|
A Prefeitura de Ilhéus firmará nos próximos dias um convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a finalidade de obter o repasse de recursos para o Município adquirir dois caminhões para o transporte e comercialização de materiais reutilizáveis e recicláveis, dando suporte às atividades desenvolvidas por cooperativas no Projeto de Coleta Seletiva Solidária do município de Ilhéus. De acordo com o convênio, a Conder repassará o montante de R$ 500 mil, segundo estimativas de preços pesquisados do mês novembro desse ano, com a finalidade de dotar a Prefeitura com os dois caminhões, que deverão ser alocados para as atividades do projeto. Os veículos devem ser adquiridos até o mês de fevereiro de 2013.
Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a aquisição dos dois veículos se consolida como mais um passo definitivo visando a implantação do Programa de Coleta Seletiva na cidade, garantindo um município mais sustentável e assegurando mais dignidade e renda para os catadores. Newton Lima explica que uma das ações importantes foi a assinatura, em dezembro de 2008, do convênio 018/08 com a Conder, que prevê a realização de ações com vistas à recuperação do Aterro Sanitário de Ilhéus, envolve a obra de requalificação do destino final, a retirada dos catadores de dentro da área do aterro, a pré-operação e, em paralelo, a formatação de um modelo de gestão e a implementação de um Programa de Coleta Seletiva Solidária, visando à inserção social do catador e a ampliação da vida útil do aterro.
Para a implantação do Programa de Coleta Seletiva foi criado um Grupo de Trabalho composto por representantes de órgãos ligados aos governos municipal e estadual, da Cooperativa dos Catadores de Ilhéus e de segmentos da sociedade civil organizada. De acordo com o convênio que será assinado entre a Prefeitura e a Conder, a Coleta Seletiva Solidaria integra um conjunto de ações sustentáveis, visando à preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de homens e mulheres que vivem na catação de materiais recicláveis. Esta ação está relacionada a um processo socioeducativo que promove a mudança de cultura com a utilização e reaproveitamento dos materiais reutilizáveis e recicláveis, gerando fonte de renda e empregos para uma camada população que vive desta atividade nos centros urbanos e lixões.
Para viabilizar o processo de inclusão sócioprodutiva dos catadores, a Conder firmou contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) visando a celebração da Micro Aliança Público-Privada (APP) entre a Prefeitura Municipal de Ilhéus e as Organizações de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis. As atividades estão em desenvolvimento, contudo, para a concretização do Projeto Piloto de Coleta Seletiva Solidária é necessária à aquisição de equipamentos adaptados para este fim. Por esse motivo a Conder repassará o montante de R$ 500 mil para a aquisição dos caminhões destinados ao Programa.
Crédito: Ascom
Fonte:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário