segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aterros industriais

O processo de disposição final de resíduos sólidos da Classe II utiliza os aterros industriais especiais, constituídos por células impermeabilizadas com camadas de argila compactadas, mantas de polietileno de alta densidade (PEAD) – com, no mínimo, 2 mm de espessura - e sistema de drenagem interna (retirada do chorume), o que garante aos aterros a segurança ambiental adequada e a obediência estrita às exigências da legislação.
Os aterros da Cetrel estão licenciados para a disposição de resíduos da Classe II A, classificados como não perigosos e não inertes, e resíduos da Classe I, considerados perigosos, desde que sejam obedecidas as condicionantes estabelecidas na Portaria 5.210/05 do CRA. Cumpre observar que o chorume drenado nos aterros da Cetrel é encaminhado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o que garante segurança adicional ao sistema.
Desde 1994, a Cetrel utiliza em seus aterros industriais a mais moderna tecnologia para disposição final de resíduos sólidos, que é o aterro industrial vertical, construído em camadas sobrepostas a partir do nível do solo, permitindo dispor num mesmo espaço um maior volume de resíduos, resultando em redução de custo e de área utilizada.
Estocagem Temporária de Resíduos
A Cetrel coloca à disposição de seus clientes uma área segura que possibilita o armazenamento, de forma temporária, de resíduos da Classe I, enquanto estes aguardam o seu processamento e destinação final. São 26 mil m² de área preparada para receber resíduos industriais, sendo constantemente monitorada.
Pátios cobertos e pavimentados, conjuntamente com silos de concreto, são dotados de um sistema de drenagem que está interligado à Estação de Tratamento de Efluentes da Cetrel, possibilitando o armazenamento seguro de resíduos em tambores, big-bags, bombonas ou à granel, podendo atingir um volume máximo de 33 mil m³, garantido aos clientes confiabilidade e conforto para as suas necessidades ambientais e operacionais emergenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário