quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prorrogadas as inscrições para o Projeto Salas Verdes


 

16.04.2013 – O Ministério do Meio Ambiente (MMA) prorrogou para o dia 03 de junho o prazo das inscrições ao Projeto Salas Verdes, que irá selecionar 100 novos espaços, em todo país. Na Bahia, o projeto, que consiste na implantação de centros de informação e formação ambiental, é coordenado  pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) juntamente com o MMA, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). 

“A Sema entra nessa parceria para revitalizar esses espaços, reforçar a mobilização da comunidade e estimular a melhoria de sua atuação”, explica Zanna Matos, diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema. Segundo Zanna, as Salas Verdes devem atuar como centros de referência para disponibilizar publicações e materiais, proporcionando acesso à informação, além de ser um ambiente de encontro, reflexão e construção da ação socioambiental. 

A Bahia é o primeiro estado a ter um acordo firmado com o MMA para a condução deste projeto. “Cada uma das 23 Salas Verdes existentes no estado é única. Não há um padrão pré-definido ou um modelo determinado. O importante é levar em consideração as características do público com quem trabalha, dialogando com as potencialidades e particularidades locais e regionais”, ressalta. Ao chancelar um projeto, o MMA reconhece a sua relevância e certifica que ele está de acordo com as diretrizes e com os objetivos da Política e do Programa Nacional de Educação Ambiental.

 

Seleção - Podem participar do processo de seleção as instituições públicas ou privadas, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas públicas e privadas, colegiados, igrejas, terreiros, centro de recolhimento de menores infratores, entre outros. É necessário que possuam capacidade comprovada de atuação na área ambiental e/ou no desenvolvimento de ações de educação ambiental, seja por meio de recursos humanos, de sua trajetória na área ou por meio de experiências e realizações anteriores. O processo de análise e seleção das propostas irá obedecer a critérios técnicos e será realizado em duas etapas: a primeira com a análise de documentos e exigências básicas e a segunda com a análise da concepção e contextualização da Proposta Político Pedagógica.

 

Fonte: Ascom Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário