terça-feira, 12 de junho de 2012

Encontro CDA, Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia

O encontro aconteceu durante todo o dia desta terça-feira (26) onde a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia (Coopexsulba) manteve a parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário da Bahia (CDA) realizando o encontro de associações do crédito fundiário (Cédula da terra) nas dependências do Lions Clube de Itamaraju.
O objetivo central do encontro foi unificar as Diretorias de diversos Assentamentos do extremo sul da Bahia para que sejam deliberados alguns assuntos, inclusive pendências entre as associações, financiamentos junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores.
Os trabalhos começaram com a formação da mesa, com Antenorgenes Leitão o gerente (CDA), Aurelina Lidia Carvalho, Administradora Financeira (Instituto Aliança), Núbia Ávilar, Coordenadora Local (Instituto Aliança), Drª Maria Cristina Carvalho, Gerente Administrativa Financeira do (CDA) e Nilzete Freitas (Instituto Aliança)
Contou também com a participação dos representantes da Associação de Agricultores do Extremo Sul da Bahia (Coopexsulba), Cda, Ceplac, Ebda, Prefeitura Municipal de Itamaraju, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e diversos agricultores da região sul e extremo sul.


Estiveram presentes as associações das cidades de Porto Seguro, Eunápolis, Itapebi, Itabela, Guaratinga, Ituberá, Valença, Aurelino Leal, Camamu, Canavieiras, Una, Ilhéus, Prado, Itamaraju, Jussari, Arataca, Mascote, Ibicarai, Pau Brasil e Itanhém,
O evento propôs várias discussões, atividades de socialização, temas de muita importância para os assentados e sociedade presente a despeito da violência contra as mulheres. Na avaliação dos coordenadores o encontro foi positivo com conceitos que poderão ser levados em prática para cada produtor.

CDA entrega escritura do 1º assentamento rural de sem terra em Cruz das Almas

CDA entrega escritura do 1º assentamento rural de sem terra em Cruz das Almas
em 11/11/2011
O Coordenador Executivo de Desenvolvimento Agrário - CDA, Luís Anselmo Pereira de Souza, juntamente com o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo - UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, e o Prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto Pereira Filho, entregaram, na última segunda-feira (08), aos trabalhadores rurais da Associação Volta a Terra, a escritura do 1º assentamento rural de sem terra do município. Na ocasião, também estiveram presentes o Coordenador de Reforma Agrária da CDA, Nilo Ramos, o Vice-Reitor da UFRB, Silvio Luiz de Oliveira Soglia, o Presidente da Associação Volta a Terra, Antônio Santos Almeida, além de outros representantes locais.
A atuação conjunta do Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária - SEAGRI, por meio da CDA, com a UFRB e a prefeitura de Cruz das Almas vinha sendo realizada de forma intensiva, com o objetivo de devolver a área que pertencia a Universidade e que era ocupada por trabalhadores rurais há mais de 50 anos. “O local onde as 27 famílias de trabalhadores rurais ocupavam pertence a UFRB, que é da UNIÃO, e sendo da UNIÃO não podia ser penhorada e nem sofrer o processo de uso capião. Mesmo as famílias já vivendo há muito tempo no local, elas não poderiam passar a ser donas das terras. Então foi pensada, junto com a Universidade e a Prefeitura, uma alternativa que atendesse a essas famílias, de forma jurídica, garantido-lhes a posse definitiva”, explicou Luís Anselmo, Coordenador Executivo da CDA.
A área foi ocupada, inicialmente, por servidores da UFRB. Após alguns anos, filhos e netos passaram a ser os “posseiros da terra”. “Tínhamos que resolver as questões agrárias em nossa UFRB de forma pacífica. Agora, queremos construir projetos. Vocês devem ocupar a Universidade de forma diferente. Os filhos de vocês passarão a ocupar as salas de aula. Nós garantimos que manteremos a produção de feijão e mandioca que estão plantadas aqui”, declarou às famílias, o Reitor da UFRB, Paulo Gabriel. “O assentamento servirá de estudos para os alunos da UFRB. Vocês não tenham dúvidas de que a ocupação agora será de outra forma, nós ocuparemos o espaço de vocês, que servirá de extensão do nosso Campus”, acrescentou Paulo Gabriel.
O presidente da Associação Volta a Terra, Antônio Santos, disse que o projeto está de parabéns e que ele foi desenvolvido através de um gesto de paciência com as famílias que já estavam desesperadas.
Os trabalhadores rurais da Associação Volta a Terra fizeram a aquisição do imóvel através do Programa Nacional do Crédito fundiário - PNCF, Programa complementar de Reforma Agrária, o que possibilitou-lhes a garantia de serem donos de suas propriedades. O valor total do projeto foi no valor de 1.256.000,00 reais, financiados pelo Banco do Nordeste. As famílias terão 14 anos para pagar o financiamento com 03 anos de carência. “Além dessas vantagens, as famílias têm um recurso para projetos de infra-estrutura comunitários (SIC). Vale salientar que esse valor desse recurso não é reembolsável”, ressaltou Luís Anselmo.
A fazenda que se transformou no primeiro assentamento de Reforma Agrária do município de Cruz das Almas recebeu o nome de “Assentamento Porquinha”, em homenagem ao técnico da CDA, José Raimundo, mais conhecido com Porquinha, que faleceu no início deste ano.
Durante o evento, o prefeito da Cidade, Orlando Peixoto, anunciou que “o imposto arrecadado será revertido para os projetos de agricultura do primeiro assentamento de Reforma Agrária de Cruz das Almas, o Assentamento Porquinha”. Ele afirmou ainda que “as pessoas terão a dignidade de trabalhar em sua própria terra, inseridos no projeto agrícola do município”.