quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Estimular o diálogo entre governos e a sociedade civil e a integração de políticas públicas na área socioambiental

 Estimular o diálogo entre governos e a sociedade civil e a integração de políticas públicas na área socioambiental. Este é o objetivo da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que ocorrerá em junho de 2012, em Salvador. Para dar suporte ao evento, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) acaba de lançar um hotsite, que permitirá aos participantes colaborar virtualmente com a temática da Conferência. O encontro reunirá representantes do poder público, organizações da sociedade civil, setor empresarial, redes e fóruns, entidades de apoio, colegiados e conselhos de meio ambiente.

Com o tema Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a previsão é que a Conferência reúna cerca de 3 mil participantes em todas as etapas. De acordo com a Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais (Secex), a Conferência é um espaço voltado à participação da sociedade no processo de integração, promoção e consolidação das políticas ambientais. Uma das propostas é estimular a participação coletiva, envolvendo representantes dos diversos setores e do poder público.

A Sema também inova ao implantar, nesta edição, a Consulta Virtual Pré-Conferência, que poderá ser feita até 30 de abril. A etapa é livre, de caráter consultivo, e não elege delegados. O objetivo deste espaço é ampliar a participação dos segmentos nas discussões relacionadas aos temas da Conferência.

Etapas territoriais – Antes do encontro estadual, Conferências Territoriais percorrerão 20 cidades-pólo, que representarão os 27 Territórios de Identidade do Estado, entre os meses de março e abril de 2012. Já as Etapas Municipais da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontecem até 31 de janeiro de 2012. O objetivo é facilitar o entrosamento das diversas representações públicas e sociais em todo o Estado.

Entre os principais temas da Conferência, estão: Preservação, Conservação e Uso dos Recursos Naturais; Melhoria da Gestão e do Acesso aos Recursos Hídricos; Ampliação da Oferta dos Serviços de Saneamento Básico; Prevenção e Enfrentamento às Causas e Efeitos das Mudanças Climáticas, Desertificação, Seca e Riscos e Desastres Ambientais. Outra discussão será sobre as perspectivas para a Conferência Rio + 20.

Informações sobre a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, a exemplo da programação e inscrições, podem ser obtidas no hotsite www.conferenciaestadualdomeioambiente.ba.gov.br, pelo e-mail conferencia@sema.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3115-3800.

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário