terça-feira, 23 de agosto de 2011

Capitalismo selvagem x sustentabilidade x consumismo






A atual situação do planeta é decadente, a crise não é só ambiental, social é uma crise no centro do sistema capitalista. Está atingindo o mundo todo, a crise é do sistema mundial. Este sistema  que não funciona mais, como disse em seu discurso no senado federal o Senhor Senador da República Cristóvão Buarque.  O sistema capitalista envolve questões macro e micro não só de ordem financeira, mais também biológica, e ecológica, o mundo é dinâmico e sistematizado a todo o funcionamento de uma sociedade globalizada, impulsionada pela ciência, e pelo conhecimento que foi adquirido ao longo da evolução da humanidade, a tecnologia e a metamorfose do  presente  que revolucionam o nosso futuro.
 Partindo do contexto ambiental onde todas as coisas estão conectadas, e estão totalmente ligados as questões sócias, econômicas, e culturais. Este mundo mudou, tudo aconteceu na revolução tecnológica deste século, os  homens do futuro   configurados  pela alienação do capitalismo selvagem, se encontra agora no paradigma em uma rede a ex. “GOOGLE” tudo e todos, estão totalmente linkados.
Do ponto de vista comercial, econômico e financeiro tudo isso é revolucionário. Mais na vida tudo tem um preço, uma economia sustentável controlada é ótimo? Onde o consumo é sejam consciente, fantástico! Mais aí entra o consumo humano exacerbado, tornando uma compulsão de comprar, mesmo sem ter necessidade causando o desequilíbrio do planeta, e da sociedade, um sistema doente que só tem valor, Status que tem estes bens, carros, importados de luxos, computadores, celular tudo de ultima geração, casas e mansões, dependendo da situação social de cada indivíduo até mesmo jatinho, helicóptero, mais tudo isso tem um custo social, isso é o apocalipse ambiental do século XXI.  Bem, devemos olhar o futuro das espécies? As destruições da fauna e da flora, as destruições de área de proteção ambiental, que deveriam ser protegidas, não só pelas leis, mais sim por todos, todos  juntos unidos, deve-se pensar global para agir local!  
Sempre na história da humanidade existiram as classes, e suas divisões sociais.  Mais para resolver alguns problemas tem que ter união, estas redes, ou panelas sociais, no mundo e na região e até mesmo em nossa Ituberá é uma família que é chamada democracia, mais o ser humano não pensam nos outros, só quando estar em alguma dificuldade.
            Geramos em ituberá hoje em torno  de  320 toneladas de resíduos mensais em média, 10 toneladas por dia, e é despejada nos nossos rios em torno de mais 14 toneladas de resíduos fisiológicos de nossas necessidades mais comuns que são: fezes e urinas e outras. Cada pessoa contribui para poluição em média é 0,5 kg por pessoas diariamente, não podemos jogar a culpas nos outros, somo-nos mesmo, que poluímos, e depois vamos se banhar nos rios com o que sujamos na sua jusante. Cada um tem o dever de fiscalizar e também de contribuir e não só de cobrar do poder público, ao menos se separamos o lixo, para não dar muito trabalho para a reciclagem, mais nem mesmo fazemos coleta seletivas dentro de nossas casas.
 Os lixões agradecem a todos, e ele diz ezalado mau cheiro eu não agüentam mais, gente me ajude, vou explodir a qualquer momento! Se todos separasse o lixo em casa teriam menos trabalho e maior eficiência de colocar nos seus devidos lugares. É bem verdade que não temos um sistema de saneamento básico eficiente, mais o do lixo é o melhor da região, mais para atender tão realidade, é preciso que toda a cidade do nosso Pais, tivesse uma conscientização de educação ambiental, mais não temos ao menos a educação de berço, se não respeito à natureza, não sou educado! é triste essa realidade, é um agravante para saúde pública, ainda que invista 20 ou 40 bilhões de Reais até 2020 no saneamento, não acaba esta mazela, o governo federal deve articular políticas ambientais para ser efetivamente resolvidos tais problemas.
O Art. 225. Que diz, Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. E o que nos fazemos? O  Capítulo VI  diz promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, e  mais, eles pensam, e deixam  os esgotos  ser lançando no mar sem tratamento, e que muitas das vezes está a céu aberto em varias ruas, vielas, becos em diversos municípios em vários lugares inclusive no centro das grandes cidades, e quando chove acontece vários problemas por conta dos moradores que joga lixo em qualquer lugar. Estes problemas vêm causando vária patologia na saúde enchendo os corredores dos hospitais públicos, e ainda assim os poderes públicos em suas três esferas do poder levam a culpa, sim, eles são omissos, em não punir, fiscalizar fazer Políticas públicas de prevenção, mais a culpa também é de todos nos, os culpados é a sociedade como um todo isso é um problema de consciência  ecológica cultural do nosso pais.


Ricardo Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário