segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Jac Motors na Bahia

Suspensão de fábrica Jac Motors na BA afeta criação de 13,5 mil vagas

Jac Motors afirma que alta do IPI para importados tornou projeto inviável. Governador se reúne com Dilma para tentar maior redução do imposto.

Do G1 BA, com informações do G1, em São Paulo*
2 comentários

Polo de Camaçari fica na região metropolitana de
Salvador (Foto: Manu Dias/Divulgação)
A suspensão da implantação da Jac Motors na Bahia, anunciada nesta segunda-feira (30), afeta a geração de cerca de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos, segundo o Governo da Bahia. Para a suspensão da fábrica, cujo investimento era estimado em R$ 900 milhões, a montadora justificou a inviabilidade causada pelo aumento de 30 pontos percentuais no Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados e a alta do dólar. O projeto seria instalado no Polo Industrial de Camaçari, região metropolitana de Salvador.
Polo de Camaçari (Foto: Manu Dias/Divulgação) O governador Jaques Wagner se reunirá com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, na terça-feira (31), para tratar do decreto que prevê a redução do IPI para a importação de veículos pelas montadoras. “Eu tenho certeza que o decreto sai. Não vejo nenhum risco de não ocorrer”, afirmou o governador. Os carros importados pela Jac Motors pagam IPI de 36,5%, enquanto os modelos populares nacionais pagam 6,5%, de acordo com a Secretaria de Comunicação da Bahia,
O projeto de implantação da empresa ainda estava em fase inicial, com o início da terraplanagem previsto para setembro de 2012. O G1 entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para comentar o assunto, mas ninguém atendeu ao telefonema.
Nova quebra de acordoEsta é a segunda vez que a Jac suspende o projeto de fábrica no país. Em setembro de 2011, logo que o governo anunciou a alta do IPI para importados, o empresário brasileiro Sergio Habib, responsável pela marca no Brasil, afirmou que os planos de construir a fábrica estavam mantidos. Dias depois, anunciou que o planejamento estava suspenso. Contudo, em novembro, a empresa voltou a confirmar a fábrica e chegou a anunciar quatro modelos que seriam fabricados na planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário