terça-feira, 5 de junho de 2012

'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência

A concepção do Blog 'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência. Incorporar respostas que tenham credibilidade e assim pensar na troca de experiência e funcionabilidade das respostas ambientais positivas.

Mas informar é também adquirir uma linguagem que se faça compreender, que se faça aceitar, senão mesmo o melhor projeto com os maiores critérios, pode acabar se tornando inviável, mesmo que cheinho de boas intenções.
Na postagem de hoje encontramos alguns recortes de publicações jornalísticas sobre o meio ambiente e como buscar entende-lo para então cuidá-lo. O mundo ficou tão rápido que uma matéria incrível às vezes passa em vão,e no outro dia o jornal já é velho, inútil. Nem mesmo ainda abasorvemos a informação, seu propósito e o mais importante, sua possibilidade de se transformar em ação- e já estamos querendo outra novidade. Parece que isto se reflete nas relações de consumo e de existência. Um caso a se pensar.
Vamos às velhas possíveis notícias atuais? (De um jornal que estava adormecido em casa e já na fila para o lixo/reciclagem). É interessante colecionar notícias de jornais de folha. Ou relê-las antes do descarte, a cronologia pode se transofrmar num mero detalhe.

= NEM TUDO DEVE IR PARA O CAMINHÃO DE LIXO = O Brasil é o país que mais descarta computadores pessoais per capita - 0,5 por habitante - segundo dados da ONU ( Na China é 0,2). O número dessas máquinas vendidas no país sobe 15 a 20% ao ano;em 2010 atingiu 13,3 milhões de unidades (deacordo com IT data). O celular passa de item cobiçado para peça pré-histórica em questão de meses. Imagine esses equipamentos e mais ainda, baterias de carro, exames de raio X, lâmpadas fluorescentes, e outros, sendo descartados de forma comum. As baterias de carro contêm chumbo que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Se depositados no solo podem atingir o lençol freático e tornando a poluição a oferecer maiores riscos de exposição ao ser humano. As lâmpadas contém fósforo e mercúrio que são cancerígenos, além de prejudiciais aos rins e ao fígado. "Jogar lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta e a preservar nossa própria saúde, significando economia e aproveitamento de matéria prima." Onde descartar? Alguns pontos ( o texto completo em Folha de São Paulo especial pelo dia do meio ambiente - 5/6/2011):

= O PLÁSTICO COM DIAS CONTADOS = O cenário começou a mudar a partir de Janeiro de 2012 quando os supermecados estarão proibidos de distribuir sacolas plásticas. "Proibir apenas não resolve,éprecido haver ações combinadas envolvendo educação ambiental,comunicação,ampliação da coleta seletiva,por ecemplo" diz Adriana Charux do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). Vejamos sobre as sacolas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário