quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ministra explica a prefeitos programas ambientais



JMA-Jornal Meio Ambiente

Os prefeitos eleitos em 2012 participam, em Brasília, de encontro promovido pelo Ministério do Meio Ambiente para a troca de informações sobre os programas desenvolvidos pela pasta que visam a construção do desenvolvimento sustentável. Eles participam do 2.º Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas.
Na abertura da Oficina sobre Autonomia Econômica das Mulheres - dos 5.566 prefeitos eleitos, 664 são mulheres -, a ministra Izabella Teixeira salientou aos participantes que o meio ambiente é tudo ao lembrar que a qualidade de vida e bem-estar dependem da eliminação da miséria.
"Um país se constrói com políticas estruturantes de longo prazo, com escolas, educação, sem lixo e com um sistema adequado de tratamento de esgotos", salientou Izabella. "A proposta do governo federal, é fazer municípios fortes e um Brasil sustentável, sem desigualdades, sem pobreza".
O Bolsa Verde também foi abordado durante o encontro, que termina nesta quarta-feira. Criado no âmbito do Brasil sem Miséria, o programa é uma ação do governo federal que gera benefício de R$ 300 a cada três meses para famílias que vivem em situação de extrema pobreza em áreas rurais, como comunidades ribeirinhas, moradores de unidades de conservação e assentamentos ambientalmente diferenciados da reforma agrária.
O prefeito de Cabeceiras do Piauí, José Carvalho, era um dos interessados em conhecer melhor o Programa Bolsa Verde, de forma que a iniciativa possa ser levada para o seu município. "Temos uma grande área com cobertura vegetal, onde inúmeras famílias vivem da quebra de coco babaçu", explica. Segundo ele, são mulheres das mais diversas idades que vivem da extração das matérias-primas desse tipo de coco, sendo que todas praticamente vivem em situação de extrema pobreza. "São pessoas que precisam de reconhecimento, há anos vivem da atividade e precisam ser apoiadas", acrescentou.
Como Cabeceiras do Piauí não está inserido nos municípios prioritários do Programa Bolsa Verde, mas possui todas as características para participar da ação. O ministério informou eu fará um diagnóstico ambiental e social para verificar a possibilidade de incluí-lo no programa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário