segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Mutirão do Lixo Eletrônico

Fazer com que a população assuma atitudes conscientes e responsáveis sobre os resíduos tecnológicos. Este é o objetivo do “ Mutirão do Lixo Eletrônico. Recicle. Não descarte essa idéia”, que estamos organizando para o dia 30 de outubro, em todo o Estado de São Paulo. Ações simultâneas vão acontecer nas cidades paulistas, com a participação da sociedade em atividades de conscientização e educação ambiental.

O que fazer quando um celular, uma pilha ou uma bateria deixa de ter utilidade?
Essa dúvida paira na cabeça de muitos brasileiros que por não saberem onde descartar esses materiais acabam depositando-os em lixeiras comuns, ou mesmo em caçambas nas ruas, que terão seu conteúdo encaminhado para aterros de resíduos domiciliares ou para descarte inadequado.
É aí que se inicia o problema ambiental: a destinação e o depósito inadequado do lixo eletrônico, “e-lixo”, que pode ser o responsável pela contaminação de rios, de reservatórios, do solo, além de originar danos à saúde humana.
A questão do descarte correto do e-lixo é o que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente quer debater com a sociedade nessa ação. O material que será recolhido nos pontos de coleta, espalhados por todo o Estado, será descaracterizado e destinado de forma correta para o meio ambiente e a saúde humana.

Está na hora de se adotar medidas concretas para evitar o pior, pois vemos, todos os dias, imagens de aparelhos eletrônicos descartados nas ruas das principais capitais do mundo. No Brasil, já é comum vermos televisores no lixo e, às vezes, computadores e celulares. Esse lixo, caso não seja descartado adequadamente, segue para os aterros sanitários e pode comprometer, com metais pesados, a qualidade dos mananciais de águas, causando vários tipos de doenças, inclusive o câncer.

O Brasil tinha, até maio deste ano, 130,5 milhões de celulares. Isto significa que existem 68,2 aparelhos para cada 100 habitantes. Se, por um lado, esse dado mostra que mais e mais brasileiros estão tendo acesso aos benefícios da tecnologia, por outro, constitui motivo de preocupação, pois significa também que toneladas de sucatas eletrônicas, contendo metais pesados, estão sendo lançadas sem os devidos cuidados no meio ambiente.

Essa preocupação deve se estender também para outros tipos de lixo eletrônico, como computadores, televisores, rádios, pilhas e baterias, lâmpadas e outros. Os números se tornam ainda mais preocupantes se os projetarmos em âmbito mundial: segundos os especialistas, 40% da população da Terra, hoje, utiliza telefone celular, com a estimativa de que esse índice chegará a 50% em 2010, com a expansão dos mercados da Ásia, Oriente Médio e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário