segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Planejamento para educação ambiental

Como ampliar o diálogo entre comunidades e instituições que tratam de questões socioambientais? Como aumentar a capacidade de expressão de comunidades e contribuir para que acessem cada vez mais informações que realmente façam a diferença pra elas? Como criar produtos midiáticos participativos? Como criar materiais didáticos e páradidáticos que abordam meio ambiente? Como ajudar ongs e seus projetos a pensar a comunicação além da assessoria de imprensa?

São desafios que a Educom Verde e sua rede de pessoas e coletivos propõe para unir educação e comunicação pela sustentabilidade.

Esses desafios estão presentes nas seguintes propostas de consultoria (do planejamento a execução):

Comunicação participativa para ongs e projetos
Diagnóstico e planejamento de comunicação para organizações e projetos socioambientais. A partir desse diagnóstico coletivo, nasce o planejamento com foco em educação ambiental e mobilização social, e em estratégias de divulgação e acesso a informação direcionada para as comunidades envolvidas. Produção de materiais de comunicação de acordo com o foco e a necessidade, incluindo propostas de ferramentas virtuais.


Planos de comunicação social e educação ambiental para obras
Elaboração de planos para licenças de operação e implantação, com indicativo de ações integradas a programas exigidos pelos órgãos fiscalizadores e foco no diálogo entre comunidades e empreendedor. Realização de diagnósticos socioambientais com equipe parceira de profissionais especializados (sociologia, antropologia, economia, educação ambiental). Adequação e monitoramento de programas.

Educação ambiental e comunicação em unidades de conservação
Diagnóstico e planejamento de comunicação focado na gestão participativa de ucs. Proposição de propostas de projetos temáticos para a abertura de canais de diálogo entre comunidades do entorno e ucs. Metodologia de produção colaborativa de materiais educativos, para serem construídos com a participação das comunidades no entorno nos processos de construção de planos de manejo, mobilização de conselhos, entre outros.


Eventos de educação ambiental
Organização de encontros, trilhas sensitivas-educativas e programação in company para empresas e eventos voltados para a temática da sustentabilidade.


Projetos e oficinas de educomunicação
Planejamento e ações que utilizam metodologias de educomunicação - comunicação comunitária para projetos de educação ambiental e mobilização social. Formação e equipe já capacitada de oficineiros com diversas aptidões midiáticas (sofware livre, video, rádio, impressos) e experiência junto a comunidades tradicionais.

Meio ambiente e novas tecnologias
Planejamento de mídias sociais virtuais para redes onde a reflexão sobre meio ambiente é o foco, bem como o trabalho colaborativo temático - acompanhamento de grupos de trabalho que precisam produzir materiais e planejamento com temática socioambiental a distância.

Materiais educativos e planos de aula
Planejamento e elaboração de cartilhas, planos de aula, cadernos metodológicos e outros materiais com objetivos sobre temas sócioambientais, em linguagem adequada e projetos gráficos inovadores, que "dialogam" com usuários não habitados a leitura. Criação de materiais específicos para o público empresarial. Apoio na orientação a professores/escolas para utilizar temas socioambientais em seus projetos político-pedagógicos.

Livros-reportagem com relatos de atividades
Planejamento, pesquisa e produção para a documentação de atividades de campo de projetos e programas, com a finalização de relatório na forma de livro-reportagem. Equipe especializada em design, fotografia, impressão e cadeia sustentável de produção - cada publicação é planejada de forma a ter seus impactos reduzidos durante a produção e lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário