sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ituberá sedia Oficina de Formação de Lideranças Quilombolas

 

 

Quarenta e cinco lideranças quilombolas baianas participaram, no final de semana (18 a 20), da primeira Oficina de Formação de Lideranças de Comunidades Quilombolas de 2011, realizada na cidade de Ituberá, no baixo sul do estado, e ministrada pelo professor de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Aderval Costa Filho.

O evento contou com atividades de exposição dialogada, dinâmica de grupo e palestras que abordaram temas relacionados com o desenvolvimento regional sustentável, relações entre processos produtivos locais, movimentos sociais no campo e movimento quilombola.

“Há muito que se fazer em termos de fortalecimento institucional dessas comunidades, mas a base de tudo passa pela sustentabilidade econômica, pelo estímulo e esclarecimento sobre o processo de regularização fundiária que assegure a propriedade definitiva dos territórios e, consequentemente, a autonomia alimentar e soberania produtiva”, disse o professor.

Ele acrescentou que as comunidades em questão prezam pela liberdade e pela autonomia, sem as quais não existe comunidade quilombola. “Então, é preciso que as condições de produzir e a sustentabilidade sejam asseguradas, para que haja de fato um quilombo autêntico”.

Segundo o secretário da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Wilson Brito, o governo vem dando a atenção devida e o suporte necessário para o desenvolvimento das comunidades quilombolas, e eventos como essa oficina são “de extrema importância, na medida em que proporcionam esclarecimentos e mais autonomia às comunidades espelhadas pelo estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário