sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rainforest Alliance certifica Programa Carbono Neutro Pratigi


Agricultores também são beneficiados pelo projeto

Auxiliar o consumidor a identificar produtos agrícolas de origem responsável, que observam a conservação dos recursos naturais e as condições socioeconômicas de produtores e suas famílias é a finalidade daRainforest Alliance. Reconhecida internacionalmente, a instituição avalia e certifica iniciativas sustentáveis que geram benefícios ecológicos, sociais e econômicos.

No mês de outubro, a Rainforest certificou a APA do Pratigi para projetos de carbono de restauração florestal, dando mais credibilidade ao Programa Carbono Neutro Pratigi. No site da Organização de Conservação da Terra (OCT) existe uma calculadora da pegada de carbono, que permite a qualquer pessoa ou empresa calcular suas emissões de carbono, podendo posteriormente compensar seus impactos no meio ambiente ocasionados pela sua produção e consumo. Para isso, basta acessá-lo e informar dados relativos ao seu consumo básico de energia e outros recursos naturais. O resultado é exibido em números de árvores e valores em reais de quanto custaria o plantio para mitigar a pegada de carbono. Os recursos adquiridos possibilitam o reflorestamento de nascentes localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. 

O selo reconhece que a APA do Pratigi é um território certificado e apto para projetos de captação do carbono por meio de ações de restauração florestal com potencial para até 7.500 hectares de áreas degradadas da Mata Atlântica. Isso significa que mais de dois milhões de toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) – gás responsável pelo aumento do efeito estufa - poderão ser removidos da atmosfera. “A certificação ratifica que estamos trabalhando de maneira coerente com garantias técnicas de que o carbono inventariado realmente será neutralizado nas ações de reflorestamento. Quem aderir a iniciativas como esta estará em consonância com todas as premissas que a economia verde estabelece”, explica Bruno Matta, Líder de Conservação Ambiental da OCT e Roque Fraga, Coordenador de Planejamento Ambiental da OCT.

Volney Fernandes, Líder de Serviços Ambientais da OCT, salienta que o reconhecimento é fundamental para demonstrar que o programa vem gerando benefícios para o meio ambiente e para os agricultores da região, além de apontar que este é o momento de tentar inserir novos atores. “Caminhamos cada vez mais para o atendimento dos objetivos da sustentabilidade por meio de uma matriz econômica que também possa reestabelecer os serviços voltados ao meio ambiente na APA do Pratigi”. 

Entre os resultados alcançados pelo Carbono Neutro Pratigi, estão a restauração de mais de 155 hectares com espécies nativas da Mata Atlântica – que compõe a APA -, implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) - modo de plantio que integra a agricultura à floresta, tendo como base a conservação natural das árvores e cultivos diversos - e recuperação de 97 nascentes, o que já está permitindo a neutralização de mais de 32.000 t toneladas de carbono. 

As mudas são plantadas em propriedades de agricultores familiares da região, e cada produtor ganha R$ 1 por unidade plantada. “Estamos criando uma oportunidade a partir de um projeto socioambiental, fazendo com que todos se sintam responsáveis em contribuir”, pontua Fernandes.

Rainforest Alliance
Fundada em 1987, a Rainforest Alliance atua com mais de 17 mil membros que assumiram o compromisso de desenvolver projetos ambientais com o intuito de preservar os ecossistemas mundiais. Para a avaliação, são verificados os padrões Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB). Quando todos os critérios são atendidos, é concedido o selo, que contribui com a credibilidade e confiabilidade da neutralização das emissões.