sexta-feira, 13 de abril de 2012

Educação Ambiental

 


Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental

A Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA-Ba é uma resposta ao dever legal do Estado de promover a Educação Ambiental em seus aspectos formal e não formal. Esta Comissão reveste-se de grande importância ao agregar os diversos setores das instituições públicas e privadas, numa convergência dos esforços para a efetiva implantação das políticas de Educação Ambiental.
A CIEA-BA é a interlocutora do Estado junto ao Governo Federal nos assuntos pertinentes à Educação Ambiental tornando-se parte do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA ao institucionalizar a Educação Ambiental no Estado. Introduz suas diretrizes nas políticas públicas, municipais e estadual, colaborando com a tarefa de transversalizar a temática ambiental no governo e na sociedade, conforme o estabelecido pelas normas de seu regimento interno em vigor.
A CIEA-BA é um espaço público colegiado, instituído pelo poder público estadual, destinado a constituir-se em uma instância de coordenação das atividades de Educação Ambiental no âmbito do Estado. Funciona como um fórum democrático de interlocução e articulação interinstitucional responsável pela elaboração da Política e do Programa Estadual de Educação Ambiental, sendo composta por representantes de ONGs, movimentos sociais e do poder público municipal dos domínios da natureza (Biomas): Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, das regiões da Chapada Diamantina e Metropolitana de Salvador; e de representações dos segmentos governamental, de instituições de ensino, da sociedade civil e do setor privado. Além dos membros oficiais, a Comissão articula-se com diversos atores, contando com a participação de convidados colaboradores e observadores.
A CIEA é presidida por um Colegiado de Coordenação formado pela Secretaria de Meio Ambiente – SEMA, Secretaria de Educação – SEC e uma representação da Sociedade Civil Organizada. Tem como Secretaria Executiva a Superintendência de Políticas para a Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente SEMA/SPS.
O papel das representações é estabelecer diálogo com suas bases a fim de trazer para a Comissão as demandas locais, colaborar nas construções e decisões coletivas, bem como divulgar e acompanhar processos de intervenção nos Territórios de Identidade, vinculados à política de EA, acordados no âmbito da CIEA – BA.
Cada representante na Comissão deve ter o compromisso de tornar a Educação Ambiental uma realidade em sua instituição, município ou segmento social, assim como na sua unidade federativa. No momento atual, a Comissão está elegendo os novos membros para o período de 2007 a 2010, e já aprovou a minuta da Lei da Política de Educação Ambiental, que será submetida à consulta pública ainda este ano.
Leia o Decreto Nº 9.083, que institui a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário