segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tecnologias ambientais sutentáveis

O desenvolvimento de uma solução que contribui para diminuir uma "dor de cabeça" de muitas indústrias- a destinação do lodo resultante das estações de tratamento de efluentes líquidos - rendeu à Albrecht Equipamentos Industriais o reconhecimento no 3º Prêmio Finep. Trata-se do Secador Granulador Rotativo, batizado de Bruthus. É um equipamento que seca e granula o lodo, reduzindo seu volume em até cinco vezes. Uma das primeiras vantagens é que com o resíduo seco, o problema do chorume - resíduo altamente tóxico que escorre do lixo, contaminando o lençol freático - ficou praticamente solucionado. O equipamento também ajuda a reduzir custos com o transporte do lodo até o aterro e com mão-de-obra. E elimina a necessidade de aluguel de área por empresas que não têm aterros.
O secador granulador rotativo de lodos industriais permite a secagem e a granulação de materiais resultantes das estações de tratamento de efluêntes líquidos, bem como para materiais de processo e sua reutilização para diversos fins. As características principais do sistema: sistema mantido em pressão negativa (vácuo); os lodos podem ser provenientes de filtros-prensa, filtros à vácuo, centrífugas, belt-press, leitos de secagem, etc; a energia térmica utilizada no processo de secagem pode ser residual (gases de queima da caldeira retirados das chaminés, turbinas a gás, estufas e outras fontes de energia); sempre que não existir a possibilidade de aproveitamento de calor residual, e sempre que o substrato a ser seco não permitir contato com o ar contaminado, é possível a aplicação de queimadores a gás e/ou trocadores de calor, aquecedores elétricos, etc.; equipado com CLP (Controlador Lógico Programável) , inversores e sensores assegurando um funcionamento contínuo e totalmente automatizado, sem a necessidade de um operador em tempo integral ao sistema; a água evaporada do lodo é condensada e retorna ao tratamento de efluêntes, evitando a contaminação do meio ambiente; o ar utilizado no processo, antes de ser liberado ao ambiente externo, passa por lavadores de gases.



A PI 9901124 descreve uma disposição construtiva em secador granulador rotativo, apresentada por um conjunto que se utiliza do calor residual de processos energéticos diversos para proporcionar a secagem do substrato, constituído de uma moega de carga alocada junto ao transportador dosador, que se acopla ao secador granulador rotativo, o qual, em sua porção posterior, se interliga ao ducto que possui, em sua porção inferior, válvula rotativa e entre sua porção superior e mediana apresenta anteparo. O ducto se interliga ao precipitador primário que possui em sua porção inferior uma válvula rotativa por onde tem-se a descarga de cinzas e/ou fuligem. Dito precipitador primário apresenta, em sua porção superior, interligação com um conjunto lavador de gases, composto por um sistema de aspiração que possui bomba dosadora e bomba de água limpa, sendo que, dito conjunto lavador de gases está introduzido no precipitador de via úmida que, em sua porção inferior, tem-se a descarga da água do conjunto lavador de gases e outros condensados em um tanque e, em sua porção superior tem-se um exaustor para a descarga do ar limpo para a atmosfera, sendo que, todo este sistema descrito trabalha em regime de pressão negativa.

Em junho de 1970, enquanto o Brasil vivia a euforia da Copa do Mundo, a Albrecht iniciava as suas atividades no distrito de Pirabeiraba, município de Joinville, SC, com o mesmo entusiasmo, dentro do ramo de unidades de fricções motorizadas para máquinas de costura industrial e da indústria mecânica. Em 1981, suas atividades foram direcionadas para fabricação de equipamentos de controle de poluição do ar, fabricação de máquinas e equipamentos para acabamento têxtil, serviços de montagem, manutenção e assistência técnica para terceiros.
Fonte:
http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm
http://www.albrecht.com.br/br/cat/default.php?body=bruthus.htm

acesso em maio de 2002
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.



Esta página não é uma publicação oficial da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição, tampouco foi realizada qualquer análise de mérito ou técnica nas invenções descritas. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do autor.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário