segunda-feira, 29 de abril de 2013

ECO - marketing digital um negócio sem poluir o meio ambiente

 
A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também pode ser geradora de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio reduzindo os impactos ao meio ambiente:

- Explore mais a internet como meio de divulgação, assim você evitará desperdício de papel e produção de resíduos.

- Se preferir fazer uma divulgação que utilize o papel como suporte, opte pelos recicláveis.

- Troque o velho e ultrapassado panfleto pelo e-mail marketing. Mas, antes, certifique-se do interesse do cliente em receber esse tipo de mensagem.

- Propagandas realizadas em mídias sociais também contribuem muito com a redução de lixo gerado pelo descarte de papel, além de atingir um público específico com maior exatidão.

- Veicule propagandas através de estações de rádio. Geralmente o impacto sobre o consumidor é mais relevante e o orçamento, menor.

- Diminua o número de papel não reciclável gasto na sua comunicação. O cloro utilizado para o branqueamento do papel alvejado é altamente contaminante (Manual SOS).

- A utilização de serviços de envio de mensagens por telefone, como SMS em promoções da empresa, pode representar ótima alternativa para amenizar os impactos ambientais causados pela abundante comunicação que gera lixo.

- Evite comunicação que demande muito gasto de energia, como os outdoors com intensa iluminação.

- Realize a comunicação interna da empresa através de chats de bate-papo.

- Para informações internas da empresa, utilize-se do site empresarial ou crie um com acesso restrito aos funcionários, onde eles possam acessar o conteúdo que seu negócio queira passar.

- Quando visitar um cliente, promova seu produto ou negócio através de uma apresentação em um computador portátil, evitando impressões e o uso do papel sem necessidade.

- Realize eventos do seu negócio em parques ou em locais abertos, utilizando-se de recursos naturais não poluentes.

- Reduza a confecções de brindes feitos com recursos finitos. Troque estes tradicionais brindes por peças artesanais, feitas pelas comunidades vizinhas.

- Divulgue sua empresa através de brindes ecologicamente corretos, como uma muda de planta, uma ecobag ou algo reciclado. Faz bem ao meio ambiente e agregará valor à sua empresa.

- Materiais como crachá de plástico para a identificação em eventos realizados pelo seu negócio, podem ser substituídos por uma simples lista de presença, e crachás feitos de papelão. Hoje existem modelos de muito estilo.

- Utilize a vitrine de sua loja e sua fachada, com uma decoração atraente, para a divulgação do seu negócio, evitando a utilização de outros meios de comunicação que produzem resíduos poluentes.

- Os painéis eletrônicos em locais de grande circulação são uma ótima maneira para realizar a comunicação com seu público-alvo. Eles evitam a vasta impressão de papéis para expor em murais e grandes impressões de outdoors.

- Evite o recurso de divulgação através da mala direta. Esse meio de divulgação, geralmente contém grande quantidade de papel despendida com folders, panfletos e envelopes. E nem sempre agradam o cliente.

- Faça ações de sampling (distribuição de amostras grátis) de produtos sustentáveis. Dessa maneira você estará incentivando seu cliente a consumir de maneira mais consciente.

- Invista na compra de materiais duráveis para ações promocionais, em vez de descartáveis. Prefira materiais que possam ser utilizados em várias ações para evitar a produção desnecessária de lixo.

- Ao promover um evento, faça parceria com uma empresa de reciclagem para que ela recolha o material logo após o término das atividades. A empresa de reciclagem ganha a matéria-prima e sua empresa ganha em divulgar a consciência ambiental.

- Banner e lona de outdoor, depois de usados, podem ser transformados em ecobags ou pastas, funcionando como brindes da sua empresa.

- Atrele a imagem de sua empresa a algum projeto condizente com seu negócio. Por exemplo, uma empresa que utiliza água em seu negócio pode adotar uma bacia hidrográfica. Ou uma empresa que trabalha com móveis pode destinar parte de seus lucros para o reflorestamento.

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