10
por Redação EcoD

A IBM desenvolveu uma bateria que respira e usa oxigênio para produzir eletricidade, aumentando exponencialmente a sua autonomia. "Lítio Ar" é o nome da tecnologia, que capta e armazena oxigênio através de uma nanoestrutura de cátodo de carbono. Uma vez armazenado, o oxigênio reage com os íons de lítio e elétrons, gerando eletricidade.
Postado em Biodiversidade em 23/04/2012 às 15h15
por Redação EcoD

Estudo sobre a readaptação de tartarugas marinhas cabeçudas ao seu meio ambiente, realizado pela Universidade de Barcelona, descobriu que, mesmo após uma longa recuperação em centros de reabilitação, os animais podem não se readaptarem no mar. Segundo os cientistas, a readaptação é difícil devido à mudança de comportamento das tartarugas durante o processo de recuperação.
Postado em Economia e Política em 23/04/2012 às 12h30
por Redação EcoD

As discussões deverão envolver desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza, energia e economia sustentáveis, além de temas como água e segurança alimentar e nutricional. O rascunho zero começou com 17 páginas e hoje está com mais de 170. A reunião será realizada em Nova York (EUA).
Postado em Mudanças Climáticas em 23/04/2012 às 12h05
por Redação EcoD

Por volta de 2040, as mudanças climáticas podem provocar grandes oscilações nos preços do milho ao causar impactos no valor do alimento, no rendimento dos produtores, nos criadores de gado e também do etanol proveniente do grão. A conclusão consta em um estudo desenvolvido por pesquisadores das universidades Stanford e Purdue, publicado nesta segunda-feira, 23 de abril, na revista Nature Climate Change.
Postado em Economia e Política em 23/04/2012 às 10h51
por Redação EcoD

O EcoD perguntou aos internautas, na última semana, se eles concordam com a prorrogação do decreto que suspende as multas dos ruralistas que desmataram para produzir. A maioria dos participantes (51,2%) respondeu que "Não. O governo está protegendo quem produz desmatando".
Postado em Responsabilidade Social em 23/04/2012 às 10h05
por Redação EcoD

Voltado às discussões sobre a Responsabilidade Social das Empresas (RSE), o primeiro Fórum Social Empresarial será realizado entre 9 e 11 de maio em Bento Gonçalves (RS). O evento internacional contará com palestras, atividades de formação e capacitação com especialistas internacionais, mostra de cases, intercâmbio de experiências e rodadas de negócios.
Postado em Economia e Política em 23/04/2012 às 09h30
por Redação EcoD

Depois de várias sucessões de adiamentos nos últimos meses, a votação do novo Código Florestal Brasileiro enfim deverá ser realizada na terça-feira, 24 de abril. No entanto, o resultado do pleito é uma incógnita, uma vez que o parecer apresentado pelo relator da matéria, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), na última quinta-feira (19), desagradou ao governo, a alguns partidos da base aliada e até mesmo a comunidade científica.
Postado em Biodiversidade em 22/04/2012 às 16h30
por Redação EcoD

A escolha foi realizada durante uma conferência internacional que reuniu especialistas de todo o mundo no Panamá. A iniciativa foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2010. Atualmente, um em cada três espécies de anfíbios, mais de uma espécie de aves em cada oito, mais de um mamífero em cada cinco e mais de uma espécie de coníferas em cada quatro estão ameaçadas de extinção.
Postado em Ciência e Tecnologia em 22/04/2012 às 15h15
por Redação EcoD


Ricardo Young — EcoDesenvolvimento - Sustentabilidade, Meio Ambiente, Economia, Sociedade e Mudanças Climáticas.
O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org.br/conteudo/posts/2012/fevereiro/ricardo-young/#ixzz1sv0Sw8i8
Condições de uso do conteúdo
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

O envolvimento de Ricardo Young Silva com a sustentabilidade vem de muito antes da consolidação do conceito que ele tem ajudado a disseminar pelo Brasil e o mundo. Está no sangue.
young 2Do Silva – sobrenome do pai, baiano – herdou o amor às artes, a paixão pela natureza, o respeito à simplicidade, à humildade e ao não preconceito. Do Young – da mãe, filha de americanos do sul dos Estados Unidos, região de protestantes conservadores – carregou o senso de responsabilidade, ética e disciplina.
Ainda aos 16 anos, viu-se no dilema de suceder o pai, fundador da Escola de Idiomas Yázigi. Decidido a encarar a missão, foi estudar Administração Pública – sem jamais perder de vista a formação humanista e espiritual – e encantou-se pelos valores da empresa familiar que se propunha não apenas a gerar lucro para os sócios, mas a capacitar pessoas, formá-las e ajudá-las a crescer.
Sob a batuta de Ricardo, o negócio tornou-se referência mundial no mercado de franquias. Conquistou sócios americanos – dando origem à Internexus. E solidificou-se como um laboratório de boas práticas empresariais.
A bandeira da responsabilidade social corporativa foi fincada por Young em todas as entidades de classe que ajudou a fundar e projetar: a Associação Brasileira de Franchising e seu respectivo Instituto, o PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e o Instituto Ethos – do qual foi presidente entre 2003 e 2005.
Durante esse período, Young colocou-se no centro do furacão de todas as discussões relevantes sobre sustentabilidade que aconteciam no planeta: Pacto Global das Nações Unidas, Global Reporting Initiative (GRI), ISO, Fórum Econômico Mundial de Davos.




Mestrado em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos

12/04/2012 atualizada em 20/04/2012 11:16

O Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos realiza seleção de candidatos para a turma 2012.2, visando o preenchimento de vagas para desenvolver trabalho de dissertação em dez projetos de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril, das 08h00 às 17h00, no Protocolo Geral da UESC. Os resumos dos projetos estão disponíveis na página do PPGBBM.

Projetos e Orientadores:
Novos Editais: Inscrições até 25/04/2012
Edital Nº 057 - Biotecnologia Microbiana: Contribuições em Produtos e Serviço para o Desenvolvimento Tecnológico da Bahia – Profª. Ana Paula Trovatti Uetanabaro
Edital Nº 058 - Aplicações Biotecnológicas de Microrganismos – Profª. Andréa Miura da Costa
Edital Nº 059 - Imunidade Celular na Paracoccidioidomicose Humana – Profª. Carla Cristina Romano
Edital Nº 060 - Biotecnologia Aplicada à Prospecção e Ação de Moléculas com Atividade Biológica Efetiva no Controle de Tumores - Prof. Jerônimo Pereira de França

Inscrições Prorrogadas até o dia 25/04/2012, conforme Portaria Nº 581
Edital 046 - Análise Quantitativa de Despolimerases Produzidas por Estirpes de Leveduras - Profª. Aline Silva
Edital 047 - Fixação Biológica de Nitrogênio em Leguminosas Arbóreas da Mata Atlântica e da Caatinga do Estado da Bahia - Prof. Eduardo Gross
Edital 048 - Bioprospecção de Compostos Bioativos a partir de Meta-Genôma de Amostras de Corais, Esponjas e de Sendimento de Mangue da Baia de Camamu Bahia Brasil - Prof. João Carlos Teixeira Dias
Edital 049 - Incidência e Aspectos Clínicos da Infecção Congênita pelo Citomegalovirus (CMV) na Região de Ihéus, Bahia - Prof. Lauro Juliano Marin
Edital 050 - Estudo sobre as Interações Moleculares de Compostos Bioativos e Sistemas Biomiméticos com Potenciais Aplicações em Nanobiotecnologia - Prof. Luiz Carlos salay
Edital 051 - Reparo de Danos Induzidos por Acetaldeído no DNA de Levedura Saccharomyces Cerevisiae [Repair of Acetaldehyde Metabolism-Induced DNA Damage in Yeast] - Prof. Martin Brendel

Informações gerais sobre cursos


Especialização
Audiovisual
Biologia de Florestas Tropicais
Combustíveis Derivados da Biomassa: com
ênfase em biodiesel e biogás
Direito Processual Civil
Economia das Sociedades Cooperativas
Economia de Empresas
Educação e Relações Étnico-Raciais
Educação Infantil
Ensino de Ciências e Matemática
Ensino de Geografia
Epistemologia e Fenomenologia
Educação para Jovens e Adultos
Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa
Gestão da Educação
Gestão para Inovação e Sustentabilidade
História do Brasil
Leitura e Produção Textual
Língua Estrangeira: Ênfase em Espanhol
Matemática
Metodologia em Educação Física e Esporte
Modelagem Matemática
Oceanografia
Planejamento de Cidades
Saúde Mental
Sistemas Embarcados

Mestrado
Biologia e Biotecnologia de Microrganismos
Botânica
Ciência Animal
Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais
Letras: Linguagens e Representações
Produção Vegetal
PROFÍSICA - Programa de pós-graduação em Física
PROFMAT - Profissional em Matemática em Rede Nacional
Sistemas Aquáticos Tropicais
Zoologia
Programas Unificados (Mestrado e Doutorado)
Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Genética e Biologia Molecular




http://www.uesc.br/noticias/?acao=exibir&cod_noticia=2406

Estudantes da Costa do Dendê, editais abertos

Apresentação

Os Editais são financiados com recursos próprios do CNPq ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais.

As regras e normas dos diversos editais em andamento podem ser vistas abaixo. Para a apresentação de propostas você deverá acessar a página de Formulários onde encontrará os formulários adaptados a cada edital.

Editais com o prazo encerrado, e suas respectivas normas e regras, podem ser vistos em Editais C&T Encerrados.

Editais abertos:

2012

Objetivo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Inscrições:
19/04/2012 a 04/06/2012
Versão para impressão em PDF
Objective: The fellowships offered by the CNPq-TWAS Fellowships programmes allow scientists from developing countries (other than Brazil) to study or to do research in natural sciences in Brazil and then to return home to continue their careers.
Application deadline: April 13th, 2012 (Friday) and July 19th, 2012 (Thursday) by 6 PM in Brasilia time zone (GMT -04:00).
Versão para impressão em PDF
Objetivo: Processo de inscrição de instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, para concessão de cota de bolsas de Iniciação Científica.
Inscrições: 09/04/2012 a 25/05/2012
Versão para impressão em PDF
CHAMADA PARA O PROCESSO DE INSCRIÇÃO 2012/2013 DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS AÇÕES AFIRMATIVAS – PIBIC- Af
Objetivo: Processo de inscrição de instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-Af para concessão de cota de bolsas de Iniciação Científica.
Inscrições: 09/04/2012 a 25/05/2012
Versão para impressão em PDF
Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação.
Atenção! A Chamada foi dividida em duas Linhas de financiamento, sendo que, na Linha 1 serão apoiados eventos que venham a ocorrer no período de 01/07/2012 a 30/06/2013 e na Linha 2 serão apoiados Eventos Mundiais que ocorrerem no período de 01/01/2013 a 31/12/2014.

Inscrições no Cronograma 1: 30/03/2012 a 30/04/2012

Versão para impressão em PDF
Objetivo: Selecionar candidatos às bolsas de doutorado sanduíche no exterior - SWE e de pós-doutorado no exterior - PDE para desenvolverem seus projetos de pesquisa nos centros de P&D da SAAB AB e/ou nas instituições de pesquisa parceiras listadas no Anexo, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF, nos termos detalhados no Edital.
Inscrições: 19/03/2012 a 30/04/2012
Versão para impressão em PDF
Chamada de Projetos MEC/MCTI/Capes/CNPq/Faps Nº 61/2011
Programa Ciência sem Fronteiras – Bolsas no País Modalidade Pesquisador Visitante Especial
Objetivo: Apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras.
Inscrições:
1º Chamada - 21/12/2011
a 15/02/2012 - Encerrado
2º Chamada - 21/12/2011 a 04/06/2012
3º Chamada - 21/12/2011 a 01/10/2012
Versão para impressão em PDF
Chamada de Projetos MEC/MCTI/Capes/CNPq/Faps Nº 60/2011
Programa Ciência sem Fronteiras – Bolsas no País Modalidade Atração de Jovens Talentos
Objetivo: Apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem, por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade do País com enfoque nas áreas prioritárias do Programa Ciência sem Fronteiras.
Inscrições:
1º Chamada - 21/12/2011 a 15/02/2012 - Encerrado
2º Chamada - 21/12/2011 a 04/06/2012
3º Chamada - 21/12/2011 a 01/10/2012
Versão para impressão em PDF
Chamada de Projetos CNPq/Fraunhofer Nº 03/2012
Programa Ciência sem Fronteiras
Objetivo: Selecionar candidatos que queiram desenvolver integral ou parcialmente suas teses de doutorado ou projetos de pós-doutorado dentro das áreas prioritárias.
Inscrições: 01/02/2012 a 16/03/2012
Aviso !!!
  • Os candidatos deverão anexar ao formulário de inscrição arquivo contendo um depoimento em vídeo, gravado em inglês ou alemão, incluindo as seguintes informações:
    a) breve introdução pessoal;
    b) tópicos de interesse;
    c) motivos para ter escolhido a Alemanha como país de destino no exterior;
    d) motivos para ter escolhido um Instituto Fraunhofer para realizar suas pesquisas.
Versão para impressão em PDF
Processo de inscrição do
PROGRAMA CONJUNTO DE BOLSAS DE DOUTORADO na República Federal da Alemanha 2012/2013
DAAD - CAPES – CNPq
Objetivo: Formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização de doutorado integral , de duplo doutorado e de doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.
Inscrições: 26/01/2012 a 15/03/2012
Versão para impressão em PDF
Chamada de Projetos CNPq/GSK Nº 01/2012
Programas Ciência sem Fronteiras/Trust in Science
Objetivo: Selecionar candidatos que queiram desenvolver parte de suas teses ou projeto de pós-doutorado, dentro das áreas prioritárias do CsF, listadas no item 2, nos laboratórios do GlaxoSmithKline, localizados no Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. Informações detalhadas sobre as linhas de pesquisa conduzidas pelo GSK podem ser obtidas no em sua página na internet (http://www.gsk.com).
Inscrições: 18/01/2012 a 02/03/2012
Versão para impressão em PDF

UFPE Abre Vaga para Professores na Área de Oceanografia Geológica e Oceanografia Biológica



UFPE abre vaga para professores nas áreas de Oceanografia Geológica e Oceanografia Biológica, o período das inscrições é de 31 de março de 2012 a 11 de maio de 2012.
Para maiores informações acesse o Link: http://www.ufpe.br/proacad/index.php?option=com_content&view=article&id=622:edital-12-concursos-publicos-de-provas-e-titulos-para-docentes-do-magisterio-superior-adjuntoassistente-recife-e-caruaru&catid=15&Itemid=114

Analistas de Projetos Ambientais (Sênior)   

Estão abertas duas vagas para a contratação de analistas de projetos ambientais (sênior) para trabalhar na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em Curitiba (PR), para atuação em pagamento por serviços ambientais e economia verde.
Informações adicionais estão disponíveis no site Vagas.com. Clique em vagas disponíveis no menu do lado esquerdo da tela (vaga 453129 e vaga 453139).

Seleção de Técnico Ambiental

A empresa Everest Tecnologia em Serviços Ltda. está selecionando oceanógrafos, biólogos, engenheiro de pesca ou profissionais de áreas afins para a função de Técnico Ambiental, para embarques em Navios de Sísmicos e/ou Embarcações de Apoio e e/ou Embarcações Assistentes.
Os interessados precisam ter experiência em gerenciamento de resíduos, monitoramento de embarcações de pesca e em ministrar Treinamento Ambiental em Navios de Sísmicos, Embarcações de Apoio e Assistentes, além de bom inglês (fluência).
A empresa dará prioridade aos profissionais que possuem horas de embarque em navios de sísmicas, plataforma de petróleo ou cruzeiros científicos.
Interessados devem enviar currículo atualizado para valci@evt.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

IOC / UNESCO Oferece Vaga para Especialista do Programa  

O IOC / UNESCO tem uma vaga para um especialista do Programa, que será responsável pela gestão do Sistema de Informação Biogeográfica Ocean (OBIS). A posição será baseada no Office Project COI para IODE / OBIS, (em breve), localizado na Rutgers University, New Jersey, EUA.
O titular ira especificamente coordenar o planejamento e a implementação do Sistema de Informação do Oceano biogeográfica (OBIS), incluindo a supervisão do banco de dados OBIS e dos produtos / serviços, organização, administração de reuniões e cursos de formação, elaboração de contratos e acordos, elaboração de relatórios financeiros e técnicos necessários pela UNESCO / COI e os doadores / patrocinadores;
Além disso o titular deve promover activamente OBIS através de sites de up-to-date web, folhetos, bem como a participação em relevantes eventos científicos e técnicos, representando UNESCO / IOC, além de colaborar e coordenar com outros programas do COI e projetos, bem como com outras organizações e órgãos, como relevantes para OBIS.
Para mais informações acesse o link aqui.

Vaga de Assistente em Geoprocessamento  

A organização The Nature Conservancy está selecionando canditados para a vaga de Assistente em Geoprocessamento, para trabalhar no apoio ao projeto "Produtor de Água". Essa vaga ficará lotada no escritório da organização, em Brasília.
Interessados devem entrar em contato com João Guimarães ( jguimaraes@tnc.org O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).
Mais artigos...

Um por todos e todos por um! A ONU instituiu 2012 como sendo o Ano Internacional das Cooperativas para enfatizar a contribuição delas ao desenvolvimento socioeconômico em um mundo que busca modelos de negócio alternativos.


 
COOPERATIVISMO NO BRASIL
No Brasil, a prática do cooperativismo teve início no final do século XIX, mas a cultura já poderia ser observada desde a época colonial. Ela se desenvolveu tanto no meio urbano quanto no rural, tendo forte influência das culturas alemã e italiana, principalmente na área agrícola. Os imigrantes trouxeram de seus países de origem a bagagem cultural, o trabalho associativo e a experiência de atividades familiares comunitárias, que os motivaram a organizar-se em cooperativas.
Com a propagação da doutrina cooperativista, as cooperativas tiveram sua expansão num modelo autônomo, voltado para suprir as necessidades dos próprios membros, evitando, assim, a dependência de outros atores do mercado.
Para atuar em defesa do movimento cooperativista, foi criada em 1969 a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entidade reconhecida como representante oficial do setor no país. A OCB é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com neutralidade política.
Em 1971, ocorreu a regulamentação do segmento, com a sanção da Lei 5.764, na qual são especificadas as regras para a criação de cooperativas.
A cooperação é um dos muitos princípios da evolução. Na natureza, cardumes de peixes, animais que caçam em matilha e colônias de insetos exemplificam a união que faz a força para garantir a sobrevivência.
Os humanos se comportam de modo semelhante, é claro, porém nas últimas décadas nosso sistema capitalista turbinado nos conduziu a uma visão de mundo que enxerga um outro princípio evolucionário – a concorrência – como a rota mais efetiva para o progresso humano.
Em 2012 a ONU espera lidar com esse desequilíbrio. "As cooperativas são um lembrete à comunidade internacional de que é possível buscar tanto a viabilidade econômica quanto a responsabilidade social", declara o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon no website dedicado ao Ano das Cooperativas.
A ONU quer focar especificamente o "impacto na redução da pobreza, a geração de emprego e a integração social" que as cooperativas possibilitam, segundo diz o website.
A ocasião não poderia ser mais oportuna. A crise financeira, a desigualdade crescente, a fome e a pobreza espalharam ceticismo quanto aos benefícios do fundamentalismo do livre mercado e do individualismo desenfreado, especialmente agora que o equilíbrio do poder econômico está mudando do hemisfério Norte para o Sul, e do Ocidente para o Oriente.
As pessoas procuram novas maneiras de fazer negócio e estão em busca de formas que envolvam e promovam os pobres, assim como os ricos. Elas não precisam ir muito longe, pois isso já está ocorrendo em larga escala.
Mais de um bilhão de pessoas no mundo todo já se uniram em cooperativas, e esses empreendimentos já melhoraram a sobrevivência de três bilhões de pessoas, segundo os números da Aliança Cooperativa Internacional (International Cooperative Alliance – ICA).
"Cooperativas são um modelo de negócio sério e que funciona bem no mundo inteiro", afirma Charles Gould, diretor-geral da ICA, em uma entrevista para a Federação Internacional de Cooperativas e Mutualidades de Seguro (ICMIF, sigla em inglês).
Segundo a ICA, no Brasil as cooperativas foram responsáveis por 37,2% do PIB agrícola e por 5,4% do PIB total em 2009. Na Alemanha, 8.106 cooperativas dão emprego para 440 mil pessoas. No Canadá, quatro em cada dez canadenses são membros de, pelo menos, uma cooperativa.
Na Índia, agricultores em mais de 15.500 associações cooperativas leiteiras de vilarejos se beneficiam com o processamento e a comercialização do leite de forma compartilhada.
Esses benefícios financeiros frequentemente são reinvestidos na comunidade local – uma característica essencial do modelo cooperativista que o distingue do capitalismo de mercado, onde os lucros gerados localmente podem desaparecer nas mãos de acionistas distantes dali.
No país africano Costa do Marfim, por exemplo, a ICA relata que nos últimos anos as cooperativas investiram 26 milhões de dólares em escolas, estradas rurais e maternidades. Já em Burkina Faso, o ambientalista francês Olivier Behra promove a manteiga orgânica das cooperativas locais, defendendo que elas são as melhores guardiãs da natureza devido ao seu interesse direto nisso.
"Assim que as pessoas lá puderem viver da venda dos seus produtos, elas começarão a proteger o seu meio ambiente", diz ele.
Será que as cooperativas poderiam fornecer uma solução alternativa para países industrializados castigados pela dívida? De fato, cooperativas em países como a Grã-Bretanha já estão por trás de uma ampla gama de produtos do dia a dia. Na verdade, o número de cooperativas start-up envolvidas em todo tipo de atividade – desde produção alimentar até energia renovável – está aumentando, apesar da recessão, conforme aponta Ed Mayo, secretário-geral da associação Cooperatives UK, em um recente artigo que escreveu para o jornal britânico The Guardian.
"O caos dos mercados e o esmagamento do crédito foram mais responsáveis por demonstrar as vantagens do cooperativismo do que qualquer outra coisa," acrescentou Mayo.
Portanto, o Ano Internacional das Cooperativas visa "encorajar pessoas, comunidades e governos a reconhecer a intermediação das cooperativas em ajudar a alcançar as metas de desenvolvimento internacionalmente acordadas, como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio".