sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PESSOAS AUTODIDATA PODE SER A NOVA BUSCA DOS GRANDES EMPRESARIO EM TODO O PLANETA


Pessas de ato conheciemnto e percepção avasada que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem. Assim esta pessoas se caracteriaza Autodidata é a pessoa extremamente curiosa, que aprende de forma autônoma, por seu próprio esforço, através da pesquisa, buscando informações sobre determinado assunto. Passa por um processo de auto-educação. Quer descobrir tudo a respeito do seu objeto de interesse e para isso frequenta bibliotecas, consulta dicionários, enciclopédias, sites na web, faz pesquisa bibliográfica até que tire todas as duvidas que tenha.

Para o autodidata, o processo de pesquisa acaba sendo mais valoroso que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.Algumas pesquisas apontam que um primeiro passo para se tornar um autodidata seria preservar a curiosidade infantil. As crianças são muito curiosas, não se contentam com respostas superficiais. Se tiverem estimulados e incentivados o seu gosto pelo conhecimento, ao crescer poderá se tornar um autodidata.

Antigamente era raro um autodidata diplomado. Eles estudavam assuntos de seu interesse, se aprofundavam e aprimoravam tal conhecimento, criando inclusive teorias.

Atualmente, pela exigência do mercado, os autodidatas acabam se formando, e mantem atividades extras para desenvolver seu potencial. Uma espécie de hobby, no qual acabam sendo mais especialistas do que na própria profissão.

Essa facilidade em aprender e dominar determinado assunto não se restringe somente as ciências. Existem inúmeros artistas autodidatas.

Aprendem a tocar instrumentos, a pintar quadros, a compor ou a esculpir sem nunca ter tido uma única aula sobre tal assunto.

Sem dúvida, em profissões menos valorizadas encontramos muitos autodidatas que desconhecem sua condição. Muitos mecânicos, carpinteiros, desenhistas, por exemplo, aprendem e viram mestres em suas profissões por seu próprio esforço. Alguns autodidatas famosos: Bill Gates (fundador da Microsoft), Alexander Graham Bell (cineasta e inventor) Stanley Kubrick (cineasta), Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor), Henry Ford (fundador da Ford), Charles Dickens (romancista), Walt Disney (cineasta, produtor e animador), Albert Einstein (físico), Jimi Hendrix (guitarrista, cantor, compositor e produtor), José Saramago (escritor), Machado de Assis (escritor), entre outros.

as vezes confundido um autodidata com uma pessoa que gosta de estudar, mas ao contrário daqueles que tem prazer de estudar, o autodidata tem a preferência de estudar por conta própria. Para o autodidata, o processo de pesquisa tem mais valor que o próprio resultado, pois ao buscar uma informação, acaba se apropriando de vários outros conhecimentos.

O autodidatismo não é completamente um dom nato, ou seja, não necessariamente trata-se de uma capacidade inata; assim como o empreendedorismo qualquer pessoa pode desenvolver esta habilidade, basta conhecer os primeiros passos, a "ponta da linha" do fundamento inicial do conhecimento na área em que deseja. Entretanto, alguns nascem com o qual pode-se dizer "dom" para aprender, fazendo-os quase autodidatas natos. Há casos de pessoas que além de não necessitarem de um mestre, preferem realmente abdicar de ter tal ajuda para aprender sozinho, as vezes encarando-o como algo que não facilita seu meio de aprendizado, e apenas o torna sem tanto valor pois as respostas ficam sempre a mão.

Portanto de certa maneira, todos somos aprendizes independentes ou autodidatas. Temos a capacidade de aprender diversas coisas sem a necessidade de um professor ou mestre ao nosso lado e conseguimos, pela lógica e esforço particular, assimilar os mais diversos assuntos e questões. É claro, não há necessidade alguma de se isolar dos outros quando a colaboração mútua ajuda você a aprender. Mesmo assim, é importante manter a motivação e conferir as seguintes dicas para que você possa se tornar um melhor autodidata.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário