sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MATERIA DBO

EMPRESA COM BASTANTE Experiência em tratamento de efluentes por digestores anaeróbios de fluxo ascendente – DAFA/UASB – seguidos de leitos hidropônicos conhecidos como Constructed Wetlands, com eficiência de remoção de carga orgânica – DBO – acima de 90%, possibilitando reutilização do efluente tratado para fins não potáveis.
O tratamento em digestores anaeróbios de fluxo ascendente – UASB é um processo natural para remoção da poluição de esgotos sanitários ou efluentes industriais. O material orgânico poluidor removido é convertido em metano, um gás combustível que pode ser usado para gerar energia. O UASB se caracteriza pela alta eficiência de depuração, pequeno volume e custo reduzido.
O tratamento terciário em leitos hidropônicos conhecidos como Constructed Wetlands, proporciona eficiência de remoção de carga orgânica – DBO – acima de 90%, sem consumo de energia. Associados ao UASB os leitos hidropônicos garantem baixo custo e simplicidade operacional, dispensando energia e produtos químicos. Requerem manutenção similar à de uma área verde, sendo de fácil encaixe no ambiente natural.

Para remoção de compostos nitrogenados em atendimento a legislação ambiental a solução é a utilização de leitos percolantes com recirculação e alimentação vertical. O efluente em recirculação no meio filtrante é oxidado, sendo a amônia transformada em nitrato. No meio de recirculação, o nível de oxigênio dissolvido é baixo, e as bactérias lá presentes, utilizam os nitratos, promovendo a desnitrificação do efluente e liberando o nitrogênio para a atmosfera. O sistema de recirculação é uma opção atraente, pois requer pouca área para implantação do tratamento de efluentes.
A FH Engenharia Ambiental desenvolve, ainda, sistemas de tratamento de efluentes, na medida de sua necessidade por processos físicos, químicos e biológicos, priorizando a aplicação de sistemas naturais. Encontram-se em operação, vários sistemas concebidos pela FH Engenharia que utilizam apenas o calor e a luz solar para funcionamento, com eficiência de remoção de DBO acima de 90%.

Clique na foto abaixo para ver o sistema completo

Nenhum comentário:

Postar um comentário