quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bahia terá 60 representantes na Conferência Nacional de Meio Ambiente

18.10.12 – A proposta de composição dos delegados que representarão a Bahia, na Conferência Nacional do Meio Ambiente, que será realizada no próximo ano, foi apresentada, nesta quarta-feira (17), pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, durante a Plenária Final da 3ª Conferência Estadual.
Os critérios de representação foram definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Serão 60 delegados titulares e 60 suplentes, distribuídos da seguinte forma: 30 representantes titulares da sociedade civil e 30 suplentes, sendo que deste total, 03 para representar os Povos Indígenas, 03 para Povos e Comunidades Tradicionais e 03 representantes de Associações e Cooperativas de Catadores.
Para as demais vagas é importante lembrar que será respeitada a garantia de pelo menos uma representação de titular e suplente por Território de Identidade que teve participação na 3ª Cema, ou seja, 19 Territórios.
Serão destinados ao Setor Empresarial, 30% das vagas, totalizando 18 representantes titulares e 18 suplentes, sendo duas vagas para Associações e Cooperativas de Catadores. Mais 20% das vagas serão reservadas para o setor governamental, totalizando 12 participações, sendo distribuídas da seguinte forma: 01 vaga para as Associações e Cooperativas de Catadores, 01 para representante do Governo Federal, 04 destinadas ao Governo Estadual e 06 para os Municípios.
Catadores – Ressalta-se que as 06 vagas para a representação das Associações e Cooperativas de Catadores (01 do Governo, 02 Empresarial e 03 Sociedade Civil) serão definidas, a partir de uma assembléia de Associações e Cooperativas de Catadores, que será realizada no próximo ano, sob a coordenação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), da Comissão Organizadora Estadual (COE) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a data ainda a ser definida.
Setor Empresarial – De acordo com Ari Machado da empresa RM Engenharia e Serviços Ltda, do município de Irecê, a confirmação da participação do setor empresarial baiano na etapa nacional é uma oportunidade de aproximar o setor dos quesitos referentes ao meio ambiente. “A expectativa é muito boa, pois sabemos que a questão dos resíduos sólidos é algo que será debatido nos os próximos anos e é um dos assuntos mais importantes do evento, principalmente para o Brasil que está em fase de crescimento”, ressalta, pontuando o tema da Conferência Nacional, que abordará a “Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Sociedade civil - A delegada eleita para representar os Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, Rita Barbara, destacou que a Conferência atende a uma reivindicação histórica por espaços para o desenvolvimento social, econômico e sustentável. “As religiões de matrizes Africanas são essencialmente vinculadas à natureza. Cuidamos e defendemos os elementos das florestas, nossos cultos utilizam a água, folhas e a terra. Vamos mostrar como as comunidades de terreiro desenvolvem ações de preservação. Tenho a responsabilidade de representar e atender aos anseios de todo povo do candomblé”, acrescentou.
Poder público – De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luiz Ferraro, o processo para a escolha das instituições foi tranquilo. “Discutimos os critérios para eleição, onde reforçamos o caráter institucional nas representações. O nosso papel é apresentar e defender, na Conferência Nacional, as deliberações elaboradas aqui para que elas se nacionalizem. Muito do que definimos tem importância em escala nacional e vamos defender estas propostas, principalmente, as relacionadas aos resíduos sólidos, temática da Nacional, para representar bem a Bahia”, finalizou.
Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário