terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Plantar Arvore e um bom exemplo para o poder público colocar em pratica

 


Voluntários plantam 1 mil mudas em região rural do DF

Ação faz parte de projeto de recuperação de áreas degradadas do Rio São Bartolomeu, considerado vital para futuro abastecimento do DF e Entorno

Por Elton Pacheco

A região rural de Sobradinho dos Melo, a 35 km de Brasília, recebeu, no último sábado (3), 1 mil mudas nativas do Cerrado. A ação foi realizada por voluntários e promovida pelo Projeto Rio São Bartolomeu Vivo, criado pela Fundação Banco do Brasil e BNDES com o objetivo de recuperar áreas degradadas e proteger nascentes do Rio, que corta a região e outras cidades do Distrito Federal e do Entorno. Entre as mudas plantadas estão mais de 20 espécies como Ipê Amarelo, Jerivá, Braúna e Aroeira.

O plantio foi realizado na fazenda Encontro das Águas, a primeira a receber as mudas. O objetivo do Projeto é plantar outras 150 mil na região ao longo do período de chuvas 2012/2013, nas áreas denominadas Alto, Médio e Baixo São Bartolomeu. “Ações voluntárias como esta são muito importantes porque mostram uma mudança na consciência das pessoas. Neste sentido, o Projeto Rio São Bartolomeu tem se tornado uma referência”, afirmou Jefferson Oliveira, gerente de Parcerias e Articulações e Tecnologia Social da Fundação BB, na ocasião.

O novo ciclo de plantações do Projeto São Bartolomeu Vivo integra também o Programa "Tempo de Plantar", lançado em 28 de outubro pelo Governo do Distrito Federal. À frente da nova estratégia do governo local para assuntos do bioma Cerrado, o presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Nilton Reis, acompanhou a ação voluntária. “A plantação de mil mudas é uma amostra do que vem por aí. A nossa meta é plantar mais de 1,6 milhão de mudas nativas do Cerrado em todo o DF a partir deste ano e contamos com a ajuda de parceiros, como a própria Fundação”, disse o presidente.

A ação voluntária mobilizou crianças do Projeto Amigos da Meio Ambiente, todas moradoras das comunidades ribeirinhas do Rio São Bartolomeu, além de jovens e adultos engajados com a chamada “onda verde”. Os voluntários se inscreverem por meio do site do Projeto e, além de ajudarem o meio ambiente, garantiram um ingresso para a Área Consciente do Green Move Festival.

O Festival aconteceu no domingo (4) e levou 35 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios. O destaque da programação ficou por conta dos shows de Rita Lee, Titãs e Jota Quest. A Fundação Banco do Brasil participou do evento com um estande, onde apresentou as ações realizadas até agora no âmbito do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo.


O Projeto


O Projeto São Bartolomeu Vivo é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em parceria com a Fundação Pró-Natureza - Funatura, Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Planaltina), Instituto Ipoema, Instituto Rede Terra, Instituto Universitas, Acespa - Chico Mendes, Polícia Militar Ambiental do DF e Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).

A meta é plantar 1 milhão de mudas em 500 hectares de áreas degradadas próximas Rio. Além disso, o projeto realiza ações de investimento social e educação ambiental junto às comunidades rurais visando o desenvolvimento sustentável e a geração de trabalho e renda por meio da implantação de Tecnologias Sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário