terça-feira, 10 de julho de 2012

Apa da Baía de Camamu

Conhecendo nossas Unidades de Conservação: a Apa da Baía de Camamu
Porto de Camamu
A Área de Proteção Ambiental – APA da Baía de Camamu foi criada pelo Governo do Estado da Bahia através do Decreto no 8.175, de 27 de fevereiro de 2002, abrangendo uma área de 118.000ha, nos municípios de Camamu, Maraú e Itacaré. Envolve as terras, as águas e o conjunto de ilhas e recifes inseridos na poligonal com suas comunidades rurais e estuarinas, além da sede municipal de Maraú.

Tem como objetivos:
- preservar os manguezais, assegurando a diversidade genética da fauna e da flora
nativas e seus processos evolutivos, em especial a avifauna migratória;
- proteger as águas doces, salobras e salinas;
- disciplinar o uso e ocupação do solo;
- promover o desenvolvimento de atividades sócio-econômicas compatíveis com o Limite Aceitável de Câmbio (LAC);
- combater a pesca predatória;
- proteger os remanescentes da Floresta Ombrófila.


Comunidade Aldeia Velha
A Baía de Camamu descortina-se em uma área de aproximadamente 24km de largura e 43km de comprimento, na região costeira conhecida como Costa do Dendê. É a terceira maior Baía brasileira, onde se destacam a sua beleza e importância ecológica.

Os principais pontos turísticos desta APA são: o povoado de Barra Grande, a cidade histórica de Camamu, o povoado e cachoeiras de Tremembé, a Ponta do Mutá, as ilhas e piscinas naturais, a Praia da Saquaíra, a Praia de Algodões e a Lagoa do Cassange com 8km de extensão.

Na APA encontram-se restinga ainda preservada, extensos manguezais, fragmentos de Floresta Atlântica em bom estado de regeneração, cachoeiras e seqüências de praias com enseadas e piscinas naturais.

Península de Maraú vista da comunidade de Barcelos


As vias de acesso principais à região são:
- pelo sistema Ferry-Boat, que liga Salvador a Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Uma vez na ilha, seguir a estrada BA-001, passando por Nazaré, até a cidade de Camamu, por 180km.
- saindo de Salvador pela BR-324, percorrer 81km até o entroncamento com a BR-101 antes de Feira de Santana, seguindo 95km até Santo Antonio de Jesus, onde há duas opções:
a) entrar na BA-245 percorrendo 30km até Nazaré, então seguir 120km pela BA-001 até Camamu;
b) continuar por 47km pela BR-101 até o entroncamento da BA-542, percorrendo 30km até Valença e mais 75km sentido a Camamu.
- vindo do Sul pela BR-101, após Itabuna e Ubaitaba, na altura de Travessão, seguir pela BA-650 por 41km até Camamu.
- partindo de Salvador pela BR-324 até as imediações de Amélia Rodrigues, tomar então a BR-101 até Ubaitaba/Aurelino leal e então seguir estrada de terra (BR-030) em direção à Maraú.

Valença dispõe de aeroporto pavimentado com capacidade de receber aeronaves do porte de Boeing-737. Além deste, a região conta com pistas de pouso para aviões de pequeno porte em Morro de São Paulo (Cairú), Ituberá e Maraú.
Ilha da Pedra Furada

Há, ainda, a opção de chegar à APA da Baía de Camamu por embarcações que saem de Salvador, do Centro Náutico da Bahia, principalmente com destino a Morro de São Paulo.
Fonte:
Ecossistema Consultoria Ambiental, Plano de Manejo da APA da Baía de Camamu, no prelo. Salvador, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário