sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Fundação Roberto Marinho, através do Canal Futura, e o Ministério de Minas e Energia, por meio da Eletrobras, lançam no dia 26 de abril, no Rio de Janeiro, o projeto educacional “Energia que Transforma


A Fundação Roberto Marinho, através do Canal Futura, e o Ministério de Minas e Energia, por meio da Eletrobras, lançam no dia 26 de abril, no Rio de Janeiro, o projeto educacional “Energia que Transforma”. Desenvolvida no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), a ação tem como objetivos mobilizar a população para uma mudança de atitude frente ao desperdício e promover o uso eficiente de energia, conforme previsto no Plano Nacional de Energia (PNE) e no Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), ambos do Governo Federal.

O lançamento será realizado no Espaço Tom Jobim, às 11h, e contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e dos presidentes da Eletrobras e da Fundação Roberto Marinho, José da Costa Carvalho Neto e José Roberto Marinho. No dia do evento, cerca de 70 profissionais que atuam em projetos educativos e sociais das concessionárias de energia elétrica vão participar de uma formação de 8 horas para conhecer a metodologia desenvolvida e o kit pedagógico do projeto, que será distribuído a cada um.

Apostando na uniãoentre comunicação e educação, a iniciativa inclui a produção de duas séries – uma para TV, chamada Vida de República, e outra para rádio, intitulada Alô, João! – e desenvolvimento de cinco cadernos pedagógicos, cartaz, folhetos e um jogo educativo. Todo o material será implementado em escolas públicas e comunidades no Acre, Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Nesta etapa, o projeto será aplicado em turmas do Ensino Médio de escolas públicas estaduais que já utilizam a metodologia do Telecurso nos estados participantes. Para ampliar o alcance da mensagem, o programa de TV, com dez episódios, terá exibição nacional na tela do Canal Futura, enquanto a série de rádio, com 30 spots, será veiculada em emissoras regionais.



Saiba mais sobre o projeto

O “Energia que Transforma” terá uma aplicação preliminar em cerca de 400 turmas de escolas localizadas nos quatro estados participantes como um projeto complementar à metodologia do Telecurso no primeiro semestre de 2012.

O conteúdo será usado de forma transversal às disciplinas tradicionais e vai tratar de diversas questões ligadas à eficiência energética. Os desafios socioeconômicos impostos ao país na atualidade, os principais projetos de conservação e sustentabilidade de fontes energéticas, a participação dos cidadãos no desenvolvimento do setor energético, pesquisas relacionadas às novas fontes de energia, a necessidade de se produzir energia de forma sustentável e as alternativas eficientes para diferentes regiões e culturas são alguns dos pontos abordados.

As escolas participantes serão indicadas pelas próprias secretarias estaduais de Educação e deverão enviar professores para participarem das oficinas de formação do projeto. Nesses encontros, os educadores vão receber orientações sobre como usar o kit em sala de aula. Após participarem das oficinas, esses profissionais ficarão responsáveis por orientar o restante da comunidade escolar acerca do uso didático do material. As escolas receberão ainda a visita da equipe de monitoramento do projeto que acompanhará a utilização da metodologia.

Posteriormente, o kit será trabalhado em comunidades localizadas no entorno das escolas atendidas e em organizações não-governamentais com o objetivo de promover a educação para a eficiência energética no país, mobilizando lideranças para atuarem pela causa. O material poderá ser implementado também em outras redes de ensino em parceira com concessionárias do setor elétrico.

Além disso, a série Vida de República ficará disponível no FuturaTec, ferramenta que oferece gratuitamente conteúdos educativos do Canal pela internet.



“Vida de República” e “Alô, João!”



Com dez episódios, a série “Vida de República”, que estreia no Canal Futura em 26 de abril, mostra o dia a dia de cinco jovens universitários e do ensino médio, de origens geográficas e sociais diferentes, que moram numa república estudantil. Misturando documentário e ficção, o programa aborda, de maneira leve e criativa, a relação do cidadão com o consumo energético, assim como o desenvolvimento histórico e a atual situação da energia no Brasil. Os episódios contam ainda com a participação de diversos especialistas.

No programa “Alô, João!”, que será veiculado pelas rádios dos estados que participam do projeto, os convidados conversam com o apresentador João, em 30 spots, sobre situações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e ao uso dos recursos naturais.



O Canal Futura

O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva participativa, educativa e inclusiva, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam redes da sociedade em vários estados brasileiros. Quarenta e um milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, UHF e VHF.

O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNN, FIESP, FIRJAN, Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Fundação Vale; Gerdau; Grupo Votorantim, Rede Globo e Sebrae.



A Eletrobras

A Eletrobras é a maior companhia de energia elétrica da América Latina. Empresa de capital aberto, controlada pelo governo brasileiro, atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição, e lidera um sistema composto de 12 subsidiárias, uma empresa de participações (Eletrobras Eletropar), um centro de pesquisas (Eletrobras Cepel) e ainda possui metade do capital de Itaipu Binacional.

O sistema liderado pela Eletrobras, incluindo metade da potência de Itaipu, gera 42.302 MW, correspondente a 36% do total nacional. As linhas de transmissão atingem 54.104,94 km de extensão, representando cerca de 56% do total das linhas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário