sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A realização de auditorias internas


Ricardo pereira

Biólogo especialista ambiental

Futuro perito e auditor ambiental  (FACINT)

A realização de auditorias internas é fundamental para a manutenção de um sistema de gestão, seja ele de qualidade (ISO 9001), meio ambiente (ISO 14001), saúde e segurança, responsabilidade social, tecnologia da informação ou outro.

Quando implementamos o sistema, ele passa a funcionar como um dente de serra, sua eficiência já começa a cair depois da auditoria de certificação. Na certificação, conseguimos o máximo das pessoas, elas estão preocupadas, não querem receber não conformidades e serem culpadas pela não certificação da empresa, mas, assim que a empresa obtém o certificado, as pessoas começam a reduzir suas atividades relacionadas ao sistema de gestão, a não ser que estas atividades impactem diretamente nos resultados dos seus processos de trabalho. Nesse momento, entra a auditoria, seja ela interna ou realizada pelo órgão certificador.

A cada auditoria programada, os profissionais começam a se preocupar e se ocupar em corrigir seus processos para garantir o atendimento aos requisitos da norma em questão e aos requisitos da organização, e o sistema começa a retornar ao patamar anterior. Durante e depois da auditoria, devido às não conformidades e oportunidades de melhoria identificadas, os responsáveis pelas áreas auditadas iniciam um processo de melhoria ao implantar ações corretivas e preventivas, o que pode levar a qualidade do sistema a um pico superior ao ocorrido na auditoria de certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário