quarta-feira, 2 de maio de 2012

Iniciada Semana do Meio Ambiente para planejamento de ações estratégicas para 2012

Iniciada Semana do Meio Ambiente para planejamento de ações estratégicas para 2012 PDFImprimirE-mail
Escrito por Redação do Numa
Ter, 22 de Novembro de 2011 11:36

Com o objetivo de discutir e planejar as principais ações de 2012 para a área ambiental foi iniciada hoje (21), a I Semana do Meio Ambiente do Ministério Público e II Oficina NUMA: Estratégias e Políticas Públicas da Biodiversidade e da Mata Atlântica. O promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (CEAMA), Marcelo Guedes frisou a importância de realizar o plano de ação integrado dos núcleos ambientais, fortalecendo dessa forma a atuação em defesa do meio ambiente. Ainda durante a apresentação, Guedes apresentou o Centro Integrado de Geoinformação (CIGEO) e a Unidade de Informação Ambiental destacando que, apesar de estarem vinculadas administrativamente ao CEAMA, essas unidades terão autonomia, recebendo as demandas diretamente dos núcleos e dos promotores de Justiça que atuam na área ambiental.
Compondo a mesa de abertura do evento, o coordenador do Núcleo Mata Atlântica, Yuri Mello destacou a importância de se planejar as ações que serão desenvolvidas, sendo esse o diferencial para o sucesso da atuação ambiental. Cristina Graça, coordenadora do Núcleo da Baía de Todos os Santos (NBTS), ressaltou a importância de estarmos atentos às diversas mudanças na legislação ambiental do estado. “Nós não somos contra o desenvolvimento, mas queremos que aconteça de forma sustentável”. O coordenador do Núcleo do Rio Paraguaçu (NURP), Augusto Matos, destacou o trabalho que vem sendo exercido parceria, a evolução do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público da Bahia e o modelo que já pode ser replicado por outras áreas de direito difuso e coletivo. Já a coordenadora do Núcleo da Bacia do São Francisco, Luciana Khoury, lembrou do Princípio da Solidariedade, destacando a formulação de um documento em conjunto contrapondo o Projeto de Lei que está tramitando no Congresso, que significa um retrocesso para a área ambiental. E que essa forma de desenvolvimento atropela e destrói comunidades tradicionais, povos e culturas.
Ainda durante a abertura do evento, Marcelo Guedes fez a entrega de Notebook, projetores, HD, Rádios comunicadores e binóculos aos núcleos NBTS, NURP e CIGEO. Está prevista ainda para 2011 a entrega de servidor, microcomputadores, GPS e fragmentadores.
Durante todo o dia 21, os núcleos se reuniram para fazer o planejamento que posteriormente será integrado ao planejamento do CEAMA. Promotores de Justiça, servidores, academia, órgãos parceiros estarão reunidos durante a semana de 21 a 25 de novembro no intuito de avançar cada vez mais a atuação da área ambiental, pois “avançamos muito, mas ainda há muito coisa a ser feita”, destacou Luciana Khoury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário