quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estado e municípios discutem gestão ambiental compartilhada

 

02.04.2012 - Representantes de 80 municípios reconhecidos pelo Programa Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), estarão reunidos com os técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), no seminário O Município e a Nova Agenda Ambiental, que será realizado, nesta terça- feira (3), a partir das 8 horas, no Hotel Matiz, no Stiep. A finalidade é definir as atividades que causam impacto ambiental em cada um dos municípios, preparando-os para exercer o licenciamento, entre outras ações, fortalecendo, assim, a gestão ambiental local.

Uma das diretrizes do Governo do Estado é a descentralização da gestão ambiental, mediante implantação do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), que funciona, desde 2008, na Bahia. O principal objetivo é apoiar os municípios para estruturar o Sistema Municipal de Meio Ambiente, mediante a implantação e implementação de projetos focalizados na capacitação dos gestores municipais, na descentralização dos sistemas de informação ambiental, no apoio ao desenvolvimento das estruturas municipais e em alternativas para o financiamento do SISEMA.

Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o GAC incorpora os aspectos centrais da Lei Complementar 140 - sancionada pela presidência, em dezembro de 2011. “O encontro será uma oportunidade de avaliar a atuação dos municípios nesses três anos do programa, ouvir suas propostas e quais são suas dificuldades para que possamos melhorar a maneira de cooperar com esses municípios”, declara. Hoje, o GAC é articulado com o principio da Lei que visa o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. Dos 219 municípios baianos que aderiram ao GAC, 80 já estão aptos a fazer sua gestão ambiental.

Seia – O secretário Spengler lembrou também do desenvolvimento do Sistema Estadual de Informações Ambientais (Seia), já em construção. O Sistema irá funcionar como uma rede integrada, com dados ambientais sobre o monitoramento da qualidade do ar, da água, balneabilidade das praias, entre outras informações. No novo sistema, os estudos ambientais serão armazenados e atualizados de forma continua, podendo ser cruzados para auxiliar nos processos licenciamento e fiscalização ambiental.

Fonte: Ascom/Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário